controle financeiro da fazenda

Share

Faça o controle financeiro da fazenda de forma ágil

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O planejamento financeiro é um dos pontos mais importantes para o crescimento e aumento do rendimento da sua propriedade rural. Quando não é controlado, você não consegue fazer investimentos nos locais certos ou cortar custos desnecessários que possam ocorrer.

Você já teve a sensação de que a sua colheita está indo bem, mas o dinheiro que chega não é suficiente?

Isso é sinal de que as suas finanças não estão sendo controladas e estão afetando o seu desempenho e o da sua fazenda, ou seja, você não tem uma clareza da movimentação de recursos que está ocorrendo em sua propriedade.

E existe uma maneira para resolver essa situação: organizar o planejamento dos seus gastos fiscais.

Quer saber como se equilibrar financeiramente? Leia esse artigo que fizemos exclusivamente para te ajudar nessa organização e consequentemente no desenvolvimento do seu agronegócio.

Vamos lá?

ads

O que é controle financeiro da fazenda

O crescimento que muitas propriedades rurais têm é devido ao controle financeiro e uso eficiente dos recursos disponíveis. Você sabe o que é controle financeiro e como aplicar em seu agronegócio?

O controle financeiro de uma fazenda é o processo de análise, controle e planejamento de todos os gastos que são feitos em todo o processo da propriedade.

No caso do agronegócio, os gastos de uma fazenda começam desde a compra de insumos para plantação até a venda, isso incluindo os equipamentos para a execução do plantio e da colheita.

Afinal, se você não tem informações sobre os seus gastos não há como fazer um planejamento de crescimento no curto e longo prazo.

Se você já pensou que está sem tempo para resolver questões importantes do seu negócio, é o momento de implantar a gestão do controle financeiro de sua propriedade.

Tenha as informações, os dados, os gastos e os investimentos feitos em sua fazenda de forma fácil para uma análise e possível correção de erros que possam existir.

Agora que você já sabe o que é o controle financeiro em uma propriedade rural, é o momento certo para entender como você pode implementar esse processo em seu agronegócio e assim conseguir alcançar uma melhora em sua produtividade.

Como fazer um bom controle de atividades financeiras

Você entendeu o que é o controle financeiro, agora precisa saber como fazer um bom controle das suas atividades financeiras e lembrar sempre que se necessário é importante contratar um profissional da área financeira para te ajudar.

Alguns pontos são indispensáveis para a gestão financeira, são eles:

  1. Diferenciação entre os gastos da fazenda e dos donos;
  2. Lançamento de todos os gastos que você tem em sua propriedade, incluindo aqueles que ainda não foram feitos, mas você sabe que precisa;
  3. Planejamento dos vencimentos e pagamentos de todas as suas contas para que sejam feitos em dia;
  4. Fazer acompanhamento de todas as entradas e saídas da sua fazenda;
  5. Fazer a planilha do seu fluxo de caixa para que você consiga realizar a análise das suas despesas atuais e futuras;
  6. Entender os gastos que foram feitos em investimentos e os que foram simplesmente despesas;
  7. Uso de tecnologias a seu favor através da utilização de ferramentas e softwares de gestão financeira.

Já pensou em ver todas as informações financeiras do seu negócio de forma simples e fácil? Os softwares que existem no mercado te ajudam trazendo um maior controle através da união de informações em um único lugar.

Com tudo isso, elencamos os principais pontos positivos que você terá ao implementar de forma correta a gestão financeira em sua propriedade. Vamos entender?

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Benefícios do controle das atividades financeiras

A gestão da parte financeira de uma empresa é o que define o sucesso ou o fracasso de um negócio e isso também se aplica ao seu agronegócio, já que precisa fazer investimentos corretos para que consiga avançar no comércio.

E o controle das suas finanças é o que pode te ajudar. Sabe o porquê?

Por que controlar a sua atividade financeira é o primeiro passo para você crescer o seu negócio e evitar erros como confusão das contas pessoais com as dívidas da fazenda.

Você já sentiu que o dinheiro que entrava da venda de sua produção não parava no seu caixa e não sabia o que estava fazendo de errado para isso acontecer?

Isso é sinal de que você não está prestando a atenção devida em suas finanças e está com despesas desnecessárias. Esse momento mostra que você precisa de implantar a gestão do controle financeiro em sua fazenda.

É importante que você entenda todos os benefícios que o planejamento financeiro pode te trazer, por isso elencamos as principais vantagens que você terá.

Alguns dos pontos positivos que você poderá perceber em sua propriedade são:

  1. Separação dos gastos pessoais com os gastos do seu negócio;
  2. Controle de todas as despesas que são feitas em cada processo de cultivo e colheita;
  3. Planejamento dos pagamentos que devem ser feitos;
  4. Gestão do que é gasto com a compra de insumos e equipamentos;
  5. Aumento do controle de fluxo de receitas e despesas do seu caixa;
  6. Aumento do uso de tecnologia na gestão de sua propriedade.

Com todos esses pontos fica fácil compreender a sua dimensão e cada vez mais a tecnologia proporciona mais facilidades na gestão financeira no agro.

Então, vamos entender como você pode usar a tecnologia a seu favor e assim fazer uma gestão mais simples e ter um maior controle do que entra e sai da sua propriedade.

Uso de aplicativos para controle financeiro da fazenda

A tecnologia sempre está te ajudando a melhorar e fazer o seu trabalho na lavoura ser mais tranquilo e para isso você precisa escolher o que mais se adapta a sua realidade.

Existem muitos softwares no mercado, além dos próprios equipamentos que são utilizados no dia a dia de uma propriedade rural. Já pensou em usar a tecnologia para te ajudar a monitorar os seus gastos?

Se nunca pensou, esse é o momento de começar. Para isso vou te mostrar algumas vantagens que a tecnologia dos softwares traz para a sua propriedade. São eles:

  1. Economia de tempo na busca por informações;
  2. Redução de gastos desnecessários;
  3. Controle dos retornos financeiros de cada produção;
  4. União de informações importantes do seu negócio em um mesmo lugar.

Informação, controle, gestão, facilidade. Tudo isso para que o controle financeiro seja feito o mais correto possível, reduzindo as taxas de erros de cálculo que possam ocorrer.

Conclusão

Um dos pilares fundamentais de uma empresa é uma boa gestão e controle das rotinas diárias e isso inclui o controle financeiro.

As finanças são um dos pilares mais importantes que mantém uma empresa no mercado e isso não seria diferente na agricultura, já que todo o investimento e desenvolvimento do seu negócio depende da correta aplicação dos recursos disponíveis.

Sem o monitoramento e o controle das entradas e saídas do seu fluxo de caixa não se pode saber onde é preciso investir ou reduzir os gastos.

Isso faz com que os recursos existentes não sejam suficientes para manter a operação da sua propriedade.

E atualmente cada vez mais a tecnologia está presente para te ajudar a conseguir controlar suas finanças de forma simples e descomplicada. Para que assim, possa ter um maior retorno das suas produções.

Você sabe onde está sendo gasto os recursos da sua fazenda?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.