nutrição da soja

Share

Nutrição da soja: tudo o que você precisa saber

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O conhecimento correto do manejo da espécie de soja que você está plantando faz toda a diferença na sua produtividade. Sabe por que?

Quando se conhece o grão que se está produzindo, fica mais fácil saber como fazer a sua perfeita nutrição.

Como no caso da adubação da soja, a execução da correta nutrição realizada por você ou seus colaboradores é capaz de reduzir os índices de pragas ou outras doenças que podem estar presentes em sua produção, fazendo com que você reduza o desperdício em sua plantação e economize recursos para investir em equipamentos que otimizem ainda mais a sua plantação.

Você sabe como executar uma boa nutrição da soja que planta?

Fiz um conteúdo exclusivo para você entender tudo sobre como deixar a sua soja forte e bem nutrida.

Fique com a gente e leia até o final!

ads

Saiba quando realizar a plantação da soja

A soja, assim como todas as plantas, tem as suas necessidades nutricionais, bem como datas corretas para sua plantação que vão variar de acordo com a região em que é cultivada.

Dessa forma, é importante realizar a plantação na época certa e manter sua nutrição até o momento da colheita.

Vou te contar o período certo para a plantação da soja em relação a cada região do Brasil. Vamos lá?

De acordo com estudos realizados pela Embrapa, para que se tenha um melhor rendimento do cultivo da soja na região Centro-Sul, ela deve ser plantada entre os dias 15 de outubro e 15 de dezembro.

Na região Centro-Oeste, o cultivo da soja deve ser feito entre meados de outubro até 10 de dezembro. Contudo, as plantações feitas entre os meses de outubro e novembro possuem os maiores resultados.

As regiões Norte e Nordeste possuem uma complexidade maior em relação a isso, pois os períodos de chuvas são bastante diferentes nesses lugares, cabendo a você entender em quais datas elas ocorrem em sua região.

Depois de plantar a soja, você deve utilizar os equipamentos e a tecnologia a seu favor para acompanhar o seu nível de nutrição e identificar os possíveis sinais da sua falta.

Então, vamos entender tudo sobre como ter uma ótima nutrição da sua plantação de soja!

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Saiba como ter uma ótima adubação da soja

Você já sabe que a soja é uma planta que precisa de muito cuidado e uma das maiores preocupações é saber se a planta está bem nutrida e com o adubo correto.

Você saberia me dizer se a sua planta está com falta de algum nutriente ou se está tudo certo?

Os solos brasileiros, em sua grande parte, possuem baixa fertilidade e um alto grau de acidez. Isso quer dizer que você tem uma chance muito maior de ter uma soja com baixa nutrição do que em excesso.

As deficiências mais comuns são as relacionadas ao nitrogênio, fósforo e potássio. A falta desses nutrientes podem comprometer o desenvolvimento das suas sojas.

Existem alguns pontos que você pode observar em sua soja para ver se a nutrição está ruim:

  1. As folhas das suas plantas estão com um tamanho menor do que o normal;
  2. A coloração das folhas muda e pode ir de verde-escuro ao azulado;
  3. Você pode notar que as folhas mais velhas estão sofrendo um processo de necrose;
  4. Os grãos que são produzidos por estas plantas com pouca nutrição são menores do que deveriam ser.

Com esses pontos de avaliação que te apresentei, fica claro que você deve sempre prestar atenção às folhas e fazer uma análise foliar.

Essa análise foliar será capaz de te trazer resultados reais dos níveis de nutrição das sojas da sua plantação e mostrar um caminho que você deve seguir.

E se as suas plantas não estiverem com a adubação no nível correto, você sabe o que fazer?

Vamos te contar como você pode melhorar a nutrição das sojas através da adubação e, assim, ter um maior rendimento com a sua produção.

Como melhorar a eficiência da adubação da sua plantação de soja

Provavelmente você já se deparou com plantações de soja que precisavam melhorar a nutrição, mas não sabia como começar esse processo.

Quer saber como melhorar esse cenário? Continue lendo o artigo para compreender como analisar os resultados que encontra.

Para fazer um melhoramento da nutrição da soja através do adubo, é necessário saber qual o nível de nutrição que a soja possui. Isso se descobre através da análise foliar que deve ser feita com as folhas coletadas no início do florescimento da sua plantação até a sua floração.

Você deve coletar nesse período, pois é o momento em que se tem um maior acúmulo de nutrientes pela sua plantação.

Feito isso, você poderá saber se a sua planta está precisando de nutrição mais forte ou se ela está com nutrientes em excesso.

Com os resultados, você deve preparar as dosagens certas e os produtos certos para cada tipo de necessidade que a sua planta pode ter.

Caso seja necessário, contrate um profissional para te ajudar a compreender os seus resultados e encontrar o fertilizante exato para dar o nutriente que sua plantação precisa.

Depois que você entendeu como melhorar a nutrição atual da sua soja, vamos descobrir quais são as vantagens de manter a sua plantação em um solo com todos os minerais e vitaminas necessários para o crescimento da sua produção.

Descubra quais são os benefícios da nutrição correta da soja

A soja é um dos grãos mais populares e mais exportados da agricultura brasileira. Por isso, você precisa prestar atenção em todas as fases desse cultivo, inclusive da nutrição até a colheita.

Por este motivo, elencamos os principais pontos positivos que você pode observar em sua plantação ao fazer a correta nutrição das sojas que estão em desenvolvimento.

Vamos lá conferir quais são?

  1. Aumento da produtividade da sua produção;
  2. Crescimento da qualidade dos grãos do seu cultivo;
  3. Redução da perda de plantas devido a pragas e doenças comuns da espécie;
  4. Diminuição dos gastos com fertilizantes errados para as necessidades das plantas;
  5. Melhora da saúde do solo, não somente da planta.

A soja, assim como toda planta, precisa da quantidade certa de fertilizantes e adubos para o seu bom desenvolvimento e, sem isso, você poderá amargar um prejuízo por ter uma plantação insuficiente para cobrir os seus custos!

Então, fique sempre atento aos sinais que a sua planta dá e faça periodicamente a análise foliar. Se precisar da ajuda de um profissional, não existe em utilizar.

Conclusão

Para que a sua plantação de soja possa ter o retorno desejado, é preciso manter um bom padrão de nutrição da sua produção.

Essa boa nutrição vem do conhecimento das necessidades nutricionais que elas apresentam a cada momento.

Para descobrir o nível de nutrição do seu cultivo, você deve utilizar da análise foliar de sua soja.

Essa análise é capaz de trazer o real estado de nutrientes presentes em suas plantas, porém você deve fazer no período correto, o qual compreende o início do florescimento da sua plantação até a sua floração.

Você já fez a análise nutricional da sua plantação de soja?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.