colheita do trigo

Share

Descubra todos os segredos da colheita do trigo

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Toda plantação tem a possibilidade de trazer rendimentos e lucros para você, mas para isso é necessário respeitar o tempo de cada espécie e fazer um planejamento perfeito entre o clima e o cultivo. Ah, não se esqueça de usar também os equipamentos certos e com manutenção em dia.

Sabe por que é tão importante os equipamentos no momento da plantação do trigo e de outras produções?

Ele evita que você tenha perdas desnecessárias no processo de plantação, no momento da colheita e assim aumenta os seus lucros.

Por ser uma das espécies mais cultivada durante os anos, o trigo tem um espaço especial na agricultura brasileira e é o responsável pelo nosso pão de cada dia!

Você já se perguntou como se faz para ter uma produção de trigo farta e bem cuidada? Leia esse artigo que preparamos exclusivamente para você!

Plantação de trigo: Saiba a sua importância para o agronegócio

Você sabia que o trigo é a planta mais cultivada no mundo?

ads

Pois é, aqui no Brasil não é diferente. Segundo a CHBAGRO, a plantação de trigo no Brasil alcançou, em 2020, 6,3 milhões de toneladas. Muito impressionante, certo?

Os seus benefícios para a agricultura brasileira não para nos lucros e produtividade que a plantação do trigo traz para você, produtor rural.

Segundo a EMBRAPA, a plantação de trigo é responsável por trazer sustentabilidade para a agricultura. Sabe o porquê?

O trigo é um cereal parceiro da soja para a mesclagem de plantações durante os momentos que não são propícios para a plantação da soja. Dessa forma, a plantação do trigo ajuda na conservação do solo da sua propriedade.

Quando o trigo é plantado em solos que estão descobertos evita erosão, ajuda na manutenção da fertilidade do solo, aumenta sua produtividade e faz o controle natural de pragas.

As suas vantagens são incontestáveis para a sua fazenda, mas você sabe fazer a correta plantação e a colheita do trigo?

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Como é feita a colheita e a plantação do trigo

É comum no agronegócio o cultivo de plantas diferentes na entressafra para que a saúde do solo seja mantida e melhorada. Você sabia que a plantação do trigo é uma das mais usadas?

A plantação do trigo é a sua aliada natural contra muitos problemas que você pode vir a enfrentar durante o cultivo da soja, já que não deixa o solo exposto a erosões e ajuda no controle natural de pragas, como te contamos anteriormente.

O trigo é um cereal que tem o seu plantio muito complexo e cheio de técnicas para a sua boa execução. É necessário entender o solo que será plantado, o clima da região, quais são os melhores equipamentos e o manejo adequado.

Para te ajudar, trouxemos esse conteúdo para você compreender tudo sobre a plantação e a colheita do trigo! Então, continue lendo.

O tempo de plantio irá depender de cada região, influenciará na colheita e no cultivo de outras espécies que devem ser escolhidas a dedo.

A colheita é muito importante e deve ser pensada mesmo durante o plantio. Como o seu momento depende de cada região, vamos te contar sobre cada parte do Brasil!

O maior desafio que você pode enfrentar na plantação do trigo é o planejamento das outras culturas, pois tem que escolher a variedade certa que suporta um plantio tardio.

É necessário lembrar que você terá que estar em plena sintonia com os cultivos anteriores e posteriores para que sua produtividade não seja afetada.

Para fazer o planejamento correto é preciso saber o período da colheita do trigo e os seus cuidados. Vamos aprender.

Descubra em que período é feita a colheita do trigo

Cada região e planta deve ser respeitada e estudada antes de ser trabalhada. Isso te ajuda a retirar o melhor do local. Com a plantação do trigo não seria diferente. Ela pode trazer vários benefícios para você, mas é preciso fazer o seu manejo de forma correta.

O ciclo da plantação do trigo pode variar de 100 a 170 dias, a depender da região em que está sendo feita o cultivo e o começo desse processo pode ser de março a setembro.

No Centro-oeste, Sudeste e Nordeste, a colheita do trigo ocorre no inverno. Já na região Sul, acontece na primavera.

O fator clima influencia todo esse padrão do ciclo de produção do trigo e para que ele não afete a sua plantação é necessário sempre consultar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para o trigo e assim acompanhar todas as previsões do clima da sua região através desse documento feito pelo ministério da agricultura.

De nada importa saber a época correta de se cultivar o trigo, se os cuidados corretos não forem feitos. Vamos saber quais são!

Saiba todos os cuidados na colheita do trigo

Os cuidados que se deve ter no momento da plantação do trigo pode influenciar a sua produtividade, então vamos entender os principais?

  1. Unidade do grão;
  2. Regulagem correta no maquinário que será usado na colheita;
  3. Fazer um constante acompanhamento do desenvolvimento da plantação;
  4. A temperatura de armazenagem deve ser abaixo de 18°C.

Todos esses cuidados devem ser feitos, se quiser ter uma boa produtividade e ganhos excelentes. É necessário também se precaver dos problemas que podem surgir, por isso citamos os principais pontos a serem observados.

Continue com a gente para descobrir!

Principais problemas na colheita do trigo

Você já sabe que a plantação do trigo é algo que deve ser bem planejado e executado para que a sua propriedade tenha uma ótima produção e produtividade. Porém, é importante está atento aos possíveis transtornos que você pode enfrentar nesse momento.

Que tal descobrir e se preparar antes? Elencamos os principais pontos de atenção que você precisa ter. Confira logo abaixo.

Alguns dos principais problemas que você pode enfrentar na colheita do trigo são os seguintes:

  1. O clima pode não favorecer a colheita: É necessário ficar de olho nas previsões climáticas para a sua região através dos serviços meteorológicos;
  2. Previsões de geadas no momento da colheita: Essa é uma preocupação para você, produtor rural, que vive na região sul do Brasil, pois as geadas que geralmente ocorrem nos meses de agosto e setembro podem reduzir o tempo de cultivo e adiantar o da colheita, reduzindo a sua produção;
  3. O volume das chuvas na região em que a colheita irá acontecer: Chuvas leves podem não trazer prejuízos, mas quando volumosas e com rajadas de ventos fortes têm a possibilidade de derrubar as plantas e comprometer a produtividade;
  4. A quantidade de umidade e calor podem influenciar a hora da colheita: Quanto maior a umidade e o calor, maior a possibilidade de prejuízo na colheita;
  5. Os problemas técnicos com os equipamentos podem atrasar a colheita e prejudicar todo o processo: A questão técnica ocorre quando as colheitadeiras não estão reguladas da forma correta.

Você sabe quais são as regulações que se deve fazer em uma colheitadeira? Vou te explicar!

  1. A velocidade ideal para a máquina fazer a correta execução;
  2. Altura da plataforma do equipamento responsável pelo corte da planta;
  3. Exata rotação do molinete e do cilindro da colheitadeira antes do processo da colheita;
  4. Perfeita abertura do côncavo da máquina.

Agora que você sabe dos cuidados que precisa ter antes de iniciar a plantação e a colheita do trigo, é necessário saber também das prevenções do pós-colheita. Então, vamos lá!

Conheça todos os cuidados no pós-colheita

Nesse momento de pós-colheita existem duas atividades que você precisar ter muito cuidado. São elas a secagem e o armazenamento. Então lembre-se desses detalhes que vou te contar agora!

O nível de umidade ótimo para a armazenagem do trigo é de 13% e pode ser alcançado através de dois processos de secagem: A forçada e a natural.

Mas, cuidado no momento em que estiver executando a secagem. A temperatura em que a secagem deve ocorrer é entre 40 e 60 graus.

O seu armazenamento deve ser feito com uma temperatura menor que 18°C e é recomendado sempre a testagem da temperatura.

Conclusão

O trigo é um cereal que está a muitos anos em nossa alimentação e tem um grande peso para a agricultura, por isso a precisão em seu manejo e em seu armazenamento são pontos importantes para ter todos os benefícios que ele tem a oferecer para você.

Sempre é importante lembrar da necessidade de respeitar a região e o solo em que está sendo feito a plantação. Cada um tem a sua diferença que deve ser estudada.

Por mais que seja uma plantação complexa e muito técnica, o trigo rende vantagens financeiras, naturais como conservação da fertilidade do solo e pode ser usado como um controlador natural de pragas.

E aí, já pensou em plantar o trigo em sua propriedade?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.