Gestão da fazenda: boas práticas para o seu negócio rural

Share

Gestão da fazenda: boas práticas para o seu negócio rural

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Em primeiro lugar quero deixar claro que somente com a boa gestão de fazenda garante a você ter bons resultados no decorrer das atividades da sua propriedade.

Mas, a gente sabe que no processo de gestão da fazenda inclui muitos fatores envolvidos que deixam alguns de cabelo em pé, contudo quando bem estruturado faz você prosperar.

Vem comigo e saiba o que fazer para melhorar o gerenciamento da sua propriedade rural.

O que é gestão da fazenda?

E o principal fator para aumentar a rendimento no campo. Ainda mais, a gestão de fazendas compreende todo processo administrativo e operacional planejado pelo administrador agrícola.

A princípio, o processo administrativo diz respeito da área de finanças da propriedade rural e o processo operacional é sobre máquinas e implementos agrícolas. Contudo, o processo operacional também é sobre o relacionamento das pessoas que fazem parte do negócio rural.

A boa gestão da fazenda possui a finalidade de melhorar os resultados da fazenda e progredir nas atividades executadas. Para isso, o administrador da fazenda deve ter visão abrangente do negócio.

A gestão de fazendas é relacionada com as determinações das informações realizadas dentro da propriedade. Assim, o administrador da fazenda analisa os relatórios e toma decisões que melhoram as atividades agrícolas.

Além disso, a gestão de fazenda envolve o controle de estoques dos produtos agrícolas, operações, insumos aplicados, serviços de terceiros e manutenção de máquinas. Viu como é abrangente?

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Por que a gestão da fazenda é importante?

Primeiramente a gestão da fazenda garante controle sobre o caminho que a propriedade deve seguir e garante a perfeita estrutura interna da propriedade rural. Ainda mais, é o gestor da fazenda que decide no que e quando investir dessa forma combina os esforços em prol do único objetivo.

Assim como, é gestor que toma conta das informações que envolvem a quantidade de dinheiro que sai e entra na propriedade rural, com os custos da produção e o desempenho da equipe e com acompanhamento dessas informações é possível planejar de médio a longo prazo.

E esse planejamento serve como objeto de apoio que precisa ser cumprido para conquistar a meta. Do mesmo modo, o acompanhamento dos resultados pelo gestor norteia a tomada de decisões mais assertivas.

Como fazer a melhor gestão da fazenda

Para melhorar a gestão da sua fazenda é necessário investir em cursos de capacitação principalmente para os administradores da fazenda. Pois, o administrador da fazenda deve conhecer de administração rural e relacionar com toda cadeia produtiva envolvida na produção.

Existem vários software de gestão no mercado. Os softwares de gestão são capazes de determinar e gerar relatórios, dessa forma melhora a gestão da sua fazenda.

Quando se tem dados contínuos na palma da mão, fica mais fácil potencializar os manejos em campo e diminuir os custos. Ainda mais, a gestão agrícola deve ser baseada em metas futuras pois assim, ajuda na tomada de decisão.

gestão da fazenda - produtor rural
Figura 1. A boa gestão compreende utilizar boas técnicas agrícolas, realizar melhores práticas e controlar as mais boas ferramentas. Os produtores rurais que são abertos por inovação tecnológica possui o diferencial do aumento contínuo da produção agrícola.

Benefícios da boa gestão

Primeiramente, a propriedade rural que possui boa gestão de fazenda apresenta maior rentabilidade agrícola. Outros benefícios adquiridos com a boa gestão de fazenda são, a redução de custos, melhores resultados das atividades desenvolvidas na fazenda e estruturação do negócio.

Ainda mais, a boa gestão de fazendas promove a destinação correta dos recursos financeiros, transferência correta das atividades e fluxo de caixa positivo.

Nesse sentido, as principais práticas de gestão rural são a gestão de custos, gestão do fluxo de caixa, elaboração de planos estratégicos e o software de gestão. Vamos ver o que significa cada uma dessas práticas e como deve ser realizado:

A gestão de custos é o procedimento administrativo que objetiva registrar todos os gastos que a propriedade rural possui. E assim, o gestor avalia se é rentável ou não e analisa se é possível reduzir custos no processo produtivo.

A gestão de fluxo de caixa controla a movimentação de tudo que entra e sai em relação aos recursos financeiros da propriedade rural. Assim, ajuda o responsável na tomada de decisão pois ele estará a par de toda a situação.

A elaboração dos planos estratégicos permite alcançar o sucesso do que for planejado. Bem como, é parte importante para a tomada de decisão e o planejamento deve atender aspectos específicos do gerenciamento da fazenda.

E por fim, o software de gestão oferece informações em tempo real e muitos produtores usam os softwares para realizar a gestão da sua fazenda. Com os softwares melhoram a comunicação e obtém informações importantes para o gerenciamento. Você faz uso de algum aplicativo de celular para ajudar na realização das tarefas da sua fazenda?

Ferramentas para melhorar sua gestão da fazenda

Os softwares são as ferramentas mais indicadas para melhorar a gestão na propriedade rural. Pois exibem quais são os custos operacionais em tempo real de cada hectare da propriedade rural, por exemplo. Além de mostrar cada trator e maquinário agrícola disponível na sua fazenda.

Os softwares de gestão agrícola para a fazenda simplificam o gerenciamento da produção rural. Assim como, aumenta a lucratividade pois facilita o produtor a promover resultados que somam ao manejo adotado na fazenda.

Simplificam as operações do dia-a-dia do agricultor, minimiza as frustações e fornecem informações que são úteis na tomada de decisão. Dessa forma, contribui para a gestão orientada por dados e relatórios, o que torna o negócio mais fácil.

Há softwares mais relacionados com o processo administrativo que facilita a compreensão de onde está indo o seu dinheiro. E dessa forma, pode se melhorar a gestão da fazenda e garantir maior lucro no final do ciclo produtivo.

Outros softwares formados por planilhas que você informa quantos hectares serão semeados, indica a quantidade de semente a ser comprada, além dos herbicidas. Nesse sentido, auxilia bastante na gestão da compra, pois você compra os insumos para serem aplicados na dose exata.

Outras possibilidades

Há mapas denominados de mapa de altimetria que auxilia na gestão das fazendas que exibem qual é o relevo da propriedade rural. Além do relevo mostra quais são as áreas de difícil mecanização.

Alguns softwares são gratuitos como o QGIS que auxilia nos desenhos dos talhões da propriedade e identifica o tamanho das áreas das lavouras. Do mesmo modo, outros softwares são capazes de verificar a fertilidade dos solos e as variedades de sementes semeadas.

Esses softwares auxiliam na correta compreensão das áreas mais produtivas da fazenda. Bem como, colabora para a separação de áreas mais declivosas que possuem menores rendimentos e maiores custos nas operações para áreas de reserva legal ou área de preservação.

gestão da fazenda - mapas
Figura 2. Mapas confeccionados por drones ou mapas gratuitos disponíveis na internet provenientes de satélites com sensores auxilia na gestão das fazendas. Depois que o produtor tem conhecimento das áreas planas dentro da sua propriedade, o planejamento é melhorado.

Desafios da gestão

O principal desafio é ter na mão os resultados do negócio rural. Pois só dessa forma, por exemplo, você sabe se o valor de venda da produção é maior que os custos necessários para produzir. E assim tomar medidas assertivas, para garantir melhores resultados a você.

Assim, o profissional comprometido na gestão da fazenda, deve ser capacitado para realizar as mensurações de custos e ganhos. Nesse sentido, você deve buscar melhorar o operacional da propriedade rural e a gestão de pessoas por meio de treinamentos e valorização da equipe.

O aperfeiçoamento contínuo deve ser o grande compromisso da gestão de fazendas. Além disso, algumas alterações simples na organização das tarefas fazem grande diferença na eficiência da equipe.

Gestor da Fazenda

O gestor da fazenda deve ser o primeiro exemplo de mudança, pois ninguém segue o que o gestor diz, porém imita o que ele faz. Ainda mais, as atividades combinadas entre o gestor e a equipe devem ser de fácil entendimento.

Tabelas, quadros de tarefas, gráficos e fotos tem que estar visíveis em local próximo de onde as tarefas são realizadas. Dessa forma, facilita que os trabalhadores envolvidos na atividade rural tenha melhor relacionamento e alcancem os resultados propostos pelo gestor.

Em síntese, os produtores rurais que não contabilizam os dados não podem melhora-los, pois assim não tem conhecimento dos resultados das atividades agrícolas. E é função do administrador da fazenda selecionar as melhores ferramentas para minimizar os problemas no decorrer das atividades.

Como as plataformas de software que integram as informações necessárias em forma de relatórios. Com isso, é possível realizar o planejamento adequado, além de lidar com emergências de forma mais certeira e alcançar a produtividade planejada.

Como é realizado o processo de gestão na sua fazenda? Continue a leitura no nosso artigo “3 dicas para melhorar a gestão rural”.


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *