manutenção de tratores

Share

Guia de como manter a manutenção de tratores sempre em dia

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Já aconteceu de você atrasar o seu planejamento de produção por falta de equipamento na sua lavoura?

Casos como esse são acontecimentos que poderiam ser facilmente evitados por você, mas que por falta de controle da manutenção acabaram por afetar o processo de produção da sua propriedade rural.

Por mais que pareça estranho essa falta de planejamento é mais comum do que você possa imaginar.

Os equipamentos são uma das partes principais no processo de cultivo e colheita da sua produção e precisam receber o cuidado adequado para que não te deixem na mão quando precisar deles.

Funciona da mesma forma que o seu corpo. Para que o seu corpo permaneça saudável para você executar as suas atividades diárias é preciso manter as consultas médicas de rotina em dia para que possa detectar possíveis problemas.

E para que as manutenções dos seus equipamentos sejam bem efetivas é essencial criar um planejamento para que os seus recursos não sejam usados de forma desnecessária com tratores que possuem o seu prazo de manutenção em dia.

ads

Você imaginava que a manutenção dos seus tratores precisava de tantos detalhes assim?

Esses detalhes fazem parte da gestão rígida que você necessita ter em todos os processos que envolvem a sua propriedade rural.

Então, continue com a gente para entender tudo que precisa saber sobre a manutenção de tratores.

O que é manutenção de equipamentos agrícolas

Quase tudo que você possui precisa de manutenção uma vez ou outra e o importante é saber o momento em que deve ser feito e o que precisa ser feito.

Porém, antes de entrarmos mais profundamente na manutenção dos tratores da sua propriedade rural é essencial que você entenda o que caracteriza esse processo de manutenção que tanto estamos falando.

Você sabe dizer o que é o processo de manutenção?

A manutenção é um processo no qual você foca no alongamento da vida útil de um determinado equipamento através de ações que visam o seu funcionamento adequado.

As ações feitas durante o processo de manutenção de seus tratores fazem com que os custos diretos e indiretos com o equipamento sejam mais bem planejados e assim reduzidos.

Cada equipamento e peça que está presente em sua composição possuem um momento específico para que a manutenção seja feita e você precisa ter tudo isso bem anotado.

E quando a peça e o trator são novos. Como fazer para saber o tempo ideal para se realizar a primeira manutenção?

O prazo para se realizar a manutenção dos tratores é estabelecida nos manuais que os fabricantes dão aos compradores.

Para que assim você consiga realizar o planejamento das manutenções no tempo certo e com isso evitar que os seus tratores fiquem inutilizados por muito tempo.

Por trás da manutenção em dia existem muitos benefícios a mais do que somente manter o trator em pleno funcionamento.

Vamos falar um pouco da importância da manutenção preventiva para os equipamentos da sua fazenda.

Continue lendo para saber!

Importância da manutenção preventiva do trator

Ninguém quer atrasar o planejamento feito para o começo da produção ou gastar mais recursos do que o necessário para a correção de um erro no trator que poderia ter sido evitado anteriormente.

Isso compromete a sua rentabilidade e lucratividade, o que acaba por interferir no crescimento da sua propriedade rural.

Já parou para pensar quanto recurso e tempo poderiam ter sido economizados com a criação do planejamento da manutenção dos tratores da sua lavoura?

É com esse questionamento que queremos conversar com você sobre a importância da manutenção preventiva dos seus equipamentos.

Iniciar a implantação do processo de manutenção preventiva do maquinário utilizado em sua plantação é uma tarefa que exige uma mudança de mentalidade.

Você precisa lembrar que muitas vezes a manutenção corretiva é mais cara que a manutenção preventiva. A razão para isso é simples, você não terá que arcar somente com a correção, mas também com os custos do atraso da plantação e de ter um equipamento parado.

São custos elevados que você não precisa ter em sua propriedade rural, se implementar um bom planejamento das suas manutenções preventivas.

Para exemplificar mais a importância dessa ação preventiva, elencamos as principais vantagens do processo de manutenção de equipamento preventiva.

Os pontos positivos essenciais de se mencionar acerca da manutenção preventiva são os seguintes:

  • Te auxilia a alcançar a economia nos custos de mecanização;
  • Evita falha de tratores por falta de manutenção;
  • Faz com que a vida útil do equipamento aumente;
  • Ajuda você a desenvolver o planejamento do controle das manutenções dos tratores da sua propriedade rural;
  • Reduz a entrada de agentes que causem aumento da temperatura da máquina devido aos atritos que acontecem entre os componentes do trator e consequentemente há uma queda no seu nível de desgaste.

Agora que você entendeu as vantagens que poderá ter se implantar um planejamento de ações de manutenção preventiva de seus tratores, é a hora de saber quais são os passos essenciais para realizar a correta manutenção dos tratores.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Passos para realizar a manutenção corretiva em tratores

Fazer a manutenção preventiva dos tratores de sua propriedade rural pode ser algo mais simples do que você imagina.

Existe alguns passos que você pode utilizar em seus equipamentos para poder facilitar o seu processo de verificação do estado de conservação do maquinário e das peças que o compõem.

Vamos descobrir quais seriam esses passos para você observar em seus tratores?

  • Mantenha a calibragem dos pneus em dia para aumentar o tempo de vida útil desse item;
  • Cuide sempre para que a limpeza dos filtros dos tratores seja feita diariamente, pois há um acúmulo muito grande de impurezas;
  • Faça a correta limpeza do radiador do equipamento para evitar superaquecimento do motor do trator;
  • Verificar o nível de água do radiador também é uma tarefa de extrema importância para preservar a sua vida útil;
  • Faça checagem constante do nível de óleo do motor do seu trator.

Com o uso dessas dicas, você consegue aumentar o nível de vida útil das peças do seu trator e com isso diminuir os custos da sua manutenção preventiva.

Tão essencial quanto conhecer os passos para se ter um aumento da vida útil das peças do equipamento, é conhecer quais são os tipos de manutenções existentes.

Conheça os tipos de manutenção de tratores

Quando você vai montar o seu planejamento de ações de manutenção, é necessário ter em mente que existe mais de um tipo de manutenção nas quais você pode se deparar.

Cada uma das formas de manutenção possui uma característica específica que você precisa saber diferenciar.

Por isso, trouxemos para você os três tipos de manutenções de equipamentos que poderá se deparar em seu cotidiano.

Os tipos de manutenções que você poderá observar no seu cotidiano são:

  • Manutenção corretiva: é caracterizada por acontecer após o equipamento não está mais em funcionamento devido a falha de alguma peça;
  • Manutenção preventiva: Tem por foco uma ação concreta antes que o trator apresente alguma falha de funcionamento. Ela visa reduzir o índice de queda de desempenho;
  • Manutenção preditiva: Nesta forma de manutenção, há um controle sistêmico do índice de desempenho que poderá permitir a você saber o momento certo para a manutenção dos componentes dos equipamentos. Ideal para quando uma lavoura possui muitos maquinários.

São três tipos diferentes de manutenção que impactam o seu negócio de maneiras diferentes e você precisa estar atento a cada uma delas.

Conclusão

A manutenção dos tratores é uma ação que precisa ser bem planejada e feita com regularidade para que você possa colher os seus benefícios.

São ações simples que evitam a perda de qualidade da sua plantação e aumentam a sua lucratividade.

Você executa a manutenção dos seus equipamentos agrícolas periodicamente?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.