gestão de herbicidas

Share

Reduza os custos da gestão de herbicidas e deixe sua lavoura mais lucrativa

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Quem trabalha no campo já sabe o quão difícil é cuidar de uma plantação. Sem o uso de herbicidas o controle de pragas e ervas daninhas seria feito manualmente pelos seus colaboradores.

O uso de herbicidas traz vantagens para você, produtor rural, porém pode se deparar com pragas que são mais resistentes e isso faz com que os custos para o controle aumentem.

Você já se deparou com essa situação?

Pois bem! Existe uma maneira de você ter o controle do uso de herbicidas em sua propriedade. Isso é feito através da gestão de herbicidas.

A gestão de herbicidas está sendo usada por muitos agricultores para aumentar os seus rendimentos e diminuir a possibilidade de resistência aos produtos utilizados na plantação.

Com a redução da matocompetição as suas plantações terão a quantidade de luz solar, nutrientes e água necessários para o seu bom desenvolvimento.

ads

Se você não possui informações a respeito de como implantar e controlar a gestão de herbicida, fique atento! Vamos te explicar direitinho.

Você já deve ter se deparado com plantas que não eram do seu cultivo e que atrapalhava no desenvolvimento da sua produção.

Elas são as inconvenientes plantas daninhas, também conhecidas como pragas da sua plantação.

Essas pragas causam efeitos prejudiciais diretos a sua plantação como perda de rendimento, disputa com o seu cultivo e interferência no momento da colheita.

E são combatidas através dos herbicidas exatos para cada tipo de praga que existe no cenário da agricultura brasileira.

Porém, é preciso ter cuidado para que não crie resistência aos produtos utilizados para o seu combate, pois essas plantas indesejadas crescem em meios adversos e em vários tipos de solos.

Há uma forma certa de fazer o controle das plantas daninhas para que elas não prejudiquem ainda mais a sua produção.

Você sabe como?

Vamos te contar direitinho como fazer o controle das plantas daninhas que aparecem em qualquer plantação.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Saiba como fazer o controle de plantas daninhas

Você já deve ter se deparado com as plantas daninhas ou pragas em sua plantação. É através da gestão de herbicidas que você poderá minimizar o impacto dessas plantas concorrentes em seu cultivo de interesse.

Para isso é necessário que você faça um planejamento de monitoramento da sua produção, pois não é somente as pragas que podem te causar prejuízos.

Já que o nível de plantas daninhas está muito elevado. Segundo o Aegro no estudo feito pela Embrapa em 2017, os produtores tiveram anualmente um prejuízo de cerca de 5 milhões devido ao crescimento da resistência das pragas aos herbicidas utilizados.

Você sabe quais são as plantas daninhas que estão mais presentes na agricultura brasileira?

As principais são a buva e o capim-amargoso e são muito resistentes aos herbicidas que são vendidos no mercado.

Uma outra técnica muito usada para o controle das plantas indesejadas e o cultivo de soja transgênica, por exemplo.

O uso da soja transgênica possibilita a utilização de glifosato em situações de pós-emergência para o controle das plantas daninhas.

É preciso ter muito cuidado com o manejo do glifosato em sua plantação para que o seu uso desregulado não faça com que o processo de criação de resistência dessas plantas se acelere.

Agora que você sabe como pode controlar as plantas indesejadas que podem aparecer em sua propriedade rural, é o momento de compreender melhor o que é gestão de herbicidas.

O que é gestão de herbicidas

Quando doenças e pragas entram nas plantações, elas causam prejuízos enormes para você e para o solo da sua propriedade. Para que esses episódios sejam controlados e reduzidos é importante implementar a gestão de herbicida em sua lavoura.

A gestão de herbicidas é um conjunto de cuidados para o controle de ervas daninhas responsável por trazer o manejo correto do uso de herbicidas na sua lavoura.

O uso da gestão de herbicidas te ajuda no controle das pragas que competem com as suas plantas de interesse e assim maximizam a sua produção.

E não somente isso! Com um bom planejamento você reduz custos desnecessários com aplicações de herbicidas em excesso ou em baixa quantidade, além de reduzir o risco de aplicar no momento errado de desenvolvimento da planta.

Em algumas plantações temos a opção de utilizar herbicidas pré-emergentes e pós-emergentes. A única diferença entre eles é a época de aplicação.

O pré-emergente é usado antes que as tão temidas plantas indesejadas apareçam no cultivo. Já o pós-emergente é aplicado quando as ervas daninhas já estão presentes na sua produção.

Depois de entender sobre o que é a gestão de herbicidas dentro da agricultura, que tal saber como são calculados os custos de todo esse processo?

Entenda sobre os custos da gestão de herbicidas

Você já deve ter ouvido falar que os custos com a compra de herbicidas e toda operação de manejo são altos. Isso é verdade, por isso você deve entender bem da sua necessidade e de sua plantação.

Sempre se lembre de que é preciso usar o herbicida correto para combater a planta daninha que está atacando a sua plantação e no nível adequado. Nem mais, nem menos.

Alguns produtores acabam por optar pelo produto mais barato e isso pode ser um erro, já que pode não ser o necessário para sua produção. Outro problema é aplicar uma dose a menos do que a necessária.

Quando você faz o manejo errado da gestão dos herbicidas, pode favorecer a criação de resistência das plantas indesejadas. Como consequência, o custo para combater será maior que o anterior.

O custo por hectare irá variar muito de acordo com a necessidade e o tipo de espécie que está cultivando.

Caso você não encontre resistência nas plantas daninhas da sua produção, o seu custo se resumirá a aplicação do glifosato na dessecação ou duas doses na pós-emergência.

Então a dica é a seguinte: faça uma análise das plantas daninhas que estão na sua produção e veja a quantidade exata do herbicida que realmente seja eficiente para o seu controle.

Se tiver dúvida, chame um profissional para te ajudar na gestão de herbicida da sua produção.

Vamos entender quais são os benefícios para a sua propriedade da gestão de herbicidas feita de forma correta!

Conheça os benefícios da gestão de herbicidas

A gestão de herbicidas veio para auxiliar você, produtor rural, no aumento dos recursos que ganha com a sua produção e ao mesmo tempo no crescimento da qualidade dos grãos colhidos.

Elencamos os principais pontos positivos que você pode ter em sua propriedade rural no momento em que começar a utilizar a gestão de herbicidas.

  1. Redução da matocompetição em sua produção;
  2. Aumento da sua produtividade;
  3. Melhora da saúde do solo e das suas plantações;
  4. Aumento do seu controle sobre as pragas e doenças que podem aparecer em seu cultivo;
  5. Redução no índice de erros na quantidade de aplicações dos herbicidas;
  6. Diminuição do aparecimento de pragas que sejam resistentes aos herbicidas utilizados.

Além desses benefícios, a gestão de herbicidas ainda pode ter como aliada a agricultura de precisão e a utilização de tecnologias para que você possa controlar o processo de aplicação de herbicidas em sua lavoura.

Com essas informações unidas, você pode saber quais são as plantas indesejadas que mais estão presentes em sua plantação, quando elas ocorrem mais e quais os produtos que foram os melhores para o combate de cada uma.

Conclusão

A gestão de herbicidas é um dos pontos importantes dentro do processo de plantação de uma propriedade rural, pois os valores dos produtos utilizados no combate às plantas indesejadas estão aumentando cada vez mais.

E não para somente isso!

É preciso entender quais os tipos de herbicidas que seriam mais efetivos e eficientes no combate à determinada praga para que assim não contribuísse na criação de resistência aos produtos disponíveis no mercado.

Para isso, você ainda pode contar com a ajuda da agricultura de precisão para deixar a sua gestão de herbicidas ainda mais eficiente.

Você tem a gestão de herbicidas implantada na sua propriedade rural?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.