holding rural

Share

A Holding Familiar e Rural – Da Ruína ao Sucesso em poucos Passos!

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

A Criação de Holding Rural se tornou um modelo de sucesso para diversos Produtores Rurais, especialmente visando a Economia de Impostos, Proteção do Patrimônio do agricultor. Com o forte crescimento do agronegócio, que atingiu a marca de quase 30% de participação no PIB, se tornando um dos setores mais pujantes da economia Brasileira. Esse tema vem se tornando cada vez mais relevante, não só nas rodas de bate-papos entre fazendeiros, como nas maiores universidades do Brasil e dos USA.

Com mais de 60% da atividade agrícola sendo exercida ainda na pessoa física do produtor rural, com operações comerciais complexas, como a compra e venda de máquinas e implementos agrícolas, insumos, com alto giro e volume financeiro, além do desafio enorme na comercialização da safra. Dessa forma, terras, meios de produção e o patrimônio dos produtores, ainda estão configurados na grande maioria do agro na pessoa física.

O crescimento vertiginoso dos negócios agrícolas da família, iniciado anos atrás com muito esforço e trabalho pesado dos patriarcas e matriarcas familiares, que viram seu patrimônio se multiplicando e não sentiram a necessidade, ou por inércia, ou medo, de estabelecerem uma empresa ou mesmo que a tenha estabelecido, ainda desconhecem os benefícios fiscais, tributários e sucessórios de uma sociedade no formato Holding.

Mas o que vem a ser a Holding? Muito desenvolvida no ambiente empresarial e agora também uma tendência, que veio para fincar os pés no ambiente agrícola. Ela é uma poderosa ferramenta de proteção do patrimônio familiar e rural do patriarca e matriarca, visando o planejamento sucessório desses bens e direitos às próximas gerações. Definindo termos, papéis dos herdeiros, administradores e mais ainda a continuidade do negócio rural, mesmo com a falta do patriarca e matriarca a frente dos negócios.

A palavra “Holding” é de origem inglesa e significa proteger, controlar, manter e guardar o patrimônio nela contida. Podendo serem constituídas em sociedade simples ou empresária, onde os sócios podem ser pessoas físicas ou jurídicas.

Planejar o amanhã, economizar caminhões de impostos, organizar quem fará o que, planejar como fica a administração dos bens, a proteção do patrimônio e a sucessão hereditária às próximas gerações, com inteligência, planejamento e todo carinho e cuidado que a família merece, são alguns dos benefícios de se criar uma holding rural.

Essa importante ferramenta de planejamento sucessório, pode dar os seguintes benefícios à atual e as futuras gerações:

  • A Continuidade do negócio da empresa rural a partir do momento da transição, morte do patriarca e matriarca;
  • Economia de impostos sucessórios, que no formato pessoa física, podem arruinar de 10 a 20% dos bens do patriarca e matriarca;
  • Definição clara do papel dos administradores e dos herdeiros, formatado na medida certa das aptidões e vontades dos fundadores, chamado de acordo de acionistas;
  • Evita brigas e destruição da família por interesses financeiros e de gestão no negócio da família, após o falecimento dos fundadores;
  • Evitar o gasto com advogados, custas e inventários que podem se estender por anos e anos e consumir fazendas, produtos e muitos recursos e até a morte do negócio;
  • Benefícios Fiscais, especialmente pela troca da pessoa física para a jurídica, com a redução da carga tributária no imposto de renda e outros benefícios fiscais; além do retorno de capital sob a forma de lucros e dividendos sem incidência de tributação, como na pessoa física;
  • A preservação do patrimônio pessoal e empresarial;
  • A otimização total do processo sucessório.

A pessoa jurídica proporcionará ainda uma maior negociação na compra e venda de máquina e insumos agrícolas, facilitando também o acesso ao crédito junto às instituições financeiras, bem como menor burocracia na venda de grãos e produtos.

Melhora da gestão de pessoal, técnicas agrícolas, com melhor emprego de pessoas, aumento de produtividade, menores riscos trabalhistas, dando maior continuidade e rentabilidade ao negócio da família.

Por fim, a constituição de uma holding rural com o objetivo de reorganizar e administrar o patrimônio do produtor agrícola além dos inúmeros benefícios acima, direcionada por um especialista em planejamento sucessório, que conduzira a formação da Holding em conjunto com as estratégias jurídicas adequadas e em conformidade com a legislação e interesses dos fundadores, ratifica, consolida e integra um dos maiores legados, para essa e as futuras gerações, que assim desejarem passar por esse processo transformador de planejamento sucessório!


Publicado por:
Economista e Contador formado pela PUC MG, especialista em Sucessão de Empresas Familiares por Babson College University USA, com MBA em Finanças pelo IBMEC, integra o seleto grupo dos melhores planejadores financeiros do mundo o MDRT.
Share