sucesso do agronegócio brasileiro

Share

O crescente sucesso do Agronegócio brasileiro; saiba tudo!

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O Brasil é um país de muitas oportunidades e cresce a cada dia mais, por mais que tenha sofrido com os impactos trazidos pela pandemia da COVID –19.

Essa realidade de prosperidade e crescimento também é vista no setor agrícola, uma das áreas mais importantes para a economia brasileira.

Isso porque são as propriedades rurais brasileiras que mantém grande parte da melhora do PIB brasileiro através das suas exportações para outros países.

Por ser tão essencial ao Brasil, muitos pesquisadores destinam seus trabalhos a encontrar diversos instrumentos que possam ser usados para que a agricultura brasileira reduza cada vez mais a sua influência no meio ambiente.

O governo brasileiro, assim como os produtores rurais, tem uma grande preocupação com a manutenção dos solos brasileiros e do meio ambiente.

Por mais que esteja em franco sucesso e crescimento, a agricultura é um trabalho que lida com muitas incertezas como as climáticas.

ads

Esse é um dos motivos para que você, produtor rural, sempre esteja atento ao seu processo produtivo através do uso das diversas tecnologias presentes no mercado para te ajudar.

Você, que ainda não entende a importância do sucesso do agro brasileiro para a sociedade, é nosso convidado a continuar lendo esse artigo até o final.

Vamos lá?

Produção agrícola no Brasil

A agricultura tem se tornado cada vez mais importante para a economia brasileira e essa força é vista nos incentivos governamentais, bem como nas ajudas como a criação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).

Todo esse sucesso que o agro brasileiro mostra para o mundo traz olhares que muitas vezes são dotados de preocupações com a agressividade que os produtos brasileiros chegam no mercado.

Por isso, não é raro você deparar com discursos de países dizendo não comprar produtos agrícolas advindos de resultados de desmatamentos. Argumento que ajuda no protecionismo estatal frente a dificuldade de concorrer com os produtos vindos do Brasil.

O sucesso do agro é tão forte que uma pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) apresentada na UOL em 2021 diz que o Brasil é o responsável por alimentar cerca de 10% da população mundial através dos seus produtos agropecuários.

Isso dá o equivalente a cerca de 800 milhões de pessoas. Desse consumo total, a maioria veio dos grãos e oleaginosas que são plantados pelos produtores rurais brasileiros.

Esse alto consumo de grãos e oleaginosas é visto no aumento dos cultivos de soja, milho e sorgo. As maiores plantações produzidas em solo brasileiro.

Agora que você entendeu a importância da produção agrícola brasileira para o mundo, é necessário compreender quais são os principais produtos brasileiros que são exportados.

Você saberia dizer quais são as commodities mais exportadas?

Vamos te contar agora! Continue lendo o texto para saber.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Principais cultivos do agronegócio brasileiro

O sucesso do agro brasileiro é forte em muitas espécies de plantas, porém não para aí!

Você sabia que além de grãos, o Brasil também exporta carnes?

Pois é, incrível a força do agronegócio brasileiro. Com relação as carnes o Brasil é o 2º produtor e 1º exportador mundial de carne de frango e é o 4º exportador de carne suína.

Isso porque a base da alimentação dos animais são os grãos e as oleaginosas que produzimos tão bem.

Por isso, queremos te contar quais são os principais cultivos de sucesso do agro brasileiro. Vamos lá?

  1. Cana- de- açúcar: sempre esteve presente na história do Brasil;
  2. Café: Esse cultivo também sempre fez parte do agronegócio do país e não perdeu a sua importância;
  3. Soja: É a plantação que mais rende lucratividade aos produtores brasileiros, seguido do milho;
  4. Milho: Junto com a soja traz saldos positivos a balança comercial brasileira. Porém, atualmente o maior produtor é os EUA;
  5. Cacau: Estamos entre os 10 maiores produtores de cacau, matéria-prima do chocolate.

Vendo a quantidade de alimentos que o país produz, está claro que somos um sucesso e uma potência no agronegócio.

Para continuarmos nessa posição muitas propriedades rurais, com a ajuda do governo, investem no uso de tecnologia para otimizar a produção como softwares de gestão rural.

Agora que você conhece os principais produtos que o agro brasileiro exporta, é essencial saber quais os benefícios que o sucesso do agro brasileiro traz a economia.

Conheça os benefícios do agro para a economia brasileira

O sucesso do agronegócio brasileiro faz com que muitas pessoas tenham interesse em investir cada vez mais na área agrícola.

Para isso, é importante conhecer os principais pontos positivos que o sucesso do agro pode trazer para você.

Vamos descobrir? Continue lendo o texto para saber.

As vantagens que a agricultura pode trazer para a sociedade são:

  1. A economia melhora através das exportações e do consumo interno de insumos;
  2. Traz mais comida para a população interna;
  3. Ajuda na fabricação de outros produtos que precisamos;
  4. Investimentos em tecnologias para o uso no campo;
  5. Aumento na geração de empregos.

São vários benefícios trazidos pelo sucesso do agro que você poderá ver em uma sociedade que possui a agricultura forte e estabelecida.

Agora que você conheceu alguns dos principais pontos positivos que a agricultura pode te trazer, é o momento de entender a relação entre o agro e o meio ambiente.

Você sabe a correlação que existe entre um e outro?

Se não sabe, leia o próximo tópico para compreender essa correlação importante!

Agricultura brasileira e o meio ambiente

Hoje os temas mais discutidos são a sustentabilidade, mudança climática e efeito estufa. São preocupações que também estão presentes na agricultura brasileira, pois são fatores que interferem no rendimento das plantações da safra.

E não somente isso!

Essa preocupação em plantar sem trazer desgaste ambiental faz com que surjam discursos protecionistas por governos de outros países que importam os alimentos comercializados pelo Brasil.

Porém, o Brasil é um dos países que possuem a agricultura mecanizada e tecnológica para produzir mais com menos impacto.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) é uma das extensões do governo que reúne pesquisadores capazes de descobrir novas tecnologias para um desenvolvimento sustentável.

Segundo a Forbes, os últimos 40 anos a agricultura brasileira foi capaz de aumentar a produção de alimentos de forma sustentável e com alta produtividade. Tudo graças as inovações tecnológicas utilizadas na produção das propriedades rurais. Dessas inovações, 60 foram escolhidas para aprimoramento das pesquisas.

A partir disso, você consegue perceber que o sucesso do agro brasileiro segue junto do cuidado com o meio ambiente para que possamos ter uma vida mais saudável para as gerações futuras.

Você sabia do alto nível tecnológico da agricultura brasileira?

Não é só os equipamentos que ajudam nessa plantação sustentável. As novas formas de manejo também auxiliam.

Exemplos claros são a adubação verde e a rotação de culturas, manejos muito usados na maioria das lavouras.

Conclusão

O sucesso do agronegócio brasileiro é a exemplificação da força da agricultura brasileira, tanto externamente quanto internamente.

Essa força faz com que nossos produtos sejam exportados com valores competitivos gerando algumas ações protecionistas por parte de outros governos.

Mas, não somente isso!

O sucesso do agro brasileiro é feito levando em conta a necessidade da preservação do meio ambiente e do cuidado com o solo.

Isso é possível graças as inovações tecnológicas implantadas nas lavouras brasileiras e dos novos manejos usados.

Você sabia da importância do agronegócio brasileiro?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

Quais os danos do Dicamba na soja?