tecnologia-na-lavoura

Share

A tecnologia a favor da sua lavoura – saiba tudo aqui!

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

A tecnologia na lavoura garante inovação constante de vocês, seja por meio dos softwares de gestão, internet das coisas, automação, drones e GPS agrícola.

A ascensão de novas tecnologias é grande no agronegócio, criadas para diminuir o tempo de produção e facilitar a gestão. Além de aumentar a sustentabilidade e a produtividade da sua lavoura.

De softwares de gestão a GPS agrícola, veja quais são as novidades em tecnologia presente nas propriedades rurais.

Os softwares de gestão

Os softwares de gestão é uma das principais tecnologias do agronegócio que busca melhorar a atividade agrícola. Com eles é possível visualizar e analisar dados, assim você define estratégias que ajudarão na tomada de decisão.

Seja como for, é possível administrar sua fazenda de qualquer lugar tendo conexão na internet. Vários são os softwares que oferecem serviços que melhoram práticas de gestão e até mesmo de finanças, que são personalizados a rotina da sua fazenda.

Internet das coisas

A internet das coisas oferece conectividade para sensores que estão em máquinas ou na lavoura que dessa forma será possível gerar dados. As informações geradas são estabelecidas em tempo real, assim você acompanha de forma ágil a sua fazenda.

ads

Estes sensores conseguem perceber os teores de nutrientes no solo e a necessidade de água da sua plantação. Você pode escolher o tipo de sensor que mais se ajusta as suas necessidades. Pois, existe no mercado variados modelos de sensores.

Automação

A automação é uma das tecnologias mais empregada no agronegócio. Hoje em dia, é possível automatizar todo processo agrícola. Dessa maneira, sua fazenda pode realizar tarefas de forma eficiente, de modo a evitar atrasos, prejuízos e desperdícios nas atividades.

Fonte: Blog Agrosomar

Por isso, tem recebido muito investimento nos últimos anos. Pois, é possível atribuir tarefas repetitivas para máquinas que desempenham de forma autônoma. Deste modo, você fica livre para planejar assuntos mais estratégicos da sua propriedade.

Drones

Drones são pequenas aeronaves controladas a distância, nele são acoplados câmeras de alta resolução e diversos tipos de sensores. As fotos tiradas pelos drones possuem alta resolução e excelente qualidade. E não são prejudicadas pelas condições adversas do clima.

Fonte: Drone na agricultura

Essa tecnologia inova a agricultura, por meio de suas imagens é possível:

  • Contar plantas;
  • Medir altura da plantação;
  • Detectar pragas;
  • Medir a eficácia de tratamentos realizados no cultivo;
  • Monitorar a necessidade de insumos.

Com essa tecnologia é possível que você otimize o uso da água, pesticidas, fertilizantes e sementes. Além de proporcionar o agir rápido contra qualquer tipo de dano na plantação.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

GPS agrícola

O Sistema de Posicionamento Global, ou simplesmente GPS, é outra tecnologia bastante difundida na agricultura. Que torna possível amostragens virtuais do solo, o completo mapeamento da plantação e inspeção dos processos agrícolas.

As vantagens da utilização do GPS na sua fazenda são: coleta de dados da lavoura e localização exata de amostras de solo. Além do monitoramento de máquinas durante o serviço realizados na sua propriedade. Assim, aumenta a qualidade dos processos agrícolas.

Fonte: + Soja

Com esta tecnologia é possível manter a produtividade da lavoura, com a menor número de funcionários. Funciona conectado à internet e é dotado de programas, que você vai aprender com a prática.

Principais inovações e a importância da tecnologia agrícola

As plantações modernas apresentam altas produtividades proporcionadas pelas operações agrícolas que são realizadas de forma diferente se comparada a algumas décadas atrás.

Junto a isso podemos citar o gerenciamento que por meio dos avanços tecnológicos oferecem inovações ao campo. Como por exemplo, o maquinário agrícola inteligente, que frequentemente funciona de forma autônoma, sem precisar ser realizado pelo operador.

As grandes plantações implementam tecnologias, como o uso de drones, que revolucionaram os diversos tipos de processos agrícolas. Juntamente com o uso de sensores de umidade e temperatura, GPS e imagens aéreas.

Fonte: GestAgro360º

As imagens aéreas são ferramentas aliadas a você, pois são utilizadas para monitorar processos erosivos nas áreas de cultivos. Essas fotos são feitas por meio de drones, que podem ser utilizadas também para avaliar a produtividade agrícola.

Agricultura de precisão

Os avanços tecnológicos permitiram que a agricultura se torna-se mais precisa. Sendo definida como agricultura de precisão, que trouxe maior produção, aumento da eficiência e dos lucros, e ainda garante maior segurança nas operações.

As novas tecnologias atende as demandas de gestão de toda plantação como por exemplo de insumos e monitoramento. Portanto, alcançam resultados favoráveis pois são capazes de aumentar a produção.

Pois, em vez de operar máquinas, o operador vai inserir no computador os dados que vão servir de comando para elas. Assim, os equipamentos funcionam em turnos maiores, o que resulta em produtividade maior.

Tecnologia agrícola

Os avanços tecnológicos proporcionam ganhos, diminuem custos e facilitam a sua gestão. Um dos primeiros avanços na agricultura foi o uso do GPS. Logo, proporcionou a entrada de outras tecnologias, como o uso de máquinas guiadas por satélites ou computadores.

Visto que, tratores guiados por GPS, seja na colheita, na aplicação de agroquímicos e na semeadura, reduzem tempos de parada e possibilita ganho de performance. Outra grande inovação foi o sistema integrado.

Com a criação dos sistemas integrados, foi possível acessar dados por meio de qualquer computador e até mesmo pela tela do smartphone. Assim, permite que você tenha controle total de toda plantação.

Outra tecnologia do setor agrícola é a utilização de drones, como vimos acima. São pequenas aeronaves não tripuladas que realizam monitoramento aéreo em tempo real. Quando acoplados com sensores, reconhecem condições ideais para plantio.

Os drones são utilizados em diversos processos no agronegócio, como na colheita e na detecção de pragas na plantação. Esses são apenas um dos vários exemplos que podem ser utilizados na agricultura para aumentar a eficiência da sua lavoura.

Fonte: Luiz Claudio Agro

Com o uso de drones é possível encontrar pontos que carecem de aplicação de insumos com maior facilidade. O que possibilita aplicação de insumos em pontos específicos da lavoura e, dessa forma, reduz custos além de proporcionar maior agilidade.

Essas informações permitem que você planeje ações para o ano e decide as melhores estratégias sobre quando realizar ações pontuais. Além de ser possível o controle de todas as fases da produção, em tempo real e sem estar na lavoura.

A importância da tecnologia agrícola

Fazendas que utilizam tecnologia não necessitam aplicar a mesma quantidade de insumos, seja eles: pesticidas, fertilizantes e lâmina de irrigação de forma uniforme na lavoura. Pois, a tecnologia é aliada do produtor.

Com o uso de tecnologias, o produtor tem a capacidade de adotar a quantidade mínima requerida para cada área específica. Além disso, pode tratar cada planta de forma diferenciada. Alguns dos benefícios do uso da tecnologia na sua fazenda são:

  • Aumento de produtividade;
  • Redução do consumo de insumos;
  • Diminuição dos impactos ambientais;
  • Aumento da segurança dos funcionários;
  • Acréscimo da eficiência;
  • Detecta a escassez de nutrientes no solo.

Aliás, os avanços tecnológicos empregados na agricultura proporciona gestão de todos os recursos utilizados, maior confiabilidade da plantação e monitoramento de todo o campo.

Assim, permite total controle sobre a distribuição, estoque, processamento e produção da sua lavoura.

Conclusão

Viu como essas inovações tem revolucionado o setor agrícola e o emprego delas tem possibilitado resultados nunca antes alcançados. Com essas tecnologias você consegue aumentar a produtividade, sem causar prejuízo ao meio ambiente.

As inovações chegam para proporcionar mais eficiência e produtividade para sua propriedade e aumentar os seus ganhos.

Quais dessas tecnologias é o seu principal aliado na sua lavoura?

programa de pontos do produtor rural - myfarm


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *