Hormônios vegetais

Share

Hormônios vegetais: por que são importantes para o desenvolvimento das plantas?

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

A boa produção de uma safra é o sonho de todo produtor rural, não é mesmo?

Mas, uma boa rentabilidade demanda muitos cuidados e investimentos que muitas vezes não são conhecidos por todos os produtores rurais ou se forem, não há capacidade financeira para a execução do essencial.

Você deve se perguntar como as grandes propriedades rurais conseguem ter uma alta rentabilidade em suas lavouras para aplicar a mesma técnica nos seus negócios, né?

Isso é algo natural para quem deseja melhorar o negócio rural!

Um dos investimentos que as grandes lavouras fazem para aumentar a taxa de desenvolvimento e lucratividade é o uso de hormônios vegetais no processo de produção da sua plantação.

Mas, para isso é necessário compreender a fundo toda a necessidade do seu cultivo, bem como saber como anda a saúde do solo da sua propriedade rural.

ads

Você conhece tudo que precisa sobre os hormônios vegetais para melhorar a rentabilidade da sua safra?

Se você deseja entender sobre esse assunto, leia este artigo até o final!

O que são hormônios vegetais

Antes de implantar qualquer novidade no processo de plantação da sua lavoura, é necessário entender a forma correta da utilização para evitar o uso errado em sua fazenda.

E isso não seria diferente no caso da implantação do uso dos hormônios vegetais no seu processo produtivo.

Você sabe o que é hormônio vegetal e como ele pode influenciar o desenvolvimento das suas plantações?

Se a resposta foi sim, incrível. Mas, se você disse que não sabe, vamos te contar tudo que precisa saber sobre o hormônio vegetal para a sua propriedade rural.

Os hormônios vegetais são produzidos pelas próprias plantas para auxiliar no seu desenvolvimento e crescimento saudável.

Uma das suas funções é atuar como mensageiro químico entre tecido, célula e órgão das plantas.

Para isso, eles são levados para os seus locais de atuação na planta e assim contribuem para o seu melhor desenvolvimento.

Geralmente quem faz esse transporte do hormônio vegetal para o seu local de destino é o xilema ou floema.

Os hormônios vegetais atuam em diversas partes das plantas. Você saberia dizer quais são as partes afetadas pelos hormônios?

Os hormônios atuam nas seguintes partes:

  1. Raiz;
  2. Caule;
  3. Folhas;
  4. Flores;
  5. Frutos.

Assim, eles conseguem trazer um melhor desenvolvimento da planta até a sua colheita.

Agora que você entendeu o que é hormônio vegetal, é necessário saber quais são as funções dos hormônios vegetais para o aumento da rentabilidade da sua plantação.

Vamos lá!

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Qual é a função de hormônios vegetais nas plantas

Para compreender melhor a importância do uso dos hormônios vegetais, é preciso entender como ele age e qual é a sua função dentro do desenvolvimento da planta da sua lavoura.

Assim, você consegue planejar a sua implantação e o seu resultado dentro da safra que plantou em sua propriedade rural.

Por isso, vamos te contar qual é a função desempenhada pelos hormônios vegetais no crescimento e desenvolvimento do seu cultivo.

Primeiro, é importante lembrar que mesmo em pequenas quantidades o hormônio vegetal é capaz de agir em prol do desenvolvimento da planta.

Outra dica essencial de se manter em mente é que o hormônio possui efeito estimuladores ou/e inibidores nas células das plantas, por isso podem ter uma resposta diferente dependendo do tecido e da fase de desenvolvimento em que se encontra a planta.

Assim, as funções dos hormônios vegetais são muitas e as principais delas são:

  1. Modificações no DNA da planta;
  2. Ativa ou reprime alguns genes presentes na sua plantação;
  3. Faz uma interferência no processo de síntese das proteínas das plantas.

Você acabou de descobrir quais são as principais funções do hormônio vegetal para o desenvolvimento do seu cultivo e agora é preciso saber quais são os hormônios mais usados na agricultura brasileira.

Conheça os principais hormônios vegetais

Para você utilizar os hormônios vegetais da melhor maneira, é preciso conhecer quais são e para que servem.

Você saberia dizer quais seriam os principais hormônios vegetais que você poderia implementar na sua propriedade rural?

Se não sabe, vamos te explicar agora. Então, continue lendo esse artigo para descobrir.

Os hormônios vegetais mais conhecidos que você pode usar em sua plantação são: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico.

Vamos conhecer cada um!

Auxinas são hormônios que têm por foco melhorar o crescimento e desenvolvimento da sua planta. A Auxina também pode ser encontrada em fungos, algas e bactérias. Esse hormônio é produzido nos seguintes locais: células meristemáticas, folhas jovens, flores, frutos, nas pontas dos caules e das raízes.

Giberelinas são capazes de induzir a divisão e alongamento celular, por isso são produzidas por folhas e tecidos jovens do caule, nas sementes em germinação e nos frutos. A giberelinas atuam no crescimento do caule.

Citocininas têm a sua função principal na divisão celular da sua planta, por isso a sua síntese se dá nas raízes. As citocininas possuem a capacidade de retardar o envelhecimento das células da planta.

Etileno é um gás que possui uma facilidade na distribuição através da estrutura da planta. Isso faz com que ele atue no amadurecimento do cultivo que ainda está verde. É muito usado na agricultura como um instrumento que ajuda na colheita mecânica.

Ácido Abscísico tem por foco realizar a indução do fechamento dos estômatos, envelhecimento de folhas, dormência de sementes e gemas, além de promover a inibição do crescimento das plantas. A sua produção é concentrada no caule, folhas e coifas.

O nível de maior produção do ácido abscísico acontece na seca ou inverno, momento em que a planta sofre com falta de água.

Você descobriu quais são os hormônios vegetais mais usados na agricultura e as suas funções no desenvolvimento do seu cultivo. Agora, é o momento ideal de você conhecer os benefícios de se utilizar os hormônios vegetais em sua plantação.

Descubra os benefícios dos hormônios vegetais

Conhecer o benefício dos hormônios vegetais ajuda a compreender a razão da sua implementação nos processos de plantação de uma propriedade rural.

Por isso, elencamos os principais pontos positivos do uso dos hormônios vegetais. Descubra agora!

  1. Promove o crescimento das plantas;
  2. Aumenta a taxa de rendimento da sua safra;
  3. Melhora os processos fisiológicos das plantas;
  4. Essencial para o bom funcionamento do seu cultivo.

São muitos benefícios que você pode observar em sua plantação quando implementar da forma correta o uso dos hormônios vegetais.

Conclusão

Cuidar da saúde da sua plantação é essencial para que você tenha os melhores resultados em sua safra.

Para isso, é necessário usar todas as tecnologias disponíveis em sua propriedade rural e uma dessas tecnologias é a implementação dos hormônios vegetais em sua plantação.

Existem diversos tipos de hormônios vegetais e cada um tem uma função e reação nas plantas quando são usados. Por isso, é essencial conhecer a fundo cada um deles e como é o seu funcionamento.

Os principais hormônios vegetais são auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico.

O uso dos hormônios vegetais traz diversos benefícios para a sua propriedade rural e devem ser levados em conta no momento do planejamento da sua plantação.


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.