indicadores-de-fertilidade-do-solo

Share

Conheça os indicadores de fertilidade do solo e saiba como eles podem aumentar sua produtividade

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Você sabe quais são os principais indicadores que podem melhorar ou prejudicar o seu plantio? Na hora de iniciar uma produção é preciso levar em consideração diversos fatores que podem influenciar na qualidade do solo, ou seja, a fertilidade do solo.

Ficar de olho nesses indicadores possibilita que você faça o manejo da qualidade do solo e, consequentemente, garanta um plantio com resultados mais satisfatórios.

Naturalmente os solos possuem nutrientes e microorganismos importantes para sua manutenção biológica. Mas a saúde do solo envolve um equilíbrio não só desses fatores biológicos naturais, mas de outros fatores químicos e físicos que também precisam estar em harmonia.

Um solo saudável tem a capacidade de oferecer tudo que os animais, as plantas e outros seres precisam. É por isso que a saúde do solo precisa estar sempre em dia, assim como a nossa.

É isso que vai garantir com que o solo continue fértil, fornecendo nutrientes para as plantas, absorvendo a quantidade de água necessária e equilibrando minerais e outras substâncias.

indicadores de fertilidade do solo
Práticas de manejo do solo adotadas no cultivo da cebola
Fonte:Portal Mais Soja – UFSM

O que é a Qualidade do Solo, afinal?

A Sociedade Americana de Ciência do Solo caracteriza a qualidade do solo como a capacidade dele funcionar, “dentro de um sistema natural ou manejado”, mantendo ou melhorando a produtividade vegetal, animal, a qualidade da água e do ar, além de suportar ações externas.

ads

Estudos mostram que os indicadores de qualidade do solo são fundamentais para saber se todas as substâncias presentes no solo estão em quantidades ideais e desempenhando seu papel adequadamente.

É que indicadores funcionam como um mapa de informações para o agricultor. A partir dele, é possível avaliar a qualidade do solo em três níveis importantes: químicos, biológicos e físicos.

É por meio dessas três categorias de indicadores que você vai poder avaliar se o ecossistema presente no seu solo está saudável e se as propriedades naturais, químicas e físicas estão em equilíbrio. Além disso, com os indicadores você pode acompanhar a propensão deste solo tanto nas atuais plantações como em plantios futuros.

indicadores de fertilidade do solo
Biologia do solo e a qualidade do sistema produtivo
Fonte:Fertiláqua

Como falamos, existem três categorias de indicadores do solo: químicos, físicos e biológicos. Vamos explicar cada uma delas a seguir.

Indicadores químicos

Os indicadores químicos se referem ao teor de matéria orgânica do solo, à acidez do solo, ao conteúdo de nutrientes e aos elementos fitotóxicos presentes.

A matéria orgânica do solo é a biomassa microbiana, substâncias orgânicas solúveis em água (minerais de argila e carbono) e a matéria orgânica popularmente conhecida como húmus.

A acidez do solo é medida pela concentração de íons H+, que também é um dos indicadores de fertilidade do solo. A acidez vai indicar se o solo é básico ou ácido. A escala de pH utilizada para medir a acidez varia de 0 a 14.

Quanto mais baixo for o valor do pH do solo, maior a sua acidez. Ao contrário, quanto maior o pH, menos ácido é o terreno, estando a neutralidade no valor 7,0. Lembrando que cada cultura possui um pH ideal.

Oconteúdo dos nutrientesé a disponibilidade de macronutrientes e micronutrientes no solo, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, nitrogênio, ferro, boro, enxofre e outros.

Os fitotóxicos são fertilizantes, herbicidas e metais pesados que também são indicadores químicos do solo e quando em excesso podem prejudicar o desenvolvimento das plantas.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Indicadores físicos

Entre os principais indicadores físicos de qualidade do solo sob o ponto de vista agrícola, estão a textura, estrutura, resistência à penetração, capacidade de água disponível e taxa de infiltração.

A textura é a proporção relativa entre areia, silte (limo) e argila presentes em um solo. A variação desses três elementos é o que define se o solo é argiloso, arenoso ou franco.

A estrutura se refere ao arranjo proveniente da ligação das partículas de areia, silte, argila com a matéria orgânica em estruturas menores, chamadas de peds ou agregados. A estrutura tem grande influência no desenvolvimento das plantas como o armazenamento de água e nutrientes e resistência à erosão.

A resistência do solo à penetração das raízes se refere à densidade do solo, ou seja, à sua compactação. O intenso tráfego de máquinas agrícolas pode causar a compactação do solo, por exemplo. Essas alterações de compactação podem impedir a penetração das raízes e, consequentemente, afetar a qualidade do solo e sua produtividade.

indicadores de fertilidade do solo
Agregados em coleta de solo
Fonte: Banco de Imagens Embrapa

A capacidade de água disponível é a quantidade de água presente no solo, por meio da absorção e armazenamento da água da chuva e o quanto dessa água este solo oferece para as plantas.

A taxa de infiltração é o movimento interno da água no solo medido pela relação entre quantidade precipitada e quantidade escoada.

Indicadores biológicos

Os indicadores biológicos são muito importantes na ciclagem dos nutrientes e no crescimento das plantas. São eles: a biomassa microbiana do solo, o nitrogênio, a respiração microbiana e a atividade enzimática.

A biomassa microbiana do solo é constituída por bactérias, fungos, protozoários e algas do solo. É um componente essencial da matéria orgânica que, entre outras funções, regula a ciclagem de nutrientes.

O nitrogênio é responsável pelo crescimento das plantas e produção de novas células e tecidos. É o nitrogênio que promove ainda a formação de clorofila, que é um pigmento verde encontrado nas folhas capaz de capturar a energia solar e é responsável pela fotossíntese, a respiração das plantas.

A respiração microbiana do solo é feita pelas minhocas, que são essenciais no processo de aeração do solo. Esses animais são decompositores e por isso se alimentam de restos de vegetais e animais, fazendo a renovação de nutrientes no solo.

indicadores de fertilidade do solo
Fonte:Embrapa / Foto: George Brown

A atividade enzimática é a ação dos microrganismos que decompõem a matéria orgânica e liberam nutrientes às plantas. As enzimas desempenham papel fundamental, atuando como catalisadoras que resultam na decomposição de resíduos orgânicos, ciclagem de nutrientes e formação da matéria orgânica do solo.

Importância de entender os indicadores de qualidade do solo

Agora que vimos um pouco sobre alguns dos principais indicadores da qualidade do solo, é possível compreender como é complexo manter um solo saudável e fértil.

Para garantir um solo com boa qualidade é preciso ficar atento a todos os indicadores, porque eles precisam estar em harmonia e equilíbrio.

Para isso, todos os indicadores precisam ser acompanhados constantemente, a fim de assegurar maior produtividade das plantações e culturas.

Conhecendo as necessidades nutricionais de cada cultivo e os indicadores da qualidade do solo, é possível realizar um manejo mais eficiente e produtivo, aliando adubação, tempo de plantio e alternância de culturas.

O ideal para avaliar os indicadores de forma mais exata é fazer uma análise de amostragens do solo, que é uma espécie de exame. Nele, é possível avaliar as condições físicas, químicas e biológicas gerais do solo.

Avaliar os indicadores de qualidade do solo é estar atento às principais condições de fertilidade do solo. É acompanhar de perto se um solo está saudável para receber determinado cultivo.

Você já conhecia esses indicadores de qualidade do solo? Faz monitoramento desses indicadores? Como você avalia a saúde do solo na sua produção?

Fontes: Embrapa, Revista Brasileira de Tecnologia Aplicada nas Ciências Agrárias, Sociedade Americana de Ciência do Solo e Revista Agricultura e Mar Actual


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.