software de gestão para a fazenda

Share

7 sinais de que você precisa de um software de gestão na sua fazenda

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O software de gestão se tornou um grande aliado dos produtores rurais que pretendem aumentar a produtividade e rentabilidade da fazenda.

Além de garantir mais agilidade e praticidade para os processos operacionais do dia a dia, a ferramenta fornece dados precisos da propriedade para que o gestor consiga tomar decisões assertivas no negócio.

Por isso, listamos 7 sinais que apontam a necessidade de utilizar o software de gestão no gerenciamento de uma empresa rural.

Confira a seguir!

1. Excesso de trabalho manual

O excesso de trabalho manual pode gerar o acúmulo de pendências que poderiam ser resolvidas de forma rápida por meio de um software de gestão da fazenda. Entre esses trabalhos temos emissão do fluxo de caixa, gestão financeira, controle de estoque, gestão de maquinário e etc.

Vale ressaltar que a automatização de tarefas representa uma das principais funções e benefícios do software de gestão. Nesse caso, o próprio sistema é responsável por executar as tarefas repetitivas como enviar documentos, administrar folhas de pagamentos, emitir boletos, entre outros.

ads

Dessa forma, quando uma empresa decide automatizar essas tarefas, ela consequentemente permite que seus colaboradores assumam tarefas mais estratégicas, garantindo um fluxo de trabalho mais ágil e eficiente.

2. Dificuldade para encontrar informações

A falta de organização, especialmente com o armazenamento de informações importantes, geralmente é uma das causas da baixa produtividade das empresas.

Isso porque a organização de pastas e a criação de planilhas não garante que o acesso às informações seja rápido, o que faz com que os colaboradores desperdicem tempo com tarefas que poderiam ser facilmente automatizadas por um sistema.

Portanto, se no seu negócio rural, você tem dificuldades de acessar os dados com facilidade, é um sinal de que a empresa necessita de um sistema capaz de armazenar as informações e transformá-las em relatórios precisos e eficientes.

3. Lentidão nos processos

É fato, quanto maior o número de tarefas executadas manualmente, maior será a lentidão nos processos bem como as chances de erros durante a execução.

Portanto, é importante investir em um software de gestão rural que automatize as tarefas cotidianas e garanta mais agilidade na resolução de problemas.

4. Dificuldades de planejamento e tomada de decisões

Um bom planejamento requer que as informações da fazenda estejam reunidas em um único local, de fácil acesso. Afinal, para elaborar estratégias futuras, é necessário entender o contexto e dados dos cenários anteriores.

O sistema de gestão possibilita que os dados da empresa permaneçam seguros para que o gestor realize projeções estratégicas baseadas nos relatórios gerenciais, que auxiliam na tomada de decisões assertivas.

5. Falta de controle do estoque

Uma das atividades mais importantes das empresas é o controle de estoque, que está entre as funcionalidades do software de gestão. Portanto, se você tem dificuldade de gerenciar o estoque do seu negócio, por meio da ferramenta é possível equilibrar as compras e vendas e promover o giro adequado dos produtos.

Em geral, o sistema pode realizar o lançamento automático de compras, baixa automática de produtos vendidos e abastecimento de itens. Dessa maneira, as perdas e desperdícios são eliminados e o negócio ganha mais eficiência.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

6. Problemas com a gestão financeira

Os problemas associados às questões financeiras estão entre os principais motivos que levam os produtores a adquirirem um software de gestão.

Isso porque, esse tipo de sistema ajuda a diminuir o número de falhas cometidas no setor financeiro e garantir o pagamento correto de tributos, taxas etc.

Em resumo, com um bom software de gestão, é possível monitorar o fluxo de caixa, controlar contas a pagar e receber, fazer conciliação bancária, emitir notas fiscais, entre outros.

7. Limitações para expansão

Em um setor onde as inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes, não utilizar um software para gerenciar as demandas da fazenda pode limitar a competitividade e expansão da empresa rural.

Afinal, por meio do software de gestão rural é possível aumentar a produtividade e rentabilidade, reduzir as taxas de erros nos processos e ter acesso a dados precisos antes de tomar decisões estratégicas no negócio.

MyFarm – Software de Gestão Agrícola

MyFarm é um software de gestão agrícola desenvolvido para facilitar a gestão de propriedades rurais e garantir mais lucro e rentabilidade para o seu negócio.

Entre as funcionalidades do sistema estão:

Atividades: realiza o planejamento da safra, indicando os custos diretos e indiretos e mostrando em tempo real o que está acontecendo na sua fazenda.

Maquinários: promove a manutenção preventiva e controla os custos fixos e variáveis das suas máquinas.

Financeiro: controla o pagamento e recebimento de contas e disponibiliza a emissão do Livro Caixa, MDF- e notas fiscais eletrônicas.

Suprimentos: administra a gestão do estoque, indicando a quantidade de produtos armazenados e a necessidade de reposição.

Produção: informa qual é a média do preço da sua soja e qual variedade e talhão são mais produtivos.

Resultados: apresenta a margem de lucro de cada cultura e o detalhamento de suas receitas e custos.

Enfim, gostou desse conteúdo? Então, aproveite e leia nosso artigo sobre software agrícola.


Publicado por:
Formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e especialista em Comunicação Digital, atuo como Analista de Conteúdo no MyFarm. 
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.