gerenciamento-rural

Share

Gerenciamento rural: o que é e como fazer?

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O gerenciamento rural já é realidade em muitas propriedades rurais. Isso significa que os produtores rurais passaram a se basear em informações estratégicas para controlar de forma mais precisa o funcionamento da fazenda.

Dessa forma, além de ter mais segurança na tomada de decisões, eles conseguem reduzir custos e aumentar a rentabilidade do negócio.

Quer saber o que é gerenciamento rural e como realizá-lo?

Confira a seguir!

O que é gerenciamento rural?

O gerenciamento rural consiste em um conjunto de medidas que envolvem tanto os processos de produção quanto as estratégias do negócio rural.

Dessa forma, ao gerenciar uma propriedade rural, o produtor rural precisa ficar atento a questões como: planejamento orçamentário, análise de custos e receitas, análise de fluxo de caixa, controle de estoque, manutenção de máquinas e implementos, entre outros.

ads

Quais são os benefícios do gerenciamento rural?

A princípio, o gerenciamento rural permite que o agricultor tenha mais controle sobre as operações da fazenda e se beneficie sobre diversos fatores como:

  • Mais assertividade na tomada de decisões;
  • Rotina mais ágil e organizada;
  • Processos operacionais mais simples e efetivos;
  • Redução de custos e gastos.

Qual a diferença entre administração rural e gerenciamento rural?

Essa é uma dúvida muito comum e realmente existem algumas diferenças conceituais entre a administração e gerenciamento rural.

Enquanto, a administração rural possui um conceito mais amplo de conhecimentos técnicos e aplicações práticas diárias, o gerenciamento rural está associado as questões operacionais.

Em resumo, administrar é o ato de planejar com uma visão mais ampla, especialmente o setor financeiro da fazenda, com o intuito de alcançar níveis positivos de produtividade e lucratividade.

Já o gerenciamento, também envolve planejamento e se relaciona com a administração, porém, diz respeito as ações rurais realizadas na fazenda.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Como fazer o gerenciamento de uma propriedade rural?

Para gerenciar corretamente uma propriedade rural é fundamental considerar alguns pontos importantes. Confira a seguir!

Planeje e Administre as Finanças

A princípio, o planejamento e a administração financeira podem parecer um tanto complexas, mas são essenciais para que a propriedade consiga ter bons resultados e ganhe competitividade no mercado.

Dessa forma, fatores como prazos de pagamento, custos, investimentos e orçamentos merecem atenção do produtor rural.

Assim, antes de tudo, será necessário realizar um planejamento e entender os custos de produção da fazenda. Afinal, uma gestão eficiente deve ser capaz não só de reduzir os custos como maximizar os resultados com técnicas enxutas e novas tecnologias.

Nesse sentido, entre as responsabilidades do gestor financeiro está a de determinar os investimentos necessários para cada safra. O intuito é garantir que não faltará dinheiro antes da colheita e, ao final, além de pagar o investimento, a safra deve ser lucrativa.

Gerencie com eficiência o estoque

A gestão do controle de estoque da fazenda é uma das tarefas do gerenciamento rural. Isso porque no mercado de agronegócio é necessário lidar com diversos tipos de produtos como fertilizantes, agrodefensivos e outros.

Na prática, o controle de estoque permite o monitoramento do fluxo de materiais na propriedade rural e prevê as necessidades de compra. Dessa forma, reduz os desperdícios ao mesmo tempo que otimiza os custos de produção e operação.

Sendo assim, é possível realizar o acompanhamento dos produtos armazenados para garantir o atendimento das demandas sem que haja excesso ou prejuízos.

Dê uma atenção para o solo

Podemos dizer que o solo é um dos elementos mais decisivos para o desenvolvimento saudável do plantio e os bons resultados na colheita. Portanto, garantir a qualidade do solo é um dos pontos fundamentais de qualquer gerenciamento rural.

Assim sendo, conhecer o tipo de solo e entender variações químicas e fatores como a compactação ou a disponibilidade hídrica são fatores essenciais para definição da cultura adequada, local de plantio e técnicas utilizadas.

Invista no Manejo de Pragas Agrícolas

O controle de pragas agrícolas é outro elemento essencial no gerenciamento rural. Até porque, se uma ameaça não for combatida, os prejuízos para a lavoura podem ter proporções imensas.

Nesse sentindo, é fundamental saber como cada praga se comporta e as melhores formas de combatê-la para garantir a produtividade e o desenvolvimento saudável da lavoura.

Monitore cada passo da produção

O monitoramento é outro fator de extrema importância. Isso inclui diversas etapas da produção como custos agrícolas, talhão, produtividade por variedade, fechamento da produção estimada x realizada.

Nesse caso, o investimento em um sistema de gestão pode auxiliar o gestor a ter uma visão ampla sobre o andamento da produção e tomar decisões assertivas a fim de prevenir prejuízos e garantir bons rendimentos financeiro para a propriedade rural.

Utilize a tecnologia

As novas tecnologias estão transformando os modelos de negócios em todos os setores e com o agronegócio não poderia ser diferente.

Isso significa que o campo está cada vez mais mecanizado, conectado e automatizado, o que contribui de forma significativa para a redução de gastos com insumos e mão de obra.

Além disso, as ferramentas tornam as atividades do gerenciamento rural mais eficientes, favorecendo assim as tomadas de decisões seguras e satisfatórias.

O MyFarm é um exemplo de como a tecnologia pode impulsionar os resultados e rendimentos da fazenda. Afinal, ele foi desenvolvido para facilitar a gestão agrícola e garantir mais lucro e rentabilidade para o negócio.

Com ele, o produtor consegue gerenciar diversos setores da propriedade rural como as atividades agrícolas, maquinário, financeiro, suprimentos, produção e resultados. Para saber mais, visite nosso site e solicite uma demonstração ou teste grátis.

Qual a importância do gerenciamento de empresas rurais?

Como podemos ver, ao gerenciar uma propriedade rural, o produtor tem acesso a informações e dados importantes sobre a produção e o funcionamento da lavoura como um todo.

Dessa forma, ele consegue ter uma visão mais ampla e clara sobre o negócio. Isso consequentemente impactará positivamente na gestão, visto que, possibilitará a tomada de decisões seguras e precisas, favorecendo assim, melhores resultados e rendimentos para a empresa.

Contudo, ao gerenciar uma propriedade, o gestor conseguirá decidir sobre questões relacionadas à produção, finanças, comercialização e utilização de novas tecnológicas que podem agregar valor, eficiência e lucratividade para o negócio rural.

Como desenvolver competências para realizar o gerenciamento rural de uma fazenda?

Um bom gestor rural precisa desenvolver algumas competências para realizar seu trabalho de forma satisfatória. Por isso, selecionamos quatro delas, confira!

Técnica: aprender na prática como as atividades rurais são desempenhadas. Um meio bem eficaz de desenvolvê-la é colocando a “mão na massa” e se envolvendo com as tarefas do dia a dia da fazenda.

Acadêmica: conhecimento abrangente e atualizado sobre questões que podem ser executadas no negócio.

Interpessoal: saber se relacionar com a equipe de trabalho, isto é, conseguir atender as necessidades dos colaboradores.

Cultural: estar bem informado sobre o que acontece no mundo através dos meios de comunicação. Saber sobre inovações tecnológicas e novidades do mercado do agronegócio.

Essas são apenas algumas das competências que um bom gestor rural deve desenvolver. Vale lembrar que além de ajudar no dia a dia da fazenda, elas também contribuem para um contato mais qualificado com os fornecedores e o aumento da competitividade no mercado.

Gostou desse artigo? Aproveite e leia nosso artigo sobre Administração Rural.

Até a próxima!

programa de pontos do produtor rural - myfarm


Publicado por:
Formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e especialista em Comunicação Digital, atuo como Analista de Conteúdo no MyFarm. 
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *