mancha púrpura soja

Share

Mancha púrpura compromete a germinação das sementes de soja?

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Lidar com doenças e plantas indesejadas na safra é algo comum para você que trabalha na agricultura.

Quando se escolhe a espécie de cultivo que irá trabalhar é essencial conhecer as necessidades nutricionais da planta, as condições climáticas para sua produção e as possíveis doenças que podem atrapalhar o desenvolvimento da sua safra.

Na agricultura brasileira, a espécie de cultivo mais produzido é a soja. A soja é destinada tanto para a exportação quanto para o consumo interno.

Para que a sua produção seja rentável, você precisa conhecer todas as condições ideais de sobrevivência da soja e controlar possíveis fungos que possam aparecer.

Um dos fungos que podem trazer prejuízo na plantação de soja é a mancha púrpura. Você sabe o que esse fungo causa em sua produção?

Ele tem a capacidade de atacar a planta e ir para a sua semente, o que causa a perda na qualidade do grão.

ads

Mas, não é somente isso!

A sua ação na produção é mais preocupante, por isso fizemos esse artigo exclusivamente para você.

Quer saber tudo sobre a mancha púrpura, então continue lendo até o final.

O que é a mancha púrpura da soja

Cuidar de uma lavoura é uma tarefa que exige muito controle e monitoramento para evitar que fungos e plantas daninhas prejudiquem a sua safra.

Esse monitoramento te ajuda a evitar que a mancha púrpura traga danos a sua produção. Afinal, você sabe o que é a mancha púrpura?

A mancha púrpura também conhecida como Cercospora kikuchii é uma espécie de fungo que pode se encontrar em todas as regiões do Brasil que possuem o cultivo da soja.

Porém, o seu desenvolvimento ocorre mais intensamente em áreas onde há um clima mais quente e chuvoso.

A mancha púrpura pode causar um alto prejuízo para a produção de soja que ela ataca. A perda da produtividade de seu cultivo com essa doença varia entre 7% e 30%.

A redução da rentabilidade é observada nos grãos que são perdidos devido a essa doença que produz a cercosporina, uma toxina característica da mancha púrpura que causa uma descoloração do tegumento da soja através da sua reação causada pela exposição à luz.

O seu controle deve ser feito preventivamente, pois o fungo causador da mancha púrpura pode atacar qualquer parte da planta e isso faz com que o seu manejo seja ainda mais difícil.

E o modo mais adequado para evitar a sua proliferação é o tratamento efetivo da plantação feito através de um monitoramento adequado da safra e do uso de herbicidas corretos.

Se você se deparou com a Cercospora kikuchii em sua produção de soja, deve ter se perguntado como esse fungo foi capaz de aparecer em sua propriedade rural.

Como todas as doenças e fungos, a mancha púrpura possui condições que são mais favoráveis para o seu desenvolvimento em uma lavoura de soja.

Você saberia dizer quais são as condições que mais ajudam na proliferação da mancha púrpura?

Se sim ótimo, com essa informação é capaz de evitar que esse fungo ataque a sua produção. Se não sabe, leia o próximo tópico que vamos te ensinar a entender.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Saiba o que favorece o surgimento da mancha púrpura na soja

Conhecer o que causa a queda de lucratividade da sua propriedade rural é o começo para se contornar a situação negativa que você pode estar.

No caso da mancha púrpura é ainda mais essencial, já que ela pode afetar qualquer parte da soja.

Já se perguntou quais seriam os principais fatores que contribuiriam para que a mancha púrpura afetasse a sua produção?

Se não souber, não tem problema. Selecionamos os principais motivos que levam esse fungo a sua plantação.

Os principais agentes causadores da propagação da Cercospora kikuchii são os citados adiante:

  • O seu desenvolvimento e surgimento são favorecidos pela alta umidade no local onde está a plantação de soja em temperaturas variando entre 23°C e 27°C;
  • A compra de sementes contaminadas auxilia na propagação em outras plantações saudáveis de soja, já que a semente serve como um instrumento de inoculação da mancha púrpura;
  • A baixa taxa de nutrição da plantação de soja e da fertilidade do solo são fatores que também contribuem para a sua proliferação;
  • Histórico de aparecimento da mancha púrpura na sua propriedade rural. Nesse caso, a implementação do sistema de rotação de cultura é o mais indicado para reduzir a possibilidade de contaminação.

Com todas essas informações é mais fácil para você evitar que esse fungo apareça em seu cultivo e reduza a sua qualidade e produtividade.

Agora que você conhece os principais agentes que auxiliam em seu desenvolvimento, é a hora de descobrir como fazer o seu combate de maneira correta.

Vamos lá? Continue com a gente.

Descubra como combater mancha púrpura em sua propriedade rural

Quando se deseja evitar que pragas e plantas indesejadas prejudiquem a sua plantação, a melhor saída é fazer um monitoramento e controle preventivos.

E esse controle preventivo somente pode ser feito se você conhecer a fundo os principais flagelos que podem afetar a qualidade de sua safra.

Esse dado é descoberto a partir da implantação de um gerenciamento contínuo da sua plantação e quando se reconhece a ação de um fungo como a mancha púrpura é essencial que o seu combate seja feito de imediato.

Para isso, pontuamos aqui as principais ações que podem ajudar a controlar a ação da mancha púrpura em sua lavoura.

As principais ações para combater esse fungo são:

  • Compra de sementes saudáveis e de boa procedência;
  • Monitoramento da plantação de soja para rápida observação de qualquer anormalidade;
  • Controle da mancha púrpura até mesmo na fase final do ciclo de desenvolvimento da soja para se evitar maiores perdas na produção;
  • Rotação de cultivos entre as produções de soja da sua propriedade rural.

Depois de entender como realizar as ações de controle desse fungo, é necessário saber quais são os sintomas que a mancha púrpura pode deixar em sua plantação.

Quais são os sintomas da mancha púrpura em sua plantação

Toda praga deixa sinais na lavoura para mostrar que está presente e cabe a você identificá-los antes que ela comprometa toda a sua lavoura.

Com a mancha púrpura não seria diferente. Ela também causa sintomas característicos nas plantações que estão sendo afetadas.

Alguns dos sintomas que a mancha púrpura pode deixar em sua plantação são os seguintes:

  1. Pontuações escuras nas folhas com coloração castanho-avermelhadas;
  2. As folhas das sojas ficam com aspecto de borda difusa;
  3. As sementes do cultivo de soja ficam com a cor púrpura, sendo essa coloração causada pela cercosporina;
  4. Você pode se deparar com a queda prematura das folhas da soja.

Quando se percebe a presença de qualquer praga no início é mais simples de se evitar perdas muito grandes na safra.

Por isso, fique sempre atento aos sinais que a sua plantação te dá.

Conclusão

Quando se trabalha na agricultura é importante conhecer a fundo todas as peculiaridades da plantação que irá realizar.

O seu planejamento faz com que você perceba anormalidades antes mesmo que elas causem muitos transtornos a sua propriedade rural.

E isso faz com que você esteja mais preparado para lidar com as possíveis pragas que possam surgir como a mancha púrpura.

Ela é um fungo capaz de afetar de 7% a 30% da sua produtividade e se dá principalmente no final do desenvolvimento da soja.

Por isso, é importante sempre manter o monitoramento constante da sua plantação até o momento da sua colheita.

Você já teve um caso de mancha púrpura em sua plantação de soja?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.