Universidade Corporativa para o agronegócio: quais os benefícios?

Share

Universidade Corporativa para o agronegócio: quais os benefícios?

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O avanço tecnológico acontece em ritmo acelerado, atingindo importantes setores da economia. Para acompanhar esses avanços, empresas do agronegócio vem investindo cada vez mais na qualificação dos seus profissionais, aderindo ao uso da universidade corporativa para levar conhecimento e capacitação aos colaboradores.

Hoje, importantes nomes do agronegócio, já contam com o auxílio de uma UC como ferramenta estratégica.

A Agro 100 inaugurou em fevereiro de 2020 a UCA. A Universidade Corporativa da empresa tem sede física em Londrina e utiliza a plataforma da Plantar Educação, que leva ensino à distância aos 800 colaboradores da companhia.

A Dipagro também contou com a Plantar Educação para a implementação da Universidade Corporativa da empresa, a Integra +.

Além da plataforma LMS, o projeto foi personalizado com consultoria em educação corporativa e construção de trilhas para treinamento e onboarding, além de catálogos com conteúdos voltados para o agro e treinamentos de sistemas.

Por que investir em capacitação com uma Universidade Corporativa?

Educação corporativa é uma prática de gestão de pessoas que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento dos colaboradores, a gestão do conhecimento e o crescimento da empresa.

A educação corporativa é mais do que treinamento de mão de obra ou o desenvolvimento de habilidades específicas: são ações que estimulam o desenvolvimento dos colaboradores de forma aliada às estratégias e objetivos macro da empresa. Isso, no final das contas, incentiva processos de inovação e melhoria contínua da corporação.

Uma empresa que investe em educação corporativa, além de sair na frente de seus concorrentes por se preocupar com um fator tão importante como a capacitação de seus colaboradores, acaba recebendo um retorno positivo em questões como motivação, engajamento e produtividade por parte desses colaboradores, que resulta em uma série de outros benefícios para ela, como:

  • Aumento de produtividade;
  • Colaboradores mais motivados;
  • Desenvolvimento de líderes;
  • Onboarding para novos colaboradores;
  • Conteúdos personalizados para sua empresa agro.

Quais as principais diferenças de cursos profissionalizantes para a UC?

Universidades e cursos convencionais ensinam o conteúdo de uma forma mais geral, sem direcionamento, e utilizam casos e um cenário genérico, sem se preocupar com as especificidades de um determinado mercado.

Já uma Universidade Corporativa é totalmente voltada para as necessidades estratégicas de determinada empresa e possibilita que os gestores desta tenham um maior controle sobre todo conteúdo que será abordado, ensinando cada tópico de forma a atingir seus objetivos.

Existem outros pontos que também fazem a diferença:

  • Vinculação à empresa: os cursos e treinamentos têm objetivos de aprendizagem bem definidos, onde estão ligados aos interesses e estratégias da organização ao qualificar seus funcionários;
  • Custos: o custo de uma universidade corporativa é menor do que o de uma universidade tradicional;
  • Corpo docente: nas universidades corporativas, os professores dos cursos nem sempre estão ligados ao mundo acadêmico. Os funcionários podem aprender com os altos executivos, que são excelentes fontes de conhecimento e experiência, sobre algo específico da sua área;
  • Critérios de avaliação: na Universidade Corporativa, todos os critérios de avaliação são definidos pelos profissionais de treinamento da empresa. Normalmente, conta-se com relatórios dispostos na própria plataforma.

Conheça a Plantar Educação

A Plantar é uma evolução da Universidade Corporativa Siagri, plataforma de ensino, que leva conhecimento a distribuidores de insumos e produtores rurais, que usam softwares do Grupo Siagri.

Desde o lançamento do ensino a distância, em 2015, a companhia entende a importância da qualificação de quem trabalha no agronegócio, e a Plantar nasceu para apoiar a capacitação de quem trabalha com o campo, melhorando a produtividade dos colaboradores e diminuindo a rotatividade do mercado.

Os conteúdos que os distribuidores de insumos e produtor rural tinham na plataforma, continuam, com mais eficiência e levando capacitação a qualquer lugar do país.

A Universidade Corporativa da Agro100 é destinada para, desenvolvimento dos colaboradores, capacitação de estagiários e trainees. Temos um total de 276 cursos e em menos de um ano foram mais de 7 mil matrículas, ou seja, cada colaborador fez em média seis cursos na plataforma da Plantar Educação.”

Renato Seraphim, CEO da Agro 100

A Plantar Educação oferece ensino corporativo eficiente e econômico para o agronegócio, com base de conteúdos e trilhas, atualizados e especializados, de acordo com as suas necessidades.


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *