Plantio de trigo: dicas para um cultivo de sucesso

Share

Plantio de trigo: dicas para um cultivo de sucesso

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O cultivo de trigo requer alguns cuidados para garantir sucesso na produtividade. Por isso, é importante se planejar e entender as particularidades dessa cultura.

Preparamos este artigo para te ajudar a entender o clima mais favorável para essa cultura bem como aprender a plantar o trigo e saber o porquê vale a pena a investir nesse setor.

Ficou interessado?

Então, confira a seguir!

Qual é a melhor época para plantar trigo?

De modo geral, o recomendado é que a semeadura seja realizada no período indicado para cada município conforme o zoneamento agrícola para a cultura de trigo.

Para ter acesso às portarias atualizadas do Zoneamento Agrícola de Risco Climático para trigo, nas diferentes unidades da Federação, você deve acessar o site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Clima

Considerando que a época de plantio está diretamente ligadas às condições climáticas, é importante ressaltar que para suas diferentes fases o trigo tem suas particularidades.

Logo, na fase de emergência o ideal é que a temperatura do solo esteja em torno de 15ºC e umidade cerca de 120mm (50 – 200 mm). Já no perfilhamento, o recomendado é a temperatura entre 8 e 18ºC e umidade 5mm/mês (30 a 80mm).

Em seguida, no fim do perfilhamento ao espigamento, a temperatura deve estar entre 8ºC e 20ºC com chuvas mensais em 40mm. Por fim, do espigamento à maturação a temperatura ideal é em torno de 18ºC, com chuvas até 60mm/mês, sendo que geadas e ventos fortes são danosos ao trigo.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Qual o ciclo da cultura do trigo?

O ciclo da cultura de trigo é dividido em 5 fases:

Plantula: fase em que ocorre a germinação da semente, isto é, a emergência da plantinha na superfície (5 a 7 dias). A partir das emergências dá-se a fase de plantula com o aparecimento das 3 primeiras folhas verdadeiras (12 a 16 dias).

Perfilhamento: abrem-se as folhas e surgem os perfilhos (7 a 8 unidades). Esta fase dura 15 a 17 dias.

Alongamento: nessa fase há o aparecimento do primeiro nó do colmo, a planta cresce, aparece a folha – bandeira (última da planta). Esta fase dura 15 a 18 dias, sendo que no final dá-se o emborrachamento.

Espigamento: emergência completa da espiga, floração, frutificação e início de enchimento dos grãos. Dura entre 12 e 16 dias.

Maturação: término de enchimento dos grãos, maturação do grão, folhas e espiga secam. Esta fase dura 30 a 40 dias.

ciclo de desenvolvimento da cultura de trigo
Escala Feekes-Large de crescimento e desenvolvimento de trigo e correspondente formação dos componentes do rendimento de grãos.
Fonte: Large, 1954

Como se planta trigo?

Confira um passo a passo de como iniciar a sua plantação de trigo.

Adquira as sementes de trigo

Antes de iniciar o plantio de trigo, é importante adquirir sementes de qualidade para garantir bons resultados na lavoura.

Dessa forma, o indicado é comprar as sementes em viveiros de plantas ou de outros produtores que já tenha obtido sucesso na safra.

Na prática, existem duas espécies de trigo, o trigo comum e o trigo duro. Ambos são usados para produção de alimentos para pessoas e animais e se adaptam com facilidade ao clima do Brasil.

Selecione o local para o plantio

Depois de adquirir as sementes, é o momento de escolher o melhor local para a plantação do cereal, considerando condições climáticas ideias para o cultivo.

Em síntese, as regiões sul e sudeste do Brasil são indicadas para plantar o trigo, visto que, oferecem temperaturas mais amenas e o trigo precisa de oscilações entre 15ºC e 20ºC para se desenvolver.

No entanto, no Centro-Oeste, onde o calor é constante, as plantações de trigo tem avançado. Neste caso, o recomendado é investir na irrigação mecânica para manter a qualidade e evitar que o excesso de exposição ao sol prejudique a planta.

Prepare o solo

Assim como as demais etapas, o preparo do solo é fundamental para obter bons resultados no plantio do trigo.

Por isso, é importante preparar o solo, com pelo menos, um mês de antecedência do processo de semeadura.

Assim, se outra cultura foi plantada anteriormente no local, é importante limpar o solo com arado para que os resíduos sejam moídos, se decomponham e não interfiram no crescimento do trigo.

Vale destacar que a aplicação deadubos orgânicos e produtos para enriquecer o solo fazem toda diferença para o desenvolvimento saudável da cultura.

Semeadura

A semeadura do trigo consiste basicamente em fixar a semente no solo.

Assim, primeiramente, é feita a abertura das covas de 15 centímetros de profundidade e largura e logo após faz-se a semeadura, por meio de uma máquina semeadora, a fim de economizar tempo e prevenir o desperdício das sementes.

Por fim, basta fechar as covas com duas camadas de terra para que ocorra a germinação. Lembrando que é essencial manter a terra irrigada na proporção adequada, principalmente na fase inicial de desenvolvimento.

Acompanhe o desenvolvimento do trigo

Após plantar o trigo, é importante acompanhar o seu desenvolvimento. Assim, caso a região não tenha períodos regulares de chuva, o recomendado é utilizar a irrigação mecânica e controlada para garantir o desenvolvimento da cultura desde a germinação até a maturação.

Nesta etapa, é importante ficar atento ao aparecimento de pragas, que pode acontecer 30 dias após a emergência. O surgimento de pragas e plantas daninhas podem ser combatido por meio de uso de herbicidas à base de:

  • Pendimethalin, para gramíneas, em pré-emergência;
  • Bentazon ou 2,4 D-Amina ou 2,4D – Ester, para daninhas de folhas largas, em pós emergência, durante o perfilhamento.

As pragas mais comuns nesse tipo de culturas são a Broca-do-colo ou lagarta-elasmo – Elasmopalpus lignosellus, Lepidoptera, Phycitidae.

Como é feita a colheita do trigo?

Em resumo, a colheita da cultura de trigo deve ser realizada por meio de máquinas colheitadeiras que colhem e descascam os grãos ao mesmo tempo. Depois de colhidos, os grãos devem ser armazenados.

Na prática, o grão está preparado para a colheita após 110 a 120 dias do plantio. Isso ocorre quando a planta está com a coloração amarelada (típica de palha),a espiga dobrando e os grãos duros.

Após realizar a colheita, é importante ficar atento em relação ao valor da saca de trigo que geralmente varia significativamente. Portanto, escolha o momento mais propício para realizar a venda do cereal.

Por que plantar trigo?

Podemos dizer que a cultura de trigo é uma das mais rentáveis do mercado, devido a variedade de alimentos que são produzidos a partir desse cereal.

Além disso, o trigo é o segundo cereal mais consumido do mundo, sendo que o Brasil é um dos países que mais produz, consome e exporta, o que o torna um setor economicamente estável e rentável.

Contudo, o nosso país fornece condições favoráveis para o seu cultivo, o que contribui para uma colheita de alta qualidade. Não é atoa que o Brasil é considerado um dos maiores exportadores deste grão.

Gostou deste conteúdo e quer continuar aprendendo sobre plantações de grãos? Confira nossos artigos sobre plantação de milho e plantação de soja.

Até a próxima!


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *