CRM: o que é e quais benefícios na gestão do relacionamento com o cliente

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CRM: o que é e quais benefícios na gestão do relacionamento com o cliente

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Você sabia que o CRM é um recurso poderoso para otimizar a gestão do relacionamento com o cliente?

Neste texto, iremos explorar o que é um sistema CRM, quais são suas vantagens e de que maneira ele pode ajudar a sua empresa a estreitar os laços com seus clientes.

Além disso, vamos trazer também os principais recursos que fazem do CRM uma solução essencial para negócios de todos os portes e segmentos. 

Boa leitura.

Afinal, o que é CRM?

Um sistema de CRM é uma ferramenta que ajuda a sua empresa a vender mais, de maneira mais eficaz e ágil.

O CRM de vendas é, acima de tudo, focado no processo comercial. Ele envolve todo o ciclo de relacionamento com o cliente que inicia no marketing até chegar no setor comercial.

Seu principal objetivo é o controle e acompanhamento do fluxo dos leads no pipeline de vendas, buscando assegurar que nenhum prospect seja perdido no meio do caminho.

Dentro do CRM, você e seu time podem aplicar diversas ações.

Só para ilustrar, algumas delas são: cadastro de clientes, criação de múltiplos funis, gestão dos leads e do time comercial, cruzar dados com outras ferramentas e ainda extrair relatórios para acompanhar de perto e potencializar seus resultados.

O objetivo da plataforma é realmente ajudar seus negócios a vender mais e melhor e, é claro, proporcionar uma melhor experiência para quem já consome sua marca.

3 benefícios do CRM na gestão do relacionamento com cliente

O CRM oferece muitas vantagens quando falamos de gestão do relacionamento com o cliente. Para ajudar a entender melhor esse panorama, listamos e explicamos abaixo 3 dos principais benefícios.

1. Maior produtividade no setor comercial

Tarefas como cadastro de clientes e empresas, atualização de contatos, envio de-mails, criação de propostas e contratos, e até mesmo repasse de oportunidades para outros vendedores são feitas de maneira automatizada por dentro do CRM de vendas. 

Como resultado, é algo que traz mais produtividade para a equipe comercial e uma agilidade incomparável aos processos internos.

2. Controle total sobre o processo de venda

É através de um CRM que você tem controle pleno sobre o processo de venda. 

Nesse sentido, tanto os gestores quanto os vendedores conseguem monitorar e registrar as interações com os clientes.

Uma das vantagens é poder visualizar todas oportunidades por meio do pipeline no modelo kanban. 

Com ele, fica muito mais intuitivo identificar quais estão abertas no momento, status e informações primordiais sobre elas.

3. Integração de processos

Por fim, o CRM ainda traz a possibilidade de integração de processos com outras plataformas, sempre permitindo a transferência ágil e automatizada de dados entre diferentes softwares.

Com isso, seu time não precisa perder tempo transferindo manualmente informações de um sistema para outro Afinal, tudo ocorre de forma automática e precisa, mantendo a integridade dos dados.

CRM e as etapas do funil de vendas inside sales

Dentro do CRM, é possível criar múltiplos funis, desde marketing até o de customer success.

O funil de vendas controla todo o processo comercial do time que realiza as abordagens comerciais de forma remota, sendo mais comum via telefone, webconferência ou outras formas de comunicação online.

Nesse formato, os vendedores não possuem contato presencial com o potencial cliente. Todo o relacionamento através da tecnologia.

De modo geral, esse funil de inside sales envolve 6 etapas básicas quando falamos de vendas B2B:

  1. prospecção/captação;
  2. qualificação;
  3. apresentação;
  4. follow up;
  5. negociação;
  6. fechamento.

Em síntese, o CRM facilita cada uma dessas etapas.

Afinal, ele organiza as oportunidades, registra todas as interações, permite o envio de propostas personalizadas, simplifica e acelera o processo de follow-up e muito mais.

5 recursos do CRM que ajudam as empresas

A essa altura você já percebeu que o CRM é um sistema crucial para qualquer empresa. 

Mas, afinal, como ele pode otimizar a gestão do relacionamento com o cliente na prática?

Abaixo, trazemos 5 recursos do CRM que podem ajudar você nessa tarefa.

Múltiplos funis personalizados

Ao invés de limitar-se a apenas um funil padronizado, o CRM oferece a flexibilidade da criação e personalização do seu próprio pipeline de vendas.

Ou seja, você pode criar um funil para organizar qualquer processo. Se você tem etapas bem definidas, com toda a certeza consegue gerenciar dentro do CRM.

Relatórios completos

Um software CRM também dá a possibilidade de extrair relatórios completos sobre o processo comercial. O melhor de tudo é que há indicadores detalhados que ajudam a tomar decisões estratégicas.

Com esse recurso, torna-se muito mais assertivo acompanhar o fluxo de cada funil, oportunidades abertas, vendas por produto, taxa de conversão, performance dos envios de e-mail, entre outros.

Vale ressaltar que esses relatórios podem ser personalizados de acordo com as necessidades específicas de cada segmento ou tipo de negócio.

Assinatura eletrônica de documentos

A assinatura eletrônica nativa de documentos é outro recurso do CRM que pode agilizar o processo de vendas e reduzir o lead time.

Com apenas alguns cliques, o cliente pode aceitar uma proposta ou assinar contratos de forma ágil e segura, afinal, há resguardo de lei para isso.

Essa facilidade elimina a necessidade de envio de documentos físicos, espera pelo retorno e outros custos adicionais.

Cadastro de clientes e empresas

Com o CRM, você pode cadastrar e manter atualizados os dados de seus clientes, empresas e leads. 

A saber, isso inclui informações de contato, como nome, cargo, telefone, e-mail, e detalhes específicos sobre a empresa, como tamanho, setor, localização, etc.

Além disso, a plataforma permite a criação de formulários personalizados para coleta de informações específicas dos clientes e mapeamento de necessidades, dores e preferências de cada cliente.

Integração com WhatsApp e outras ferramentas

Você sabia que um CRM pode ser integrado com o WhatsApp e outras ferramentas de atendimento?

No caso do WhatsApp, a integração assegura uma comunicação mais ágil e eficiente com os clientes e também facilita o registro das interações.

Com essa integração, seus times podem atualizar o CRM sem sair da tela do WhatsApp.

Além disso, conseguem enviar propostas com apenas um clique, gerar links para assinaturas de contratos e outros documentos, realizar follow-ups com leads e muito mais.

Um bom sistema CRM também possui integração com diversas outras ferramentas do mercado, incluindo agendas on-line, plataformas de automação de marketing e disparo de e-mail, telefonia, HelpDesk, Big Data e outras.

Este guest post foi escrito pelo CRM de Vendas e Atendimento da PipeRun.


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