drenagem do solo

Share

Descubra como a drenagem do solo otimiza as condições da lavoura

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O cuidado com o solo é um trabalho contínuo e que exige constância de sua parte. O período chuvoso é um dos momentos que causam preocupação para o produtor. Você sabia que pode ocorrer encharcamento do solo?

Pois é, e como você vai poder resolver essa situação para que o seu solo esteja forte para o cultivo?

A drenagem do solo é uma das técnicas que poderá te ajudar nesse momento e deve ser orientado por um profissional para que você tenha os melhores resultados.

Por ser tão importante, vamos falar sobre esse tema e tudo o que você precisa saber, então continue com a gente.

Tipos de solos brasileiros

Antes de você entender o que é a drenagem do solo e os seus benefícios para sua produção, é importante conhecer os tipos de solos existentes no Brasil e as suas características básicas, pois isso interferirá no processo de drenagem de cada solo.

Solo argiloso: Tem uma grande capacidade de armazenamento de água e por ter uma consistência mais fina, quando ele recebe uma boa quantidade desse líquido fica com aparência compacta.

ads

Solo Arenoso: Por ser um solo com característica porosa é altamente permeável pelas águas, porém o seu aspecto primário é ser um solo seco.

Solo Humoso: Tem uma alta taxa de fertilidade, sendo o mais usado na agricultura. Além de possui muito material orgânico em decomposição.

Agora que você sabe as principais características dos terrenos brasileiros, é o momento de entender como funciona o processo de drenagem do solo.

Drenagem de solo na agricultura

A implantação da drenagem do solo na agricultura foi um marco que trouxe muitos ganhos aos agricultores. Quando o solo está com a drenagem em dia é muito simples de se ver, pois ele não apresenta alagamentos, a infiltração da água ocorre de forma fácil e sem demora. Segundo a Embrapa, a técnica da drenagem ajuda na recuperação da produção agrícola de solos como os semiáridos e áridos que fazem o uso de irrigação em suas produções.

Vamos conhecer o que de fato é a drenagem do solo e os seus benefícios? Então continue lendo os próximos tópicos.

O que é drenagem de solo

A drenagem do solo é caracterizada por ser um processo muito utilizado na agricultura para ajudar na plantação e trazer mais força e resistência ao terreno. Ela tem por foco a remoção do excesso de água da área destinada ao plantio, favorecendo a plantação e o cultivo no logo prazo.

A recomendação é que você faça a drenagem do solo se a capacidade natural do local não possibilite que isso seja feito de forma suficiente para a sobrevivência da plantação que será feita neste local.

A atenção ao estado em que se encontra o solo da sua propriedade é o que vai determinar o êxito desse processo, já que cada um tem o seu aspecto que o define e deve ser considerado no tipo de drenagem que irá ser utilizada em sua propriedade.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Tipos de drenagem de solo

Para que você saiba a melhor forma de realizar esse trabalho em sua propriedade, é necessário que seja feito um acompanhamento com um profissional da área como um agrônomo.

Existe na agricultura dois tipos de drenagem do solo. Vamos conferir cada um?

Drenagem Superficial

A drenagem superficial é feita nos casos em que é preciso retirar o excesso de água que está na superfície do solo.

Drenagem Subterrânea

Enquanto a drenagem subterrânea é recomendada quando o produtor rural precisa fazer um controle da quantidade de água presente no lençol freático sem prejudicar a plantação.

Dentre os dois tipos mais utilizados de drenagem, a técnica mais utilizada é a implementação do geotêxtil e do tubo dreno corrugado de pead.

Para cada tipo de drenagem existe uma forma correta de execução e vamos explicar agora para você!

Como fazer a drenagem do solo

Esse procedimento é considerado complexo e exige profissionais experientes para a sua correta execução. Você deve ter em mente que não há certo nem errado, e sim o que é recomendado para o seu caso em particular.

Depois de entender os tipos de drenagem que você pode executar em sua propriedade, é preciso compreender a forma que são feitas para que possa observar esse processo com a ajuda do profissional que te acompanha.

A drenagem superficial do solo é feita a partir da abertura de valas ou de canais para que o excesso de água seja retirado. Esse excesso de água pode ser causado por diversos fatores como chuvas intensas, baixo nível de infiltração do solo, dentre outros.

A drenagem subterrânea exige tubos de drenagem para que seja controlado o fluxo de líquido para as valas principais.

No momento em que você for fazer o processo de drenagem no solo da sua propriedade é preciso levar em consideração qual o tipo de terreno da sua propriedade e o nível de água que ele possui.

Você já conheceu muito sobre a drenagem na agricultura e essa é a hora exata para saber os principais benefícios que ela pode trazer.

Conheça os benefícios da drenagem do solo

A prática de drenagem do solo traz diversos pontos positivos para o seu trabalho e deve ser feito sempre que existir a necessidade.

Quando a ação da drenagem do solo é feita com a constância exigida pelo tipo de solo da sua propriedade podemos ver que ela:

  1. Favorece o controle da salinidade natural do solo;
  2. Promove a manutenção da umidade na quantidade exata para se ter um bom resultado na produção;
  3. Ajuda na estruturação e na saúde do solo;
  4. Traz resistência à terra;
  5. Melhora a produtividade do terreno.

Você já pensou o que poderia acontecer com a sua propriedade se não fizer a drenagem nos períodos certos?

Leia o próximo tópico para conhecer alguns dos malefícios da falta da drenagem no solo.

Drenagem insuficiente do solo: Conheça seus malefícios

A água é um elemento essencial para que a sua produção seja farta, porém o seu excesso no solo é muito perigoso para a manutenção dos nutrientes e para a sobrevivência da plantação. Por isso, é preciso observar o estado do solo e como a água está sendo escoada.

A drenagem insuficiente do solo pode causar alguns malefícios não só para a terra como também para a sua cultura. Vamos conhecer alguns deles?

  1. Redução do crescimento das suas plantas;
  2. Queda da sua produção;
  3. Faz com que apareça as pragas causadoras de doenças;
  4. No pior dos cenários pode causar a morte das suas plantações;
  5. Reduz a quantidade necessária de oxigênio e nutrientes no solo.

Por isso, é fundamental que você sempre mantenha o cuidado adequado do nível de água presente em sua propriedade.

Conclusão

A drenagem do solo é um processo capaz de aumentar a capacidade de produção de sua terra e é muito utilizado na agricultura para a aumentar a saúde da cultura e dos alimentos. Por ser complexo é preciso que você não se esqueça de ser acompanhado por um profissional experiente para conduzir toda a drenagem.

Com todos os cuidados com o seu solo, você somente tem a ganhar!

Você vem sofrendo com o excesso de água em sua propriedade?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.