hibridos-de-milho

Share

Saiba tudo sobre híbridos de milho: o que são e outros fatores

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O milho é muito versátil, pode ser utilizado como forragem, matéria-prima para dietas de frangos e suínos.

Por causa da sua importância, o cereal sofreu modificações com o intuito de selecionar características que atendam a interesses específicos.

Como por exemplo, o desenvolvimento de cultivares com maior quantidade de proteína, adaptados a diferentes regiões não produtoras de grãos e a resistência de pragas.

Atualmente o Brasil é o país que mais investe no desenvolvimento de cultivares de milho híbrido tropical. Com pesquisas com o objetivo de aumentar o seu teor de proteína.

Nas principais regiões produtoras de milho do Brasil, desde a metade do século XX, segue o mesmo modelo presente nos Estados Unidos. Que é a utilização de sementes híbridas.

As sementes híbridas apresentam maior potencial de rendimento, devido aos trabalhos de melhoramento genético.

ads

A adoção conjunta de cultivares melhoradas, de insumos e de técnicas de cultivos adequados faz com que o rendimento da sua lavoura cresce continuamente.

Em primeiro lugar, a modificação ocorrida na arquitetura das plantas. Como por exemplo, o menor porte, maior proporção de grãos, abaixamento da inserção da espiga, tornou o cultivo mais produtivo e eficiente.

Dessa maneira, resultou em menor porcentagem de acamamento e espigas mais adaptadas à colheita mecânica.

Além do mais, pode-se afirmar que existem cultivares adaptadas a qualquer região do Brasil e a qualquer sistema de produção.

Você pode explorar o máximo potencial produtivo das sementes de híbridos de milho. Venha conhecer mais sobre o assunto.

O que é milho híbrido?

As sementes de milho são reconhecidos como híbridos ou variedades. Sendo que os híbridos podem ser simples, duplos ou triplos. Os híbridos simples são obtidos do cruzamento de duas linhagens puras.

O híbrido combina características dos genitores, ou seja, dos seus pais. Mas a sua reprodução não é recomendada por gerar produto inferior.

Híbridos de milho: conheça os tipos

As linhagens são plantas obtidas por meio de autofecundações, no qual a flor masculina (pendão) fertiliza a flor feminina (espiga) do mesmo pé de milho. As linhagens são plantas com melhores características que são mantidas por contínuas autofecundações.

As exigências para produção de híbridos simples são rigorosas quanto a pureza das linhagens, sendo que a autofecundação serve para isso. Logo, os pais são livres de qualquer mistura ou contaminação não desejada.

Os híbridos simples são apropriados para sistemas de produção que utilizam alta tecnologia, pois possuem o maior potencial produtivo. Além de serem as sementes mais valorizadas comercialmente.

De acordo com Embrapa, o híbrido simples é o tipo mais comercializado no Brasil, com 86% do mercado em relação aos outros na safra 2019/20.

O híbrido duplo é o produto do cruzamento entre dois híbridos simples, sendo indicado para média tecnologia.

Enquanto, que o híbrido triplo é o cruzamento entre a linhagem pura e híbrido simples. O seu cultivo é conveniente para produtores que utilizam de média a alta tecnologia.

Os híbridos só tem alto vigor e produtividade na primeira geração, sendo necessária a aquisição de sementes híbridas todos os anos. Se os grãos colhidos forem semeados, haverá diminuição de 15% a 40% na produtividade, a depender do híbrido.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Estabilidade e produtividade

Os híbridos simples são potencialmente mais produtivos que os outros tipos, além de apresentar maior uniformidade de espigas e de plantas.

Devido a isso, as sementes de híbridos simples são mais caras, custa acima de R$ 300 o saco de 60 mil sementes, o que é suficiente para plantar um hectare.

Os híbridos duplos são variáveis em características da espiga e da planta. O seus custo é mais baixo que o preço da semente dos híbridos simples e triplos.

Os híbridos triplos são bastante uniformes e seu potencial produtivo é intermediário entre os híbridos simples e duplos. O mesmo ocorre com o preço de suas sementes.

Em termos de produção de sementes de cada um dos híbridos, existe peculiaridades que merecem destaques. A produção de milho híbrido simples é mais difícil, enquanto a obtenção de híbridos duplos é mais fácil.

Sementes de milho híbrido simples custam mais por produzirem mais grãos em condições de alta tecnologia e por se obter menos sementes por área plantada, logo são mais valorizadas.

Híbrido de milho

Cada híbrido contém características diferentes. Por isso, a escolha do híbrido é tão importante, pois aquele feito para regiões frias não suportam as condições de alta temperatura.

Como também existe os híbridos específicos para silagem, que facilitam a digestão pelos animais. Além do melhor aproveitamento dos nutrientes, o que resulta maior produção de leite e carne.

Assim faz com que tenhamos produtos compatíveis com a realidade das diversas condições do país.

Hoje, é possível encontrar híbridos anões de altas produtividades, resistentes à seca, milhos com maior teor de óleo, plantas com maior digestibilidade para uso como silagem para gado e resistentes as pragas dos grãos armazenados.

Qualidades especiais do híbrido de milho

As sementes de milho híbrido apresentam algumas características melhores do que a semente de milho comum, como alta produtividade e vigor. Mas é necessário a aquisição de sementes híbridas todos os anos, pois ela perde a qualidade se for replantada.

Se você semear os grãos colhidos, você terá redução no potencial da produtividade entre 15 até 65%, a depender do tipo de híbrido semeado. Além de grande variação entre plantas e perda de vigor, tudo o que você não quer para o seu cultivo.

É significativa a produtividade, uniformidade e vigor dos híbridos de milho, logo é interessante o seu cultivo para fins comerciais.

Produção de sementes de milho híbrido

O milho híbrido é o resultado do vigor do cruzamento de pais selecionados previamente.

A semente comercial de milho híbrido é aquela colhida em campos especiais de cruzamentos, no qual obedece determinadas técnicas. Como o plantio de plantas masculinas que são doadoras de pólen e as femininas que recebem o pólen e formam espiga.

Nos campos especiais de cruzamento, se realiza a retirada do pendão das plantas de milho que serão receptoras de pólen (femininas). Da mesma forma, isola os cultivos para evitar contaminação de pólen de milho que possui características indesejadas.

Os campos de produção de híbridos, simples, duplos ou triplos, deverão ser bem isolados das demais lavouras de milho, para evitar contaminação de pólen que não é do seu interesse.

Além de outros cuidados para garantir a você uma semente de qualidade, como, a escolha de solo, que deve ser produtivo.

Ainda o emprego de adubação, capinas e amontoas em quantidades suficientes para manter o terreno livre de plantas daninhas, para não prejudicar o desenvolvimento dos grãos, que serão as sementes comercializadas.

Dessa forma, o combate aos insetos, a colheita na época devida, secagem, seleção, classificação e tratamento das sementes, são importantes para chegar a você sementes híbridas de qualidades.

Outra técnica importante para o plantio é o número de fileiras no campo de produção. Para híbridos simples, utiliza duas fileiras de plantas de milho fêmeas (espigas receptoras de pólen) para uma fileira de macho (planta de milho com pendão, doador de pólen).

Os campos para produção de duplos são, geralmente, plantados com seis fileiras de plantas de milho fêmeas, que serão retiradas os seus pendões, para duas fileiras de plantas machos.

Isto significa, que 25% da área não será utilizada para produção de semente, por causa da população de plantas machos (doadoras de pólen). Essa razão de semeadura para produção de sementes vai depender da capacidade de polinização do macho.

Fonte:Agrolink

Como resultado da retirada dos pendões, as plantas da fileira feminina serão fecundadas por pólen caído das fileiras masculinas e, desta maneira, resulta no cruzamento. Tudo isso, feito pelas indústrias de produção de semente de milho híbrido.

Unidade beneficiadora de semente de milho híbrido

A unidade beneficiadora de semente de milho híbrido tem a função de transformar o produto da colheita em um material de alto valor agrícola.

Híbrido de milho para silagem

Os híbridos com alta produção de grãos não produzem a melhor silagem. Pois, características boas como secagem rápida e textura dura são bons somente para a produção de grãos.

Fonte: José Florentino

Os grãos de milho com textura dura apresentam aproveitamento mais baixo pelos animais pois tem menor digestibilidade. Hoje, você pode selecionar híbridos com base na qualidade da forragem e assim melhorar o valor da alimentação da silagem.

Melhor híbrido para silagem

É importante que a silagem não tenha valores muito superiores de fibra, por ser prejudicial ao desempenho do animal.

Quando o animal consome silagem com alto teor de fibra ocorre o enchimento do rúmen o que provoca a redução da ingestão de alimento.

O melhor híbrido para silagem é aquele que proporciona silagem teor de fibra entre 36 e 48%.

Portanto, é o híbrido e o seu manejo em campo que vão estabelecer as qualidades da sua silagem.

É fundamental que as cultivares para silagem sejam indicadas com base na digestibilidade do amido. E estudos indicam que os grãos do tipo dentado são mais bem aproveitados pelo animal.

Isso porque no grão dentado a maior parte do amido fica mais solto o que facilita a digestão pelos animais. Os grão do tipo dentado são aqueles macios quando secos, além de possuir endentação (aprofundamento) na parte superior do grão.

Conclusão

Aqui você viu o que são milhos híbridos, inclusive o melhor híbrido para silagem, agora você conhece melhor e isso vai resultar positivamente na sua produção.

Com essas dicas em mãos agora é fácil fazer a escolha do melhor híbrido de milho, que é um dos mais importantes passos para o seu cultivo.

Como você escolhe o seu híbrido de milho?

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro dos próximos textos!

programa de pontos do produtor rural - myfarm


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *