acompanhamento de safra

Share

Acompanhamento de safra: conheça as melhores práticas

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Você deve imaginar diversas maneiras de melhorar a rentabilidade da sua produção, certo? Uma preocupação natural a todos os produtores rurais, já que precisam honrar o pagamento de todos os compromissos feitos e que desejam aumentar as comercializações feitas.

Há vários caminhos para alcançar o aumento da sua lucratividade e os melhores instrumentos que você pode usar são o planejamento e o acompanhamento da sua lavoura.

Será através desses dois instrumentos que você terá os dados que precisa para desenhar as estratégias necessárias para o crescimento do seu negócio e claro te ajudar a se preparar para possíveis correções que a sua lavoura possa vir a precisar.

Você costuma fazer o planejamento e acompanhamento da sua safra?

Se a resposta foi não, o melhor é que você comece o mais rápido possível e nesse artigo vamos te explicar tudo o que precisa saber para ter um bom acompanhamento da safra da sua propriedade rural.

Compreenda o que é o planejamento de safra

Para conseguir alcançar todos os seus objetivos, é necessário planejar o que precisa fazer e como será feito. Na agricultura não seria diferente. É essencial ter em mente onde você quer chegar e o que se quer plantar para que possa saber quais as informações deverão ser analisadas.

ads

E para resolver esse problema é preciso planejar. Mas, o que é planejamento? Saberia contar para si ou para alguém?

Ótimo se você já sabe e implementa em sua propriedade, agora se você é daqueles que não tem ideia do que seja, preste atenção!

O planejamento de safra nada mais é do que um recuso que pode ser utilizado por você, produtor rural, para gerir a sua propriedade rural através de metas e objetivos claros e definidos.

Essas metas têm por foco aumentar a sua lucratividade e rentabilidade ao longo do tempo e ajuda você a cumprir tudo o que você havia estipulado a si mesmo.

O planejamento também é o instrumento pelo qual poderá prever ações corretivas para possíveis problemas que você pode encontrar durante o seu processo de plantio como ervas daninhas, pragas, equipamentos defeituosos, dentre outros.

Para que você consiga executar um bom acompanhamento da safra, é preciso entender como é a sua realização e os pontos que você deve observar.

Vamos entender tudo isso com a gente!

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Entenda como realizar o acompanhamento da sua lavoura

Tudo que você deseja fazer com perfeição precisa ser estudado e analisado. No caso do planejamento, o estudo precisa ser pensado de forma minimalista, ou seja, bem detalhada para que não deixe passar nada importante.

Por isso, primeiro vamos te falar como se deve fazer um planejamento e depois quais os pontos você deve acompanhar em sua safra para ver se o tudo está indo conforme foi planejado por você.

Para você montar o seu planejamento, precisa ter algumas perguntas respondidas bem claramente. Você sabe quais são essas perguntas?

Não precisa ficar curioso, vamos contar agora para você.

As perguntas que precisa ter em mente são as seguintes:

  1. O que irá plantar;
  2. Onde será realizado o cultivo;
  3. Como você irá realizar o plantio da safra (o método que será usado);
  4. Quanto está disposto a pagar para realizar o cultivo da safra;
  5. Por fim, decida quando será realizado a produção da sua lavoura. Nesse caso, é importante verificar o risco climático.

Como pôde ver, fazer um planejamento bem-feito exige tempo e dedicação. Porém, todo esse esforço no final terá um retorno.

Agora é o momento ideal para você conhecer os pontos que devem ser analisados no seu acompanhamento de safra.

Continue lendo para entender tudo sobre o acompanhamento de safra.

Conheça os pontos a serem acompanhados para aumentar o rendimento da sua safra

Os dados da sua propriedade rural são as fontes mais importantes que você deve consultar antes de iniciar o seu planejamento e acompanhamento de safra.

Por isso, é importante manter em mente que no momento em que for implantar o seu processo de acompanhamento da safra é preciso levar em conta todas as informações da sua empresa rural.

Você saberia dizer quais seriam esses dados importantes para o planejamento estratégico da sua safra?

Não se preocupe se não souber, pois vamos te contar agora. Então, fique atento!

Segundo a Scadi Agro, os principais dados a serem considerados no planejamento do acompanhamento da sua safra são os seguintes:

  1. Análise de cobertura do seu plantio;
  2. Localização de onde estão as ervas daninhas e pragas;
  3. Sanidade do desenvolvimento das plantas da sua lavoura;
  4. Falhas no plantio para observar o aproveitamento da sua plantação;
  5. O mapa com as medidas da área que será utilizada para o cultivo;
  6. O relevo do seu solo;
  7. Agrometeorológico para entender e comparar as temperaturas máximas e mínimas.

Esses dados serão capazes de te ajudar a planejar estrategicamente o acompanhamento da sua safra.

Você ainda pode contar com a ajuda da tecnologia para ter mais agilidade no acompanhamento da sua safra. Por isso, vamos te contar como os softwares de gestão podem te ajudar no acompanhamento da safra.

Vamos lá?

Saiba como a tecnologia pode te ajudar no acompanhamento de safra

A tecnologia transformou e ainda transforma a realidade de muitas atividades comerciais, principalmente na agricultura, pois ela precisa aumentar cada vez mais a produção, ou seja, produzir mais em um mesmo espaço.

Por isso, atualmente o uso do software vem trazer os dados em grande escala e de forma mais precisa a você, produtor rural, para que assim consiga entender os pontos de melhoria da sua produção.

O controle da gestão do acompanhamento da safra tende a ser mais rígido e assertivo, trazendo maior resultado a sua rentabilidade.

Saiba que você ainda será capaz de ter uma visão bem detalhada de cada parte da sua lavoura, por consequência o acompanhamento da sua produção será mais efetivo.

Agora que você entende como o software de acompanhamento agrícola pode te ajudar, é preciso entender quais são os seus principais benefícios.

Você sabe quais são?

Descubra os benefícios de se implantar um software de acompanhamento de produção

A tecnologia veio para agilizar e facilitar os processos de nossa produção, por isso é necessário que você conheça alguns dos principais pontos positivos que terá ao implantar um software para o acompanhamento de sua safra.

As principais vantagens que verá em sua produção são:

  1. As informações são mais rápidas e corretas;
  2. Você terá o controle financeiro completo de sua propriedade rural;
  3. Será possível perceber o crescimento da segurança financeira em sua lavoura;
  4. O acompanhamento da sua safra será feito em tempo real;
  5. Haverá um aumento na competitividade da sua produção.

Todos esses benefícios são importantes a você que deseja aumentar a presença dos seus produtos no mercado.

Conclusão

O acompanhamento da safra é uma ação que deve ser praticada regularmente para que você seja capaz de reduzir ou até mesmo evitar perdas na sua produção devido ao surgimento de pragas e ervas daninhas.

Para realizar o acompanhamento de safra, você possui a tecnologia como auxiliar. Os softwares de gestão agrícola trazem diversos dados em tempo real que são capazes de te ajudar a entender o caminho que deve seguir em seu planejamento.

Já pensou em usar um software de gestão agrícola no acompanhamento da sua safra?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.