insumos-agrícolas

Share

Como os insumos agrícolas podem otimizar a produtividade da lavoura?

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

A agricultura é responsável por grande parte da economia brasileira. E para garantir a alta lucratividade que o setor apresenta, a utilização de insumos agrícolas é necessária.

Os insumos agrícolas desempenham funções extremamente importantes na agricultura pois aumenta a qualidade final dos produtos e a produtividade.

O que seria da agricultura se não tivesse mecanismos para fertilizar o solo, controlar pragas e doenças e demais equipamentos que auxiliam você nas atividades agrícolas?

Sem o uso de insumos agrícolas é impossível alimentar a população atual do mundo, visto que, a qualidade da colheita e a produtividade seria menor. Portanto, eles são necessários para o sucesso de qualquer cultivo.

Os insumos somam atributos positivos nos processos de desenvolvimento das plantas.

No que se refere a competitividade apresentada pela agricultura, a procura de insumos com alta tecnologia, qualidade e eficiência é necessária. Pois só assim, para você consegue culturas cada vez mais rentáveis e produtivas.

ads

Insumos agrícolas

Os insumos agrícolas tem duas definições, pode ser um serviço ou um bem necessário para a sua produção. Sendo, máquinas e equipamentos, fertilizante ou defensivos agrícolas.

Um dos principais insumos são os nutrientes que são fornecidos as plantações, por meio dos adubos. Quando os adubos não são oferecidos no cultivo causam deficiências nas plantas, o que compromete a produtividade.

Fonte: IZagro

Importância dos insumos agrícolas

A importância dos insumos agrícolas diz respeito ao controle da produtividade e maior lucratividade. Além de limitar o crescimento de plantas daninhas e combater pragas e doenças.

Fonte: IZagro

A cerca do tipo de bico de pulverização, ele influencia no tamanho da gota, área de cobertura e também no alcance da mistura. Por esse motivo, usar bico de pulverização errado não assegura o controle de doenças e pragas, além de gerar desperdício de insumos.

Os insumos da agricultura orgânica são diferentes da agricultura convencional. Pois, a agricultura orgânica só é permitido o uso de insumos de origens naturais e certificadas. E a agricultura convencional, se utiliza diversas fontes sejam elas, químicas, mecânicas e sintéticas.

Logo, o uso de insumos agrícolas é fundamental independentemente do tipo de agricultura, o que de certa forma melhora o resultado final da produção.

Quais são os tipos de insumos agrícolas?

Os insumos agrícolas são divididos em químicos, biológicos e mecânicos.

Fonte: Fazendas Mato Groso Agro

Enfim, os insumos agrícolas são todo fator de produção usado com o objetivo de garantir a proteção e a nutrição das plantas. No intuito de obter boa produtividade da lavoura e colheitas com ótima qualidade.

Insumos agrícolas biológicos

Os insumos agrícolas biológicos são os compostos orgânicos. Como por exemplo, predadores de pragas, restos de cultura, insetos benéficos como os polinizadores, adubos, fertilizantes naturais e estercos.

Fonte: Embrapa

Os biodefensivos são organismos vivos usados como agentes de controle. É o segmento que mais cresce dentre os insumos biológicos. E a principal função dos biodefensivos é controlar a população de pragas.

Insumos agrícolas químicos

Os insumos agrícolas químicos são oriundos de rochas e minerais, como por exemplo, temos o calcário, defensivos agrícolas e adubos químicos.

Insumos agrícolas mecânicos

Os insumos mecânicos utilizados na agricultura são as inovações tecnológicas, como os implementos agrícolas, as máquinas e os equipamentos. Dentre eles, os mais comuns são:

  • Semeadoras;
  • Arados;
  • Pulverizadores;
  • Tratores;
  • Sistema de irrigação.

Os insumos agrícolas mecânicos agilizam a rotina, principalmente na execução das atividades da fazenda. Visto que, os tipos de insumos agrícolas são bem variados.

No campo, a tecnologia está diretamente ligado aos insumos agrícolas.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Produtividade x insumos agrícolas

Para o desenvolvimento de qualquer cultura é necessário o uso de insumos. Sejam eles insumos biológicos, fertilizantes, defensivos e sementes. Sem a utilização dos insumos, não seria capaz de corrigir as deficiências de nutrientes no solo, entre outras situações.

Por esse motivo, é preciso fazer o uso correto dos insumos agrícolas e procurar os mais eficientes e que respondem as necessidades do seu cultivo. Além de compreender como os insumos melhoram a produtividade.

Semente

Por meio da tecnologia é criada sementes com muita qualidade seja física, genética, sanitária e fisiológica. O que permite elevado desempenho no campo. Pois, assegura maior velocidade de emergência, população adequada das plantas e melhor desenvolvimento.

Cultivos com melhores desenvolvimento fecham as entrelinhas mais rápido, assim evita a presença de pragas e o controla de modo eficiente as plantas daninhas.

Biotecnologia

A biotecnologia é definida como qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, como a soja RR e as demais sementes transgênicas. Sendo o seu uso um tipo de insumo.

Nesse sentido, a biotecnologia é necessária na agricultura, pois ajuda na produção de insumos ao possibilitar aperfeiçoamento genético das plantas. No qual elas resistem mais com os problemas climáticos, pragas e doenças.

Como exemplo, temos insumos agrícolas, como as sementes que por meio da biotecnologia são tolerantes a moléculas químicas presente nos herbicidas para o controle de plantas daninhas. E outras sementes resistentes a insetos.

Outro tipo de característica desenvolvidas nas sementes são para tolerar a seca. Posto isto, a biotecnologia é importante ao fazer sementes tolerantes.

Avaliação dos insumos agrícolas

Observamos que sementes modificadas geneticamente são um tipo de insumo originado por meio da biotecnologia. A avaliação final tem a função de aferir a segurança do produto a saúde de humanos e animais e ao meio ambiente.

Por defender as condições ambientais, a biossegurança é a favor da correta manipulação de produtos. E, assim reduz os riscos à saúde, que abrange ou não o uso de insumos.

Fertilizante

Os fertilizantes orgânicos ou minerais são fundamentais no desenvolvimento das plantas. Pois, provem ao solo nutrientes necessários para o cultivo emergir, crescer e desenvolver folhas, sementes e frutos.

A utilização inteligente e a aplicação de fertilizantes de qualidade são fundamentais para o crescimento da produção agrícola. Eles desempenham grandes benefícios para a produtividade, sendo eles:

  • Estimulam os mecanismos de defesa das plantas;
  • Recuperam as propriedades físicas do solo;
  • Diminuem a erosão e outros impactos ambientais;
  • Aumentam a absorção de água pelo cultivo.

Insumo biológico

A utilização de insumos biológicos proporcionam aumento das opções no mercado que se complementam.

Fonte: Norte Agropecuário

Tais insumos também atuam na correção do solo, pois beneficiam o equilíbrio de nutrientes e aumenta os teores de matéria orgânica. Além de potencializar a produtividade e preservar o meio ambiente.

Defensivo agrícola

Os defensivos agrícolas são os insumos utilizados nas lavouras. Sejam elas de soja, café, milho, algodão e arroz. Bem como, são empregados no morango, uva e tomate.

Fonte: Jovens do Agro

Os defensivos agrícolas são produtos físicos, químicos e biológicos utilizados na agricultura. São aplicados para o controle de pragas e doenças que prejudicam a lavoura e assim garante a saúde das plantas.

O país se destaca entre os maiores compradores de defensivo agrícola do mundo. De acordo, com Unearthed o investimento brasileiro na aquisição é de 3,3 bilhões de dólares no ano de 2018.

Insumos agrícolas x sustentabilidade

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação define agricultura sustentável como, atividade agrária que preserva os recursos naturais para atender às necessidades futuras.

É viável produzir alimentos e fibrar para todos por meio da constante produção e contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura.

Pois, o agronegócio confronta uma nova revolução. As tecnologias desenvolvidas alteram a forma de cultivar, pela otimização dos recursos naturais.

Agricultura de precisão

Agora vamos falar dos insumos agrícolas de precisão. Aqueles voltados para a gestão da fazenda. Como as tecnologias que informam dados e coordena as decisões da produção agrícola.

Os insumos são racionalizados por meio da agricultura de precisão. Logo, torna importante ferramenta para utilização eficiente dos insumos. Ainda, com a adoção da agricultura de precisão o consumo de insumos será reduzido na sua propriedade.

A utilização de tecnologias colabora para a obtenção de benefícios econômicos resultantes ao uso de insumos, como reduzir os danos ao meio ambiente.

Ainda, com o uso de sensores na lavoura contribuem para a aplicação na quantidade necessária dos insumos agrícolas, de acordo com as exigências da cultura em desenvolvimento.

Além do mais, com a utilização de sensores possibilita o monitoramento em tempo real das plantas cultivadas.

Conclusão

Os insumos agrícolas são essenciais para a sua produção, pois compreende desde os equipamentos e máquinas (insumos mecânicos),fertilizantes, defensivo agrícola a pós de rocha (insumos químicos).

Por toda extensão desse conteúdo, trouxemos a importância dos insumos e suas classificações.

Dessa forma, padrão tecnológico no momento é definido pelas sementes geneticamente modificadas, herbicidas e fertilizantes químicos utilizados. E todos eles estão associados a boas produções agrícolas.

Quais são os insumos agrícolas mais utilizados na sua propriedade?

programa de pontos do produtor rural - myfarm


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *