recursos naturais não renováveis

Share

Saiba quais são os recursos naturais não renováveis

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

A natureza é o foco da agricultura e o desenvolvimento sustentável é buscado por agricultores e pesquisadores para um maior rendimento das propriedades rurais sem causar prejuízos ao meio ambiente.

O consumo desenfreado é uma preocupação de todos que entendem a gravidade de escassez de recursos no planeta para a sobrevivência humana.

Muitos pensam que os recursos do planeta são infinitos assim como o seu desejo de ter e consumir, porém essa afirmação não é verdadeira e é preciso ter em mente a importância do uso correto dos recursos do planeta.

Muito se fala na TV sobre a escassez hídrica que sofremos na época de seca e o mal uso da água frente a necessidade da utilização consciente.

Porém, não é somente com a água que devemos nos preocupar!!!

O planeta possui dois tipos de recursos os renováveis e os não renováveis e saber a diferença entre os dois é essencial em sua vida!

ads

Vamos lá.

Saiba a diferença entre recurso natural renovável e não renovável

A natureza nos rodeia a todo momento e conduz a nossa vida aqui na terra, por isso respeitar os seus limites é essencial para que possamos viver com qualidade de vida.

Não somente a nossa geração, como a geração futura. Já pensou em como as suas ações têm impactado na sobrevivência do planeta?

Vamos te contar aqui sobre os recursos que a terra possui. São eles: os renováveis e os não renováveis.

Aprendemos a diferença entre eles quando estamos na escola, mas você se lembra quais seriam elas?

Primeiro é preciso ter em mente que o dilema do desejo de consumo ilimitado x recursos limitados de produção avança inclusive no estudo da Economia.

Os recursos naturais renováveis são aqueles que se consumidos de maneira racional não se esgotam, pois os recursos naturais possuem um período para a sua renovação natural que precisam ser respeitados.

Alguns exemplos de recursos naturais são: solo, floresta e água.

E os recursos naturais não renováveis?

Esses merecem muito mais atenção, por isso deixamos um tópico somente para falar dos recursos naturais não renováveis.

Continue lendo para entender o que são e como preservá-los!

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

O que são recursos naturais não renováveis

Todos os recursos que não forem respeitados podem acabar, até mesmo os recursos renováveis, isso porque tudo precisa de um tempo para se recompor.

Isso não seria diferente com os recursos naturais não renováveis. Você sabe o que significa um recurso ser não renovável?

Se não sabe, não tem problema. Pois, vamos te contar agora.

Os recursos naturais não renováveis podem ser aqueles recursos que possuem uma reserva limitada em nosso planeta ou que a sua renovação seja extremamente lenta, podendo levar milhares de anos para isso.

Por isso, quanto mais consumimos os recursos naturais não renováveis de forma desenfreada, mas rápido eles se esgotam.

É por esse motivo, que é tão necessária a reciclagem de materiais que possam ser reutilizados. Além de reduzir a poluição no planeta ainda ajuda a manter o consumo inteligente dos recursos da terra.

Uma curiosidade interessante sobre os recursos naturais não renováveis é que a sua extração muitas vezes é muito prejudicial ao planeta, pois precisamos emitir muito carbono através das máquinas para conseguirmos ter acesso a esses recursos.

Há ainda uma subdivisão nos recursos naturais não renováveis. Você sabe qual é essa divisão?

Os recursos não renováveis podem ser divididos em:

  1. Minerais energéticos;
  2. Minerais não energéticos.

Os minerais energéticos são aqueles que podem se renovar, porém demora milhares de anos para que isso aconteça. Já os não energéticos são realmente limitados, uma vez consumidos não se renovam.

Por esse motivo, você precisa entender quais são os principais recursos não renováveis que mais utilizamos em nosso dia a dia.

Continue lendo esse artigo para descobrir!

Conheça os principais recursos não renováveis do planeta que utilizamos

Cotidianamente estamos utilizando os recursos que o planeta nos oferece, sendo ele renovável ou não renovável.

Precisamos entender quais são os recursos que mais fazem parte da nossa vida para que saibamos lidar com o seu uso de forma consciente e sustentável não importa se ele é renovável ou não renovável.

Por isso, trouxemos os recursos não renováveis mais comuns em nosso cotidiano para que possa saber como lidar.

Os recursos não renováveis mais utilizados pelo homem para a execução de suas atividades são:

  1. Ouro;
  2. Prata;
  3. Cobre;
  4. Ferro;
  5. Carvão;
  6. Petróleo;
  7. Gás natural;
  8. Energia Nuclear, pois requer urânio que demora muito tempo para se recompor.

São muitos os recursos não renováveis que precisamos para o nosso dia a dia e saber disso mostra a necessidade de termos um consumo consciente para que eles não se esgotem rápido e assim possamos criar outras tecnologias para reduzir ainda mais seu uso.

Para isso é preciso compreender como pode preservar os recursos naturais não renováveis. Você sabe o que poderia fazer para reduzir o uso dos recursos naturais não renováveis?

Vamos te explicar tudo no próximo tópico.

Entenda como preservar os recursos naturais não renováveis

Por mais que saibamos que os recursos naturais não renováveis podem se esgotar totalmente caso não seja usado da melhor maneira vem uma pergunta:

Por que ainda continuamos com um alto consumo e de forma desenfreada?

A resposta é simples e clara. É mais barato, porém altamente poluente e perigoso. Por isso, é tão importante entender como podemos preservar esse recurso antes que eles acabem definitivamente.

Para se preservar os recursos naturais não renováveis é preciso que façamos uma substituição para os recursos renováveis. Isso vem sendo feito de maneira gradual nas últimas décadas.

Alguns recursos renováveis que poderíamos usar com mais frequência são:

  1. A energia eólica;
  2. Energia hidráulica;
  3. Energia solar;
  4. Energia geotérmica e a biomassa.

Uma outra solução é a reciclagem e reutilização dos materiais que podem ser reaproveitados depois de usados. Podemos ter como exemplo de materiais recicláveis a garrafa pet, o papel e os eletrônicos descartados.

Agora que você entendeu como podemos preservar os recursos do nosso planeta, é essencial conhecer como são as reservas do Brasil.

Recursos naturais no Brasil: descubra quais são

O Brasil é um país que possui uma vasta extensão territorial, por isso é muito rico em todos os tipos de recursos naturais.

Segundo o Portal Solar cerca de 59% do território é coberto por árvores e 12% da água potável do mundo se encontra no Brasil.

O Brasil ainda possui capacidade na produção de Petróleo e de minérios como ferro, bauxita e manganês.

Por essa razão, é preciso que você cuide ainda mais dos recursos naturais que estão presentes em nosso país.

Conclusão

A preocupação com o meio ambiente tem crescido cada vez mais perante o governo e a população.

Uma razão para isso é o maior conhecimento da importância de se cuidar dos recursos naturais que a natureza proporciona para a sobrevivência humana.

Para isso, é preciso conhecer quais são as diferenças entre os recursos naturais renováveis e não renováveis.

Os recursos naturais renováveis são renovados naturalmente pela natureza, já os não renováveis não são renovados ou a sua renovação demora milhares de anos.

Mesmo que os recursos naturais renováveis sejam renovados, é essencial que você tenha cuidado no seu uso. Pois, eles possuem um prazo para se recompor.

Como anda o seu consumo dos recursos naturais?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.