agricultura-digital-agronegocio

Share

O que é agricultura digital e como impacta o agronegócio

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

A agricultura digital é o uso de tecnologias novas e avançadas, integradas em um sistema, para permitir que agricultores e outras partes interessadas na cadeia de valor agrícola melhorem a produção de alimentos.

Um sistema de agricultura digital coleta dados com mais frequência e precisão, muitas vezes combinados com fontes externas, como as informações meteorológicas, para otimizar a colheita.

Os dados combinados resultantes são analisados ​​e interpretados para que o agricultor possa tomar decisões mais adequadas. Essas decisões podem ser implementadas rapidamente, com mais precisão por meio de robótica e maquinário avançado. Consequentemente, os agricultores podem obter feedback em tempo real sobre o impacto das ações realizadas.

A tecnologia implementada na agricultura digital

A presença de máquinas avançadas na agricultura digital, muitas vezes, se baseia nos princípios IoT (Internet of Things),ou Internet das Coisas. Para isso, as tecnologias modernas incluem:

  • Inteligência Artificial (IA);
  • Redes de comunicação;
  • Robótica;
  • Sensores;
  • Sistemas de Aviação Não Tripulada (SisANT).

Cada um deles traz algo valioso para a agricultura, desde a coleta de dados, passando pelo gerenciamento e processamento, até a orientação e direção dos dados e do melhor momento para a tomada de decisão.

Esse sistema integrado oferece novos insights que aprimoram a capacidade de tomar decisões e, posteriormente, implementá-las.

O potencial para o mercado produtor

A agricultura digital é importante pois tem o potencial de tornar a agricultura mais produtiva, mais consistente e usar o tempo e os recursos de forma mais eficiente. 

Isso traz vantagens críticas para os agricultores e benefícios sociais mais amplos em todo o mundo. Ela também permite que as organizações compartilhem informações através das fronteiras tradicionais do setor para abrir novas oportunidades no mercado produtor, como um sistema de marketing robusto e abrangente.

Os desafios que precisam ser encarados

A agricultura digital tem o potencial de transformar a maneira como são produzidos os alimentos do mundo, mas a abordagem ainda é muito nova, os custos são altos e os detalhes dos benefícios de longo prazo raramente estão disponíveis.

Isso significa que, para garantir a ampla adoção, exigirá colaboração e consenso em toda a cadeia de valor sobre como superar esses desafios.

1. Dados e propriedade intelectual

Quanto mais colaborativo, como o compartilhamento de dados, mais sofisticadas e benéficas serão as soluções. 

No entanto, não há um consenso claro sobre como proteger dados ou direitos de propriedade intelectual – e há menos incentivo para as partes já bem-sucedidas desenvolverem tecnologias colaborativas, afinal, podem ajudar os concorrentes. 

No entanto, é preciso reforçar que todos podem se beneficiar dessa ação.

O acesso aos dados pode evoluir para reforçar as desigualdades em vez de impulsionar a colaboração. 

É possível que plataformas e dados fechados criem barreiras econômicas que impedem a concorrência e, de alguma maneira, que os benefícios estejam disponíveis para os mercados em desenvolvimento. 

Garantir que a informação seja usada de forma positiva será um desafio significativo em uma área que ainda não é amplamente compreendida.

2. Impactos no setor de emprego

A agricultura e segmentos associados continuam sendo uma das maiores fontes de emprego do mundo.

Devido ao potencial dessa tecnologia para reduzir a intensidade de mão de obra e gerar economia nas fazendas, a implementação da agricultura digital pode causar disrupção econômica em áreas onde muitas pessoas trabalham no setor rural.

3. Caso para mudança

Estudos de caso mostram que os efeitos das abordagens digitais nas culturas tradicionais ainda são incomuns, especialmente aqueles que mostram os benefícios de longo prazo.

Isso dificulta o desenvolvimento de casos de negócios que mostram benefícios consistentes. 

Embora isso esteja mudando, no curto prazo pode inibir a disposição dos agricultores de implantar tecnologias e possivelmente restringir a capacidade dos indivíduos de garantir investimentos.

4. Custos do desenvolvimento

Apesar da queda dos custos, o desembolso inicial para desenvolvimento e adoção em grandes ambientes agrícolas pode ser alto e desencorajar o uso e a inovação. 

A tecnologia deve ser compreendida, originada, implantada, conectada e monitorada para criar um sistema eficaz.

Esse custo único, especialmente em uma área que ainda não é amplamente compreendida ou comprovada, pode ser uma barreira significativa nos próximos anos.

Assim, é importante que os agricultores avaliem suas demandas e realizem um planejamento claro sobre a implementação da tecnologia, bem como dos benefícios a longo prazo, para escolher quais ações serão implementadas e em quais períodos, otimizando o investimento e os ganhos.

Conclusão

A agricultura digital tem o potencial de oferecer aos consumidores maior transparência sobre como os alimentos são produzidos, além de oferecer a renovação de modelos de negócios em cadeias de valor, conectando produtores e consumidores de maneiras inovadoras.

Mais ainda, os produtores passam a ter um melhor controle sobre as safras, melhor momento de plantio e todo o gerenciamento da plantação – otimizando os ganhos sem precisar ampliar os terrenos.

Além da agricultura, as tecnologias digitais são fundamentais para tornar as comunidades rurais mais atraentes, inteligentes e sustentáveis (reduzindo os impactos que podem ser provocados),bem como para reduzir os problemas relacionados ao afastamento e melhorar o acesso aos serviços.

Assim, a investigação e a inovação são de vital importância para facilitar e acelerar a implementação da agricultura digital nas zonas rurais em benefício dos cidadãos e das empresas em geral.


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.