CRM especialista no agronegócio

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CRM especialista no agronegócio: quais os benefícios?

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No mercado agrícola, conhecer o produtor rural é fundamental para atender as suas necessidades. Para isso, o uso de um CRM especialista no agronegócio, para a gestão do relacionamento, pode simplificar e agilizar os processos. 

Com o avanço do mercado e a alta competividade, explorar os recursos da tecnologia para reter e fidelizar clientes tem sido uma estratégia vantajosa para aumentar a rentabilidade e estar à frente da concorrência. 

No entanto, para obter bons resultados, é necessário dispor de informações detalhadas dos produtores para estabelecer metas e objetivos. Além disso, é fundamental também para construir uma força de vendas para impulsionar os resultados. 

Neste artigo, você irá entender como um CRM especialista no agronegócio pode ajudar nesses e outros aspectos, além de acrescentar mais produtividade na rotina comercial da sua empresa. Acompanhe! 

O que é um CRM especialista no agronegócio? 

CRM é a abreviação para o termo em inglês ‘’Customer Relationship Management’’, que traduzido, dá nome ao seu principal objetivo: a gestão de relacionamento com o cliente. 

Diferente da maioria das plataformas de gestão disponíveis no mercado, um CRM especialista no agronegócio possui funções que vão além de apenas registrar todos os contatos com um cliente. 

Os recursos da solução são capazes de atender às necessidades voltadas ao agronegócio, ou seja, operações comerciais realizadas pelas equipes de empresas agrícolas, sejam elas feitas no campo ou na organização. 

Nesse sentido, é possível oferecer um atendimento personalizado, conforme o perfil do produtor rural, visando a fidelização para torná-lo um cliente recorrente e lucrativo para o negócio. 

Quais os benefícios de um CRM especialista no agronegócio?

Um dos maiores benefícios de um CRM especialista no agronegócio, além do relacionamento, é diminuir o impacto do fator humano e a redução de tarefas manuais. No entanto, também existem outras vantagens. 

1. Retenção de clientes 

Conhecer os problemas dos produtores rurais e encontrar soluções para eles é um dos maiores ativos na retenção de clientes.  

O CRM especialista no agronegócio facilita essa estratégia com uma visão mais acessível de dados que auxilia na antecipação de ações que podem melhorar a satisfação do produtor. 

Esses dados podem conter informações sobre a propriedade, tipo de cultura, aspectos geográficos e demográficos, entre outros fatores relevantes. 

Com isso, o representante de vendas pode estar mais preparado para atender às necessidades de acordo com o que cliente realmente deseja, gerando um relacionamento de confiança e mais duradouro. 

2. Aumento de produtividade

Um bom CRM especialista no agronegócio pode aumentar a lucratividade do seu negócio agrícola, simplificando os processos administrativos e permitindo que sua equipe concentre na construção e manutenção dos relacionamentos importantes com os clientes. 

Um exemplo seria a possibilidade de usar a ferramenta no campo, mesmo de modo off-line, para gerar relatórios de visitas que agregam valor no atendimento ao produtor rural. 

Esses relatórios, além de aumentar a produtividade do representante de vendas, aceleram o processo de tomada de decisão do produtor na aquisição de produtos e serviços. 

3. Dados precisos

Uma grande vantagem de um CRM especialista no agronegócio é capacidade de reunir todos os dados de clientes em um único lugar. As informações vão desde cadastro de propriedades, histórico de compras, limite de crédito, entre outros. 

Além disso, os dados estão seguros na plataforma, não correndo o risco de serem perdidos ou apagados do sistema. 

4. Análise detalhada

Não basta apenas ter dados e não saber como usá-los da forma correta. Escolher um CRM agrícola mais adequado para sua empresa poderá ajudar em uma análise mais crítica sobre todo o cenário. 

A ferramenta certa possivelmente apresentará recursos analíticos integrados para contextualizar os dados, dividindo-os em itens acionáveis e métricas de fácil compreensão. 

Essas análises incluem participação de mercado, ciclo de vendas, oportunidades de negócio, previsões de fechamento, análises de desempenho, entre outras. 

5. Previsão de vendas

Um dos passos de maior importância para qualquer empresa agrícola é a capacidade de se planejar estrategicamente e tomar decisões assertivas. Afinal, essa ação está diretamente ligada ao sucesso lucrativo. 

Para isso, é essencial prever as vendas e estabelecer metas de crescimento para seu negócio. Nesse sentido, o CRM especialista no agronegócio é capaz de ajustar estratégias analíticas potenciais para contribuir nesse aspecto. 

O que considerar antes de escolher um CRM especialista no agronegócio 

Um CRM para o agronegócio, além de coletar informações e gerenciar o relacionamento com o produtor rural, precisa ser capaz de otimizar e melhorar a rotina comercial de um negócio agrícola.

Por isso, antes de tomar uma decisão sobre qual solução escolher, tenha em mente algumas questões para avaliar se a mesma é ideal para a sua empresa.

  • O CRM possui suporte para dispositivos móveis? 
  • A plataforma funciona de maneira on-line e off-line? 
  • Quais empresas utilizam o CRM? 
  • Possui boas avaliações sobre o uso? 
  • Quais recursos estão disponíveis? 
  • Quanto tempo leva para que a solução seja implantada? 
  • A empresa de CRM oferece bom suporte ao cliente? 
  • Quais são os módulos inclusos no CRM? 
  • O CRM realmente é especialista no agronegócio? 
  • O software é de fácil usabilidade? 
  • A ferramenta é personalizável? 
  • Como é a segurança de dados? 

Com essas e outras perguntas que poderão surgir, sua decisão poderá ser mais assertiva na hora de realizar o investimento em um CRM especialista no agronegócio para melhorar o desempenho e os resultados do seu negócio. 

Conheça o Clover CRM

O Clover CRM é uma solução da Aliare, desenvolvida exclusivamente para atender distribuidores de insumos, concessionárias de máquinas, cooperativas agrícolas, lojas agropecuárias, agroindústrias, entre outros segmentos agrícolas. 

A plataforma oferece três módulos que incluem a gestão de carteira, operacional e estratégica, visando melhorar os processos comerciais e de relacionamento com o cliente. 

Conta também com painéis colaborativos e analíticos que auxiliam em uma visão geral de todas as atividades realizadas dentro da ferramenta, contribuindo para um gerenciamento mais facilitado e proativo. 

Além disso, também inclui funcionalidades como:

  • Registro de visitas no campo; 
  • Gerenciamento de metas; 
  • Análise de potencial de mercado; 
  • Segmentação de carteira; 
  • Vendas por Barter; 
  • Planejamento de consultoria agronômica; 
  • Consulta a preço e estoque; 
  • Previsão de vendas; 
  • Funil de vendas
  • Proposta de crédito; 
  • Levantamento de rebanho; 
  • E muito mais!

Solicite uma demonstração e entenda como um CRM especialista no agronegócio pode ajudar a sua empresa a elevar os lucros e melhorar a produtividade.


Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.
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