contabilidade agronegócio

Share

Contabilidade do agronegócio: saiba como organizar finanças da fazenda

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Muitos produtores acham que o seu negócio está indo bem, mas no momento de pagar as contas tem uma surpresa, pois elas não fecham. Daí vem as famosas dúvidas: O que eu fiz errado, onde o dinheiro está, por que as contas não estão fechando.

Se você se identificou com essa situação é muito provável que você não esteja prestando atenção suficiente na contabilidade da sua propriedade rural.

Para esse problema só existe uma solução. Sabe qual é?

Analisar a contabilidade rural da sua propriedade e contratar um profissional especialista para te ajudar, caso precise.

Então que tal entender mais sobre a contabilidade rural?

Contabilidade rural: o que é

Como anda as suas finanças? Já se fez essa pergunta?

ads

O controle financeiro é importante não somente para as pessoas como também para as empresas e para você, produtor rural.

Segundo o Dia Rural, a contabilidade rural é a utilização de técnicas da contabilidade em negócios rurais, isso feito através do uso de um papel contábil.

A contabilidade ajuda você a organizar os seus gastos, otimizar os seus recursos e investir no local certo.

A contabilidade rural é o procedimento pelo qual são registrados todos os movimentos financeiros de uma propriedade rural como entradas, saídas, compras de insumos, vendas da colheita, dentre outros.

Tem como função te ajudar a controlar os gastos e conhecer mais profundamente o seu negócio para que de fato você tenha mais lucros que prejuízos.

Além de controlar os recursos, ela também foca no melhoramento contínuo dos investimentos feitos e consequentemente da saúde financeira do seu agronegócio.

Ela é feita com a ajuda de um profissional da contabilidade que seja especialista em contabilidade rural.

E nessa hora você deve estar preparado para uma mudança de atitude e de cenário. Deixar de lado a desorganização e apostar na organização e planejamento.

Bom, já que você sabe o que a contabilidade rural é, esta é a hora de entender como é feita. Continue com a gente para saber!

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Como fazer a contabilidade no agronegócio

Fazer a contabilidade rural do seu agronegócio é muito importante para poder vislumbrar o futuro da sua propriedade e como pode aumentar os resultados do seu negócio. Mas, para isso é necessário entender como é feito a contabilidade de uma propriedade rural.

Preparamos esse tópico exclusivamente para você entender como funciona e se precisará de ajuda de um profissional.

Na contabilidade rural, como em qualquer outra, é analisado os gastos da propriedade e a partir desse momento há a elaboração de relatórios e demonstrativos que mostram a atual e real situação da fazenda.

A partir dessas informações, você será capaz de começar a entender como está o seu sistema financeiro e qual é o gargalo que está enfrentando.

Com esses dados, é gerado um planejamento financeiro que você deverá seguir para manter ou recuperar a saúde financeira da sua fazenda. Isso pode ser feito através da redução de gastos desnecessários e mudanças nos valores de investimentos.

Se o seu negócio tem mais de uma atividade em andamento, a contabilidade rural irá fazer a separação dos dados de cada comércio que a sua propriedade abrange para que assim consiga entender a realidade de cada negócio.

Após ter todas as informações necessárias sobre o seu negócio, o profissional da contabilidade rural irá conseguir fazer a rentabilidade do seu agronegócio e de cada atividade, se você exercer mais de uma ao mesmo tempo.

Com tudo isso, os seus resultados tendem a aumentar e a saúde da sua empresa se manter ou recuperar. O mais importante é que você nunca deixe de executar corretamente a contabilidade para que os seus benefícios se mantenham.

Depois de entender como é executada a contabilidade do seu agronegócio é imprescindível saber algumas das principais vantagens da contabilidade agrícola.

Benefícios da contabilidade agrícola

A contabilidade quando bem executada em seu negócio somente traz vantagens e quero aqui te mostrar as principais delas que você pode encontrar em seu negócio. Vamos lá?

Os principais benefícios são os seguintes:

  1. Corrigir falhas financeiras;
  2. Conhecer mais profundamente os gastos do seu negócio;
  3. Ajuda a registrar corretamente as receitas e despesas da sua plantação e colheita;
  4. Te mostra a viabilidade financeira de determinado investimento;
  5. Mostra a rentabilidade de cada negócio da sua propriedade;
  6. Faz a separação dos recursos da empresa e de seus recursos pessoais;
  7. Faz a discriminação do que é custo e despesa.

Já pôde perceber que implementar e manter a contabilidade do seu agronegócio em ordem é a melhor escolha que você poderia fazer, certo?

Agora é o momento de entender como ela funciona como instrumento de gestão tributária do agronegócio e assim começar a implementar em sua propriedade.

A contabilidade como instrumento de gestão tributária do agronegócio

A carga tributária do agronegócio possui muitas particularidades, por isso a sua contabilidade deve ser feita por um profissional que entenda desse ramo.

E para compreender sobre a tributação que você, produtor rural, irá se preocupar é preciso saber em qual enquadramento está.

Você comercializa como pessoa física ou jurídica?

O produtor rural que se enquadra como pessoa física tem menos responsabilidades fiscais, porém é menos livre para comercializar. Os principais tributos que paga são:

  1. Imposto de Renda;
  2. Imposto Territorial Rural;
  3. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS).

O produtor rural que trabalha como pessoa jurídica paga mais carga tributária, em compensação exerce mais negócios e comercializa em grande escala. Os principais tributos que precisa pagar são:

  1. Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  2. Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
  3. Programa de Integração Social (PIS);
  4. Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  5. Imposto Territorial Rural.

E não pode esquecer que a sua contabilidade rural deve fazer a escrituração de todas as finanças do seu agronegócio.

Depois de entender os tributos que são devidos por você, produtor rural, é preciso entender como se usa a ERP para entregar as suas obrigações fiscais.

Vamos entender?

Uso da ERP para entrega de obrigações fiscais

A tecnologia está em nossas vidas para nos ajudar a acelerar certas atividades cotidianas, não é mesmo?

No agronegócio não seria diferente! O uso de softwares que ajudam na organização financeira dos negócios rurais está sendo mais comum do que se imagina.

Você sabe o que é um ERP?

Segundo a Tecnicon, os ERPs são sistemas de gestão que estão presentes para colaborar na automatização dos pagamentos das obrigações fiscais de forma segura e rápida e estão se tornando cada vez mais indispensáveis para a gestão fiscal de grandes propriedades rurais.

Nele estão presentes todos os dados e informações da cadeia produtiva de seu negócio e isso facilita o momento que você precisa reunir todas essas informações fiscais para o governo.

Com o uso cada vez maior desses softwares, a gestão das obrigações fiscais do seu agronegócio tem se tornado mais fáceis e menos complexas. Facilitando o cumprimento do prazo por você, produtor rural.

Conclusão

Depois deste estudo sobre a contabilidade rural, você pôde entender o quão importante ela é para a organização de seu negócio e o aumento da sua produtividade.

Entender as suas finanças te ajuda a enxergar onde estão os acertos e erros da sua propriedade e o que pode ser feito para conter despesas desnecessárias e que podem te colocar no prejuízo.

Por isso, implementar a contabilidade em seu agronegócio é um passo à frente na profissionalização e crescimento da sua empresa rural.

Como anda a saúde financeira da sua empresa, sabe dizer?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.