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Prospectando clientes no Agronegócio através do Marketing Digital

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Aprenda como utilizar o marketing digital para prospectar novos clientes no Agronegócio, aumente sua carteira e o seu marketing share.

Captar novos clientes é o desafio de qualquer empresa e, ainda mais, para consultorias, por serem normalmente empresas com estruturas menores. Desta forma, é essencial ter meios escaláveis que permitam que o consultor não desfoque da sua principal atividade.

Neste sentido, o Marketing Digital representa um canal bastante acessível, que permite que o consultor possa ampliar sua área de atuação, sem necessariamente ter que fazer investimentos altos.

Quais as vantagens do Marketing Digital

Para o consultor que precisa prospectar mais clientes e aumentar suas receitas, o Marketing Digital possui diversas vantagens sobre o marketing tradicional.

1 – O investimento para se ter uma presença digital é muito inferior ao marketing tradicional

Para um consultor de gestão, principalmente para quem desenvolve sua atividade individualmente, é bastante prático, rápido, fácil e barato manter a presença digital. Você pode manter um perfil nas redes sociais a custo zero ou, por exemplo, investir menos de R$100,00 mensais para ter um domínio personalizado com o nome da sua empresa.

2 – Torne-se uma autoridade do seu negócio

Você pode utilizar as ferramentas do Marketing Digital para divulgar os seus cases de sucesso e também os conhecimentos que você possui e o tornam autoridade no mercado do Agronegócio. Desta forma, você irá reforçar para o seu público que de fato tem conhecimento da área que atua, o que irá facilitar suas vendas.

3 – Passe a competir com empresas maiores

Através do Marketing Digital você passa a competir também com empresas maiores e com mais capital, o que seria quase impossível nos canais tradicionais de marketing devido aos altos custos para se anunciar em mídias como rádio, TV ou até mesmo outdoors.

Com um Blog, por exemplo, você pode passar a aparecer para produtores rurais de todo o Brasil que estão em busca de um consultor para realizar um projeto de financiamento.

4 – Consiga segmentar o seu público com mais eficiência

Levando suas estratégias para os canais digitais você terá mais facilidade para alcançar o seu público com maior assertividade. 

Para isto, é necessário estruturar uma persona, que é a representação do seu perfil ideal de cliente, entender a sua jornada de compra e identificar os principais interesses.

5 – Mensure os seus resultados com maior eficácia

Diferente do marketing tradicional, no digital você consegue mensurar os seus resultados com muito mais precisão. Desta forma, você terá dados para avaliar quais investimentos irão oferecer maior retorno em número de vendas.

Para ter mais controle sobre os seus dados é essencial definir quais indicadores de performance (KPIs) são essenciais para sua estratégia. Exemplos de KPIs de cobrança mais comuns no digital são: Custo por Clique (CPC),Custo por Mil Visualizações (CPM) e Custo por Aquisição (CPA).

Como utilizar o Marketing Digital para prospectar clientes no Agronegócio

Agora que você já percebeu que pode obter excelentes resultados na sua consultoria mesmo estando no Agronegócio, iremos compartilhar algumas estratégias que utilizamos aqui no MyFarm e nos ajudaram a captar clientes em todo o Brasil.

Hoje o Marketing Digital já conta com diversas ferramentas que você pode utilizar na sua estratégia de crescimento, mas você não precisa realizar todas ao mesmo tempo, podendo focar para manter dois ou três canais ativos.

Vamos então conhecer quais ferramentas você pode utilizar na sua consultoria:

Site ou Portal

O site é  um canal fundamental para garantir sua presença digital, ajudando você a ser encontrado nas buscas locais, por exemplo, quando o produtor da sua região buscar no Google por um prestador de serviço.

Além disso, através do site, você pode trazer elementos que reforcem a sua autoridade, mostrem o valor das suas entregas e até mesmo cases de sucesso.

Redes sociais

Estar nas redes sociais também ajuda a aumentar a sua lembrança de marca e é uma maneira de humanizar a sua empresa, tornando-a mais próxima dos seus clientes.

Para nós que atuamos com produtores rurais, é importante entendermos em quais redes sociais eles se encontram, desta forma, podemos focar os esforços.

Anúncios pagos

Investir em anúncios pagos pode ajudar na geração rápida de novas oportunidades, além disso, você pode escolher para que tipo de perfil os anúncios serão direcionados, garantindo que eles sejam mostrados somente para perfis que correspondam ao seu público-alvo.

Os canais de tráfego pago mais utilizados são:

Facebook: Apesar de ter sido lançada em 2004, ainda conta com 148 milhões de usuários no Brasil, sendo que 28% têm entre 25 e 34 anos. Faixa etária em que se encontram os sucessores dos produtores rurais.

Google: Através da plataforma de anúncios do Google é possível alcançar produtores a partir de palavras-chave, o que dá bastante assertividade nos anúncios. O custo para anunciar é relativamente mais caro que o Facebook, porém é possível ser mais assertivo na segmentação, dependendo da estratégia.

Instagram: Trata-se de uma plataforma com público semelhante ao Facebook e com engajamento médio de 1,6%. Os anúncios de ambas as redes sociais são feitos através da mesma plataforma, o Gerenciador de Negócios, o que facilita as configurações.

LinkedIn: É uma rede voltada inicialmente para contatos profissionais, no entanto, dentre seus usuários, já possui um número relevante de produtores rurais e demais profissionais do Agronegócio. Como, por exemplo, executivos de Companhias Agrícolas, Cooperativas, Indústrias e Distribuição.

Blog

Investir em um Blog é uma estratégia que gera resultados de médio a longo prazo. Se o foco for ranquear o seu site na pesquisa orgânica do Google, por exemplo, pode ser necessário um prazo maior para que você consiga realizar as suas primeiras vendas.

Porém, a curto prazo, você também pode utilizar o seu conteúdo para nutrir os leads gerados através dos anúncios pagos ou até mesmo usar os textos como anúncio para construir públicos para remarketing.

Materiais Ricos

Esses  tipos de infoprodutos são também chamados de iscas digitais, você pode se utilizar do seu conhecimento para criar planilhas, e-books, cursos e oferecê-los de forma gratuita, mediante cadastro, ou a um custo mais baixo.

Gerando assim leads, que posteriormente poderão se tornar oportunidades de venda. Estes mesmos materiais podem ser oferecidos através do seu Blog ou também podem ser transformados em anúncios nos já citados canais de tráfego pago.

Gostou das dicas? 

Como parceiro do MyFarm, você poderá participar de treinamentos exclusivos, sessões de benchmarking com outros profissionais do Agronegócio e pode até divulgar os seus serviços para toda a nossa rede de contatos.

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Publicado por:
Representante de Vendas do MyFarm, já ajudou mais de 150 produtores a darem o primeiro passo na informatização da fazenda. Especialista em Marketing Digital e Inovação Comercial.
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