gestão de máquinas agrícolas

Share

Otimize a gestão de máquinas agrícolas e aumente sua produtividade

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Você já se perguntou o que poderia fazer para que os seus equipamentos durassem mais?

Temos uma resposta simples a essa pergunta: Uma boa gestão de suas máquinas agrícolas e um controle de quando foi feito o último reparo.

Os equipamentos e máquinas usados na sua propriedade rural precisam de um constante cuidado e manutenção para não gerar perda de recursos para você, produtor rural.

Esse cuidado se destina a manter os instrumentos em pleno funcionamento para se ter um ótimo resultado na plantação e colheita. Consequentemente evitando atrasos e prejuízos que poderiam ocorrer pela falta de manutenção.

Se você percebeu que os seus equipamentos têm que ser trocados muito rápido ou estragam quase sempre, fique atento, a sua manutenção não está sendo feita.

Quero te contar tudo sobre a gestão de máquinas agrícolas e como isso pode influenciar positivamente os seus resultados.

ads

Gestão de máquinas agrícolas: o que é

Fazer as suas máquinas durarem mais pode até parecer um mistério ou algo muito difícil, mas na realidade não é!

Quando você faz o controle da gestão dos seus equipamentos sabe exatamente o estado de conservação de cada um e o que precisa ser feito para evitar falha em sua execução.

Mas, você sabe o que é uma boa gestão de máquina agrícola?

É um processo que visa o preparo do planejamento das manutenções necessárias por cada equipamento de sua propriedade.

Busca aumentar a vida útil do maquinário utilizado no seu agronegócio através das corretas práticas de gestão de máquinas agrícolas e com isso evita os gastos desnecessários com a compra de instrumentos que tiveram seu tempo de uso reduzido devido à falta de manutenção preventiva adequada.

Ao te ajudar a evitar certos gastos, a gestão de máquinas agrícolas também te ajuda a aumentar os lucros que tem em sua fazenda e assim aumentar os investimentos em seu negócio.

Mas, não se engane! Há um jeito certo de fazer a sua gestão de máquinas de forma certa.

Você precisa organizar o seu planejamento e a correta divisão dos seus recursos dentro da sua necessidade. Não é simplesmente fazer uma gestão por fazer. Executar um roteiro de sua gestão é um dos meios que poderá te ajudar nessa caminhada.

Agora que você sabe o que é uma gestão agrícola, que tal descobrir os seus principais benefícios para sua lavoura?

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Benefícios da gestão de máquinas agrícolas

A gestão do seu equipamento é uma das partes mais importantes para o crescimento do seu negócio, pois evita trocas desnecessárias e ajuda a evitar falhas na sua produção e colheita.

Para que você entenda ainda mais sobre as vantagens de se fazer um bom controle do estado de conservação do seu maquinário, elencamos aqui os principais pontos positivos. Continue lendo para saber!

Os principais pontos positivos são:

  1. Reduz gastos desnecessários com a compra de equipamentos que poderiam ter sido mais bem utilizados;
  2. Aumenta o tempo de utilização dos maquinários da propriedade;
  3. Melhora o rendimento da sua plantação e colheita;
  4. Ajuda na organização e controle do estado de conservação dos seus equipamentos.

Pelos benefícios que você tem ao fazer o correto planejamento e roteiro da sua gestão de equipamentos já pôde perceber que máquina parada por falta de atenção é dinheiro perdido e isso não é nada bom para você.

Se você não costuma fazer reparos, chegou a hora de repensar e começar a fazer a manutenção de forma correta e regular.

Como isso tudo influencia na produtividade de sua propriedade, nada melhor que entender como funciona a gestão de produtividade de suas máquinas agrícolas. Vamos lá?

Como funciona a gestão de produtividade de máquinas agrícolas

Tãoimportante quanto saber os benefícios de se fazer a gestão do seu maquinário é compreender como funciona a gestão da produtividade em seu agronegócio. Isso vai ajudar você a melhorar os resultados do seu negócio.

Sabe por quê?

Quando se une máquinas com manutenção adequada, implementos bem geridos e o cultivo correto, você evita desperdícios e tem um maior nível de acerto. Esse nível de acerto no cultivo é capaz de aumentar a produtividade da sua propriedade.

Com a gestão da produtividade, você pode ainda analisar quais são os melhores períodos, caminhos e manejo para cada tipo de plantação. E não para por aí!

Ela ainda reduz o uso de insumos e de tempo em cada produção, o que economiza o seu tempo em cada plantação.

Muito legal, certo?

O que é gestão de implementos agrícolas

Sabia que a gestão dos implementos agrícolas te ajuda a otimizar a operação da sua produção agrícola e a reduzir custos com a produção?

Isso é possível, pois é através dela que você, produtor rural, será capaz de contabilizar todos os gastos que têm com as máquinas através de um levantamento profundo de todos os equipamentos que você possui, como são utilizados, quais são os mais utilizados e desde quando.

Muitos produtores rurais pecam ao não dar a devida atenção a contabilização de todos os seus implementos agrícolas. A falta de informações e dados não deixa você tomar as atitudes corretas de investimento e manutenção.

Então, a gestão de implementos agrícolas veio para te ajudar a otimizar a sua frota e a sua produtividade através de um controle e gestão de dados.

A gestão de implementos também poderá te ajudar a manter o inventário da sua propriedade em dia.

Você sabe o que inventário agrícola?

É a reunião de informações sobre a quantidade de equipamentos que você tem à sua disposição em sua propriedade. Essa ação de inventariar os seus recursos têm por foco contabilizar e ajustar as quantidades de recursos necessários à sua realidade.

Assim como a gestão de máquinas e de implementos, o inventário sempre deve ser feito e mantido atualizado para a saúde financeira da fazenda.

E tudo isso é mais fácil com o uso de tecnologias e softwares que são destinados a otimizar o tempo e evitar possíveis erros financeiros.

Vamos entender como a tecnologia vem ajudado na gestão de máquinas agrícolas. Continue lendo para saber!

Uso de software na gestão de máquinas agrícolas

Já deve ter notado como a tecnologia e os softwares estão presentes para facilitar algumas atividades rotineiras. A agricultura foi um dos setores que mais foram beneficiados com a implementação de muitas inovações.

Dentre essas novidades estão os softwares que auxiliam na gestão e controle das máquinas agrícolas e dos implementos. Assim você consegue ter mais agilidade para ter atenção a situações que precisam.

Algumas das vantagens de se usar a tecnologia para te ajudar em sua propriedade são as seguintes:

  1. O número de possíveis erros na sua gestão são reduzidos;
  2. Maior acesso a informações e dados da sua propriedade;
  3. Aumento do controle dos equipamentos e de sua vida útil.

Com todas essas vantagens, você terá mais tranquilidade para gerenciar o seu agronegócio e ter mais crescimento e lucro.

Conclusão

Há muita preocupação em como obter melhores resultados nas plantações, porém pouco se observa a qualidade dos instrumentos de trabalho que estão sendo utilizados e isso pode trazer para você mais prejuízo que lucro.

A gestão de máquinas agrícolas é algo que precisa ser visto como prioridade por todos os produtores rurais, já que interfere na produtividade da produção.

Ela visa fazer um planejamento e roteiro de quando e como você terá que fazer a manutenção dos equipamentos e assim ajuda a prolongar a vida útil. Com esse prolongamento você evitar compras desnecessárias, o que favorece o seu negócio.

Você faz a gestão das suas máquinas agrícolas de forma correta?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.