Colheita Mecanizada de Grãos

Share

Vantagens da colheita mecanizada de grãos para sua operação

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Muita coisa mudou desde o início da pandemia da covid 19. Uma delas foi a forma de se trabalhar tanto no serviço como na agricultura.

O distanciamento social necessário para conter a disseminação do vírus fez com que a tecnologia se destacasse também na agricultura.

A tecnologia está presente em todas as fases do processo produtivo e ajuda no crescimento da sua rentabilidade e produtividade.

Uma das fases mais decisivas e importantes para você, produtor rural, é a colheita. Pois, é nesse momento que você poderá ver realmente qual foi o resultado do seu esforço e trabalho durante o processo de cultivo.

Por ser um momento essencial para todo produtor rural, a colheita também sofreu a influência da tecnologia.

Atualmente você pode se deparar com a colheita manual, semimecanizada e a mecanizada. Tudo a depender do tipo de espécie cultivada.

ads

Porém, cada vez mais as propriedades rurais estão mecanizando o seu processo produtivo para ganhar mais agilidade em sua safra.

E é por isso, que iremos conversar com você sobre a colheita mecanizada de grãos e os seus benefícios.

Vamos lá?

O que é colheita de grãos mecanizada

Já se passou o tempo em que a agricultura brasileira era manual e quase sem nenhuma tecnologia envolvida.

Hoje em dia a agricultura brasileira é mecanizada e altamente produtiva. Isso se reflete inclusive na maneira com a colheita é feita.

As propriedades rurais altamente rentáveis e lucrativas usam das vantagens da colheita mecanizada de grãos para agilizar o seu processo para começar mais cedo o planejamento da sua próxima safra.

Você saberia dizer o que é a colheita mecanizada de grãos?

Se você ainda não sabe, esse é o momento perfeito para você aprender tudo sobre a colheita mecanizada de grãos.

Segundo o Aegro, “utiliza máquinas automotrizes cuja eficiência depende de regulagens, conforme a topografia do terreno e o objetivo da colheita. A colheita deve ser feita de duas a três passadas, em intervalos de até 25 dias, a depender da região.”

Quando uma propriedade rural usa a colheita mecanizada ainda tem a vantagem de ter a sua disposição diversos tipos de máquinas.

Segundo a Agência Embrapa de Informação Tecnológica, “na colheita mecanizada empregam-se diversos modelos e tipos de máquinas, desde as de pequeno porte tracionadas por trator, até as colhedoras automotrizes. Essas máquinas realizam, em sequência, as operações de corte, trilha, separação, limpeza e armazenamento dos grãos a granel ou em sacaria.”

Você saberia dizer quais são as máquinas que podem ser usadas na colheita mecanizada de grãos?

Vou te contar agora, então fica aqui comigo para descobrir!

Os equipamentos mais comuns na colheita mecanizada de grãos são:

  1. Ceifadoras;
  2. Trilhadoras.

Com todos esses detalhes, você consegue ver que a colheita mecanizada oferece muito mais do que se possa imaginar.

Então, vamos descobrir como foi a sua evolução?

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Conheça a evolução da mecanização na colheita de grãos

Muitos foram os fatores externos que levaram ao uso tão forte da colheita mecanizada de grãos na agricultura brasileira.

Alguns dos fatores externos mais forte para essa transformação de cenário foram os seguintes:

  1. Globalização mundial;
  2. Competição com as mercadorias vindas do exterior;
  3. Necessidade de aumento do lucro nas lavouras;
  4. Pesquisas dos profissionais da área como a Embrapa.

Segundo a Revista Opiniões, “nas últimas três décadas, o setor florestal brasileiro despontou rapidamente como um dos mais avançados, se não o mais avançado, em tecnologia florestal de espécies de rápido crescimento. Graças aos avanços tecnológicos em melhoramento genético, manejo, mecanização da colheita e transporte florestal, houve uma alta de produtividade e performance nos processos operacionais de reflorestamento (silvicultura e manutenção florestal),colheita e transporte, bem como no planejamento e controle de atividades.”

Até mesmo os prestadores de serviços se viram obrigados a melhorar os serviços que eles estavam oferecendo a você, produtor rural.

Com essa pressão para acompanhar o aumento do desempenho das propriedades rurais, os prestadores de serviços trouxeram mais soluções criativas as lavouras, inclusive na gestão.

Depois de ter entendido um pouco da evolução da mecanização da colheita dos grãos, é o momento de entender quais são as suas principais vantagens para as lavouras que a utilizam.

Saiba quais são as vantagens da colheita mecanizada de grãos para a sua lavoura

A colheita mecanizada dos grãos das lavouras brasileiras trouxe uma mudança incontestável e com ela veio também muitos benefícios a você, produtor rural, que optou por fazer o uso de uma colheita sem o uso da força humana.

Você sabe me dizer quais são as principais vantagens que a utilização da colheita mecanizada de grãos pode trazer a plantação da sua propriedade rural?

Se a resposta foi sim muito bem! Agora, se você ainda não sabe as vantagens da colheita mecanizada, fique atento ao que vamos te contar.

A colheita mecanizada de grãos trouxe diversos benefícios para as propriedades rurais. As suas principais vantagens são:

  1. Aumento na agilidade no processo produtivo;
  2. Redução dos custos com a produção da safra;
  3. Uso dos equipamentos da maneira correta no plantio;
  4. Diminuição do tempo destinado a colheita;
  5. Pode ter um aumento da sua produtividade;
  6. O solo ganha mais tempo para a sua recuperação para a próxima plantação;
  7. Não necessita de muita mão-de-obra para ser executada.

Há vários benefícios que você pode ter em sua propriedade rural no momento em que escolhe fazer a sua colheita de grãos de forma mecanizada.

A colheita mecanizada anda juntinho com a agricultura de precisão e por isso, é necessário conhecer um pouco de como é feita a agricultura de precisão.

Importância da agricultura de precisão na colheita mecanizada de grãos

A alta concorrência que existe nos dias de hoje fez com que os pesquisadores e os produtores rurais buscassem novas tecnologias que fossem responsáveis por ajudar no melhoramento da rentabilidade da agricultura brasileira.

Diante das tecnologias que surgiram para a área da agricultura, a que mais se destaca é a agricultura de precisão.

Segundo o Senar, “a Agricultura de Precisão (AP) é um sistema de gerenciamento agrícola que cresce no País na medida que as informações sobre conceitos, técnicas e vantagens chegam ao produtor rural. As ferramentas de AP buscam acompanhar o processo de maneira precisa, coletando e analisando as informações através de tecnologias que facilitam a tomada de decisão pelos produtores e trabalhadores rurais, proporcionando maior controle sobre todo o processo produtivo e contribuindo para uma produção eficiente, lucrativa e sustentável.”

Uma das maneiras da agricultura de precisão ser usada é a utilização de equipamentos com GPS e outras tecnologias. Pode contar também com aplicativos de gestão e monitoramento da sua propriedade rural desde investimentos até a plantação.

Com o uso de tecnologia no seu processo produtivo, você pode ser capaz de reduzir os erros na sua plantação, colheita e venda das mercadorias.

Conclusão

A colheita mecanizada de grãos é uma das formas que você, produtor rural, tem para realizar a retirada da sua safra para a venda.

Está sendo muito utilizada em propriedades rurais que visam o crescimento e a agilidade na produção.

Isso porque a concorrência está aumentando cada vez mais e para conseguir ter rentabilidade é preciso acompanhar todas as tecnologias que estão surgindo na agricultura.

E como você faz a colheita da sua plantação?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.