agronegócio 2022

Share

Tendências do agronegócio — Expectativas e desafios para 2022

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O ano de 2021 foi cheio de mudanças e desafios não só para as empresas e governo, mas também para o agronegócio e os produtores brasileiros. É inquestionável que alguns dos problemas enfrentados pelo setor em 2021 deve permanecer em 2022.

A preparação para o futuro é necessária para você conseguir tirar o melhor proveito da sua colheita e do seu trabalho em sua propriedade.

Todas essas transformações vividas durante o ano de 2021 se deram devido a diversos fatores como a permanência da pandemia, aumento das tarifas dos tributos, falta de alguns insumos, dentre outros.

Nesse texto vamos te mostrar tudo o que precisa saber sobre a tendência para o agronegócio em 2022. Então, fique com a gente.

Tendências para o agronegócio 2022

Você deve estar curioso para saber o que aguarda o agronegócio em 2022, certo? Não é para menos, pois muitas transformações aconteceram desde que a pandemia começou.

Então vamos entender as tendências?

ads

A pandemia trouxe muitas mudanças em todo o mercado, comércio e com o agronegócio não poderia ser diferente. Você sabia que mesmo todos parados o agronegócio estava a todo vapor?

Esse fato fez com que muitas tecnologias fossem implantadas na agricultura para que ela não parasse e essa é a principal tendência para esse ano de 2022, a continuação da automação das propriedades rurais.

Essas tecnologias, que veremos ainda este ano, terão como benefícios a redução dos custos, crescimento da produção das plantações, melhoramento genético, dentre outros.

Você entende o que isso representa?

Isso mostra a tendência de aumento do comércio, crescimento do desenvolvimento do campo e a evolução do agronegócio em 2022.

Esses são ótimos sinais, né?

Porém, você tem sempre que lembrar que nada é um conto de fadas e que sempre terá desafios para lidar no meio do caminho. Então vamos descobrir quais são?

No próximo tópico elencamos os principais que você poderá ver em 2022. Então, não deixe de ler!

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Desafios do agronegócio 2022

O agronegócio enfrentou muitos desafios em 2011 quem devem continuar em 2022, pois a pandemia de COVID ainda está presente afetando o mercado que já lida com muitas incertezas.

Sabendo dos desafios que estão por vim, fica mais fácil de lidar e se preparar. Para te ajudar, elencamos alguns dos principais desafios que o agronegócio poderá viver em 2022. Confira e se prepare.

  1. Aumento dos insumos para a produção da lavoura e consequentemente crescimento dos custos de produção: Essa ampliação dos custos para produzir é causado pela pressão do aumento de insumos básicos para a lavoura como os fertilizantes, o que afeta a produção do campo;
  2. O clima é um outro fator que desafia o agronegócio em 2022 devido as suas instabilidades, mas as suas expectativas são positivas para 2022;
  3. A taxa de câmbio se torna um entrave, pois com o real desvalorizado devido às questões políticas enfrentadas no país o impacto é sentido em todas as etapas da plantação;
  4. A questão ambiental imposta pelo governo é outro desafio que você, produtor rural, terá que observar em 2022, já que não se sabe se as medidas ficarão mais restritivas ou não;
  5. Novos modelos de negócios que estão surgindo com a integração do agronegócio brasileiro com o mercado de capitais para buscarem melhores transações;
  6. Aumento no mercado interno dos preços dos produtos considerados commodities, como carne e café;
  7. Crescimento da utilização de tecnologia e conectividade no campo, o que requer um maior esforço para a contratação de mão de obra qualificada para executar o trabalho com as novas máquinas;
  8. Os entraves na exportação causado pelos problemas nos transportes marítimos é algo que deve ser observado se você pretende exportar a sua colheita para outros países.

Com essas informações dos principais benefícios, é importante que você se prepare para o que o ano de 2022 reserva para o agronegócio.

Expectativas do agronegócio em 2022

É sempre bom entender as expectativas que os especialistas têm para o agronegócio em 2022 e assim compreender em teoria os rumos que o futuro está te guiando. Trazemos até você o que é esperado para esse ano de 2022 na área do agro.

Em entrevista para a CNN Brasil, o professor da FGV e integrante do FGV Agro, Felippe Serigati relatou que as expectativas para o agronegócio em 2022 são positivas principalmente quando se analisa o clima. O professor ainda apostou em um melhor desempenho da safra do milho e soja em 2022.

Apesar de ter uma previsão positiva para esse ano, o desafio causado pelo avanço dos valores dos insumos e custos da produção rural irá impactar de forma negativa o lucro final que você, produtor rural, terá em sua produção.

Contrabalanceando esse desafio, os especialistas consultados pela CNN Brasil informam que a expectativa é que se tenha um recorde na safra deste ano de 2022.O que deve ser favorecido pelo clima favorável as plantações e as colheitas.

Ainda de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) existe uma previsão de avanço dos resultados do agronegócio neste ano de 9,37% quando comparado a 2020.

E o que tudo isso representa para você?

Que apesar de todos os problemas vividos no cenário político e de saúde pública, as expectativas para o agronegócio são positivas. Porém, é sempre bom lembra que você deve se preparar o máximo possível para que tenha resultados ótimos em suas colheitas e comércio.

Vamos entender como essas tendências se aplicam ao agronegócio brasileiro neste ano?

Tendências do agronegócio brasileiro

Depois de entender as expectativas que os especialistas têm para o agronegócio em 2022, chegou a hora de saber como serão as tendências do agronegócio brasileiro. Vamos lá?

De acordo com a Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) e com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio em 2022 está com a tendência de crescimento de até 5% a mais com uma safra maior em cerca de 14% se comparado ao ano passado.

Por mais que o evento climático da La Nina seja preocupante, as produções foram feitas com a plantação da soja no momento ideal e do milho mais cedo, a previsão é de boas colheitas segundo César Castro, especialista da Consultoria Agro do Itaú BBA.

Um desafio que pode tirar o seu sono, produtor rural, é a questão dos insumos para a sua produção agrícola e isso faz com que você fique mais cauteloso no momento de comprar os materiais para a plantação, principalmente os fertilizantes. A preocupação maior é com a safra de 22/23.

A tendência para o agronegócio brasileiro não se difere muito das expectativas gerais. Cabe a você, produtor rural, tomar as medidas de precaução necessárias para se ter uma boa safra este ano.

Conclusão

Você deve ter percebido que muito dos desafios enfrentados pelo agronegócio no ano passado vão permanecer em 2022, isso porque muitas coisas ainda precisam de mudança e adaptação.

Por mais que isso pareça algo negativo a uma primeira vista não se sustenta quando você observa as tendências e expectativas que os especialistas têm para o agronegócio em 2022. É preciso ter calma e cautela com as ações implementadas nas plantações para que consiga passar por todos esses desafios.

As previsões são boas, agora é preciso que você, produtor rural, saiba utilizá-las ao seu favor.

Como anda o seu planejamento para 2022?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.