variedades de milho

Share

Escolha as variedades de milho mais produtivas para a sua lavoura

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

A presença da cultura do milho é muito forte na agricultura brasileira, sendo usado até na técnica de rotação de culturas.

Esse grão é o segundo maior cultivo feito no Brasil, o milho perde somente para a soja.

E sabe o motivo da sua importância?

Ele é um grão que está presente em nossa mesa desde a época do descobrimento do nosso país.

E não para por aí!

Na região Centro-Oeste, ele é o principal ingrediente da pamonha, cural, bolo de milho, pipoca e não poderíamos esquecer do mingau. Comidas deliciosas, né?

ads

Além de trazer rendimentos financeiros para nossa balança comercial, também nos deixa a memória de infância com comidas deliciosas.

Isso tudo é facilitado pela grande variedade de espécies de milhos que temos na agricultura brasileira.

Preparamos um artigo completo para você, produtor rural, saber tudo sobre esse cultivo tão importante para a cultura brasileira.

Vamos lá?

História da plantação do milho

Antes de entender mais sobre como fazer um bom cultivo do milho, é importante compreender a sua história em nosso país e como ele foi sendo inserido em nosso dia a dia.

Você sabe desde quando o milho está sendo usado no Brasil?

Nos primórdios o milho somente era utilizado para a alimentação humana, porém com o avanço que a humanidade sofreu em termos de técnicas de agricultura, esse grão passou a ser usado também na alimentação de animais como aves e suínos.

Nos dias de hoje, o Brasil é considerado o segundo maior exportador do milho. Esse grão é plantado entre os cultivos de soja, como forma de rotação de culturas.

Existem fatores que contribuíram para que ficássemos em segundo lugar mundial na plantação do milho e alguns deles são:

  1. Criação de diversas variedades de milho;
  2. Expansão constante da agricultura brasileira;
  3. Maior uso de tecnologia no campo por você, produtor rural.

Todo esse apelo cultural que as variedades de milho têm na cultura brasileira e mundial faz com que esse grão conte com consumidores no mercado interno e externo. Sendo uma ótima fonte de renda para você.

Para isso tem que entender que no mercado brasileiro existe diversas variedades de milhos disponíveis para plantação e você precisa saber escolher a correta espécie de milho, bem como todos os seus pontos negativos e positivos.

E isso deve ser feito com planejamento prévio e estudo da qualidade do solo e do clima da região em que irá plantar para saber qual das variedades de milho iria se adaptar melhor.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Conheça as variedades de milho existentes na agricultura

Você sabe quais são as variedades de milho mais utilizadas no agronegócio brasileiro e como elas se caracterizam?

Esse é o primeiro passo para começar a planejar a implementação do cultivo do milho em sua propriedade rural com qualidade e eficiência.

Antes de tudo, você precisa ter em mente que é preciso escolher a variedade de milho que te traga um maior rendimento e que se adapte às suas necessidades de plantio, bem como na região em que será feito o processo de plantação.

Continue lendo para descobrir quais são rsrs

As variedades do milho que podemos encontrar atualmente e as suas respectivas características são:

  1. Pipoca: As variedades que dão origem a pipoca têm como prioridade a força da extensão do milho para que a sua pipoca estoure mais rapidamente e com mais facilidade;
  2. Silagem: Tem como objetivo maior palatabilidade;
  3. Milho doce: prioriza o baixo nível de investimento no cultivo e também uma maior palatabilidade;
  4. Milho verde: as variedades para se plantar milho verde têm como característica a rusticidade e o baixo valor de investimento;
  5. Grãos: Esse tipo de milho tem como foco criação de espiga e excelente polinização.

Você ainda deve lembrar que existe as fases de plantação do milho e a variedade que você irá escolher vai fazer toda a diferença.

Temos o milho primeira safra que é mais focado na produção da variedade de milho para silagem e está no melhor período climático para o seu cultivo. Mas cuidado!

Nesse período é comum ocorrer o aparecimento de muitas ervas daninhas e pragas, sendo importante escolher o grão que tenha maior resistência a essas pragas.

O milho segunda plantação é o tipo mais utilizado para fazer a rotação entre culturas como a soja e para a sua plantação é necessário muito cuidado com o clima, pois pode encontrar uma época com escassez hídrica, ventos fortes.

A dica é: Sempre utilizar as variedades mais resistentes para que você consiga os melhores resultados em sua produção.

Não para por aí!

Temos a plantação do milho junto com outros cultivos. O mais comum é a o cultivo do milho com a braquiária. Nesse caso, é necessário prestar atenção na espécie de braquiária que será plantada e no caso do milho, a variedade mais rústica será a melhor opção.

Cuidado para que o crescimento da braquiária não comece a competir com o milho.

Tão importante quanto conhecer as variedades e compreender qual é a melhor!

Como escolher a melhor variedade de milho

Em meio a variedade de milhos existentes, escolher a melhor para você pode ser complicado, por isso estamos aqui para te ajudar!

Primeiro passo é entender a região que irá plantar, as características do seu solo e da variedade que você pretende plantar.

Cada tipo de milho possui um objetivo diferente que deve estar de acordo com as suas necessidades para que seja bem-sucedido.

Se você está inseguro com a sua escolha, visite um outro produtor da sua região que esteja plantando a mesma espécie que você tem interesse. Assim, você poderá ver como se dá o desenvolvimento da planta e os cuidados que precisa ter.

E mais uma dica! Plante o milho que escolheu em uma pequena parte da sua propriedade para analisar e observar como será o seu desempenho, se poderá ter lucratividade com ela e se precisar de mais ajuda, lembre-se de chamar um profissional da área para te auxiliar.

Bom, depois de escolher a sua variedade e o momento em que irá cultivar, é legal saber as principais vantagens que terá ao implementar a plantação de milho em sua propriedade.

Benefícios de se plantar milho em sua lavoura

O milho é um grão que traz inúmeros benefícios não somente para você, agricultor, como também para as pessoas que o consomem.

Por isso, é interessante você entender os seus principais benefícios para que assim possa começar a pensar e planejar a sua próxima plantação.

O plantio do milho em sua propriedade pode trazer muitos benefícios. Alguns deles são:

  1. Redução do aparecimento de pragas em sua produção;
  2. Aumento da produtividade de sua propriedade;
  3. Crescimento da fertilidade do solo da sua fazenda;
  4. Adesão tanto no mercado interno quanto no externo;
  5. Aumento dos lucros de sua fazenda.

São muitas vantagens que ajudam na expansão do seu agronegócio e em uma melhor alimentação dos consumidores internos e externos.

Conclusão

Desde muito tempo o milho está entre nós e com o passar do tempo foi cada vez mais sendo cultivado e teve a sua importância acentuada tanto no âmbito econômico quanto no âmbito alimentar.

Os seus benefícios para o meio ambiente também são importantes, pois ele ajuda na fertilidade do solo, na redução de pragas na produção e no crescimento da produtividade.

Hoje em dia observa-se o milho sendo usado como parceiro da soja através da rotação de culturas, mas você deve ter em mente que ele pode ser cultivado de outras formas, cabe a você ver a melhor.

Vamos começar a cultivar o milho em sua propriedade?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.