software agrícola

Share

Checklist: como escolher o melhor software agrícola para a sua fazenda

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Com a finalidade de oferecer aumento da produtividade e melhorias nos resultados na fazenda, diversas opções de software agrícola foram desenvolvidas para diferentes tipos de necessidades.

Neste artigo, vamos explicar o que é software agrícola, sua importância e apresentar um checklist completo de como escolher a opção ideal para sua propriedade rural.

Ficou interessado?

Então, confira a seguir!

O que é software agrícola?

De modo geral, o software agrícola consiste em uma solução destinada a promover a gestão rural de uma propriedade por meio do gerenciamento de todas as etapas de produção da lavoura.

Dessa forma, o software agrícola é uma ferramenta que auxilia o produtor rural na gestão das atividades agrícolas ao mesmo tempo que contribui para o aumento da produtividade e rentabilidade da fazenda.

ads

Assim, dentre seus principais benefícios estão:

  • Colabora para uma gestão ágil dos dados gerados no monitoramento da lavoura;
  • Planejamento completo da safra;
  • Monitoramento detalhado em tempo real;
  • Histórico da lavoura;
  • Auxílio no controle e manutenção de máquinas agrícolas;
  • Redução de custo com a produção;
  • Melhor controle de compras e estoque de insumos;
  • Minimização de riscos;
  • Gestão financeira;
  • Mapeamento das operações do campo, do plantio à colheita.

Por que o software agrícola é importante para a gestão da fazenda?

A princípio, o software agrícola funciona como um aliado para que o produtor consiga alcançar melhores resultados na fazenda a partir de um gerenciamento automatizado, baseado em dados precisos do negócio rural.

Em um cenário em que as fazendas estão cada vez mais tecnológicas, o software aparece como uma solução eficiente que abrange toda a gestão e atividades que compõem a empresa agrícola.

Nesse sentido, ele ajuda o produtor na tomada de decisões assertivas, impulsionando o crescimento do empreendimento e aumentando sua competitividade perante o mercado.

No mais, esse tipo de sistema garante mais eficiência e agilidade nos processos de gestão da propriedade, além de oferecer mais segurança na execução de tarefas específicas como controle de estoque, gestão financeira, gestão de maquinário, obrigações legais, dentre outros.

Em resumo, o software agrícola reúne todas as informações da fazenda, em um único lugar, de forma clara, para que o produtor rural consiga ter uma noção exata sobre o andamento e evolução do seu negócio.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Como escolher o melhor software agrícola para a sua fazenda?

Primeiramente, é importante esclarecer que existem vários tipos de softwares agrícolas, com funcionalidades distintas. Sendo assim, o recomendado é buscar alternativas específicas para o seu tipo de lavoura.

Por exemplo, o MyFarmé uma opção ideal para agricultores que cultivam grãos como milho, soja, feijão, arroz, dentre outros. Isso porque suas funcionalidades foram desenvolvidas para atender as demandas desse tipo de cultura.

Além disso, é importante considerar outros fatores como funcionalidades, suporte, implementação e muitos mais. Por isso, confira a seguir um cheklist para você conseguir escolher o melhor software agrícola para sua fazenda.

Identifique seu problema

Antes de tudo, o primeiro passo é descobrir quais problemas você pretende solucionar na sua propriedade. Para isso, será necessário analisar todos os processos executados na fazenda, assim ficará mais fácil constatar quais áreas precisam de atenção.

Portanto, faça uma avaliação em todos os departamentos e identifique quais são os setores que têm mais dificuldades em manter as operações em ordem.

Algumas perguntas importantes a se fazer nesse momento são: Qual é o custo de manutenção das minhas máquinas? Estou com as obrigações fiscais em dia? Consigo administrar o estoque de forma eficiente?

Faça uma busca na internet ou solicite indicações

Após, analisar e avaliar os processos da fazenda e finalmente identificar as demandas e necessidades do seu negócio, é o momento de encontrar a solução ideal para o seu tipo de lavoura.

Então, faça uma busca na internet e verifique as funcionalidades de cada ferramenta. Assim que encontrar a que atende as necessidades do seu negócio, entre em contato com a empresa e tire todas as suas dúvidas, inclusive, experimente a ferramenta para fazer uma avaliação mais precisa.

Além disso, também é válido solicitar indicações de amigos que já utilizam esse tipo de ferramenta.

No mais, é importante lembrar que cada produtor possui necessidades e demandas específicas. Então, nem sempre o software que foi útil para o seu amigo, vai ser para você também.

Verifique as funcionalidades

Como falamos, as funcionalidades da solução são fundamentais para conseguir escolher a opção ideal para o seu negócio. Por isso, entenda a fundo as funcionalidades dos sistemas e as possíveis adaptações para sua lavoura.

No processo de seleção do software agrícola é normal encontrar alternativas com funcionalidades básicas e outros com funcionalidades mais específicas. Portanto, escolha sempre o que é mais adequado com o seu contexto de trabalho.

Certifique se o software funciona em modo Online e Offline

Outro ponto fundamental que deve ser considerado é se a ferramenta funciona tanto no modo online como no offline. Afinal, suas tarefas e demandas não podem ficar comprometidas por conta de um problema de conexão com a internet.

Até porque sabemos que algumas regiões rurais possuem limitações e restrições em relação à conexão com a internet.

Veja como funciona implementação do software agrícola

A implementação do software é uma das etapas mais importantes no processo de aquisição da solução. Afinal, não adianta encontrar a ferramenta certa e depois não conseguir utilizá-la.

Portanto, procure se informar sobre como funciona o processo de implementação, e se, de fato, a empresa fornecedora do produto oferece algum tipo de treinamento.

Vale destacar que algumas empresas oferecem guias, manuais e até treinamento de uso da plataforma.

Entenda como funciona o suporte

Tão importante quanto saber como funciona a implementação do software agrícola é entender como é a atuação do suporte.

Em outras palavras, é fundamental saber como funciona o processo de ajuda da empresa, depois que você já se tornou cliente.

Nesse caso, busque saber se a empresa oferece ajuda gratuita e suporte para dúvidas específicas da plataforma.

Ateste se seus dados permanecerão seguros

Por fim, verifique se a empresa segue as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados para garantir suas informações em um ambiente confiável.

Portanto, não deixe de exigir um contrato em que deixe claro as condições de confidencialidade durante o processo de assinatura do software.

Enfim, gostou desse artigo? Aproveite e tire um tempinho para conhecer mais o MyFarm, nosso software de gestão agrícola, que ajuda o produtor rural a melhorar o gerenciamento de sua fazenda de forma prática e eficiente.

Solicite um teste grátis Aqui e avalie se ele é a escolha ideal de software agrícola para sua propriedade.

Até a próxima!


Publicado por:
Formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e especialista em Comunicação Digital, atuo como Analista de Conteúdo no MyFarm. 
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.