Monitoramento de pragas na cultura da soja

Share

Monitoramento de pragas na cultura da soja; saiba como fazer

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Ter controle de tudo que acontece em sua propriedade rural não é algo fácil, mas é a diferença entre se ter uma safra com alta ou baixa rentabilidade.

Principalmente quando se trata do monitoramento do estágio de sua lavoura. Conhecer o que acontece com as suas plantas te auxiliará a entender quais são as suas reais necessidades para que o seu desenvolvimento ocorra da melhor forma.

Você já se preocupou em saber como está o grau de germinação do seu cultivo ou se a planta que escolheu para a sua safra é adaptada para o clima da região que você produz?

Muitos produtores acreditam que as pragas, doenças e plantas daninhas necessariamente significam danos econômicos, mas isso não é verdade.

Sabe o porquê?

Quando se tem um monitoramento constante da plantação, é possível ver a presença de todos esses problemas indesejados e controlar a sua proliferação para que não te traga danos financeiros.

ads

Então, vamos conversar sobre monitoramento de pragas em sua propriedade rural.

O que é o processo de monitoramento de pragas

Antes de começarmos a nos aprofundar no processo de monitoramento de pragas que acontecem nas propriedades rurais brasileiras, primeiro é necessário entender como podemos conceitualizá-lo para compreender todas as suas especificidades.

O monitoramento de pragas nada mais é do que a análise em pontos pré-estabelecidos para a descoberta de pragas que podem causar algum tipo de transtorno para a sua produção.

É o índice que vai indicar se você está no ponto de controle ou se a praga já está no estágio de dano econômico em sua safra, bem como a densidade populacional do inseto ou fungo causador do problema.

Para você chegar a esse nível ótimo de controle é necessário que tenha uma comunicação clara e fácil entre você e o técnico que trabalha em sua propriedade rural. Assim, é possível definir quais são os momentos que o monitoramento precisa ser mais intenso.

A melhor forma de estabelecer esses momentos é através do conhecimento do estágio fenológico de cada planta que é cultivada na sua propriedade rural.

Você tem o conhecimento dos estágios fenológicos que as suas plantações estão?

Se não tem, o melhor é verificar urgentemente para que consiga planejar melhor as suas ações.

Você já entendeu o que envolve a conceitualização do monitoramento de pragas, agora é saber quando e como fazer.

Vamos lá.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Entenda como e quando fazer o monitoramento da sua plantação de soja

Você já sabe que o monitoramento das pragas faz parte das boas práticas do agronegócio e que deve ser bem planejado para que tenha os efeitos desejados em sua propriedade rural.

Por isso, vamos conversar com você sobre como e quando fazer o monitoramento em sua lavoura.

Primeiro você deve ter em mente que o monitoramento deve ser planejado e executado antes mesmo do plantio. Parece meio estranho, né. Mas, é o correto e vamos te contar o porquê.

Quando você faz uma análise do solo e do ambiente da sua propriedade rural será capaz de verificar se tem lagartas nas palhadas restantes, presença de pragas e plantas indesejadas que não foram corretamente controladas.

Não para por aí!

Esse processo de monitoramento deve ser ainda mais intenso quando você já iniciou o seu processo de plantio.

Você deve seguir alguns passos quando for implementar o seu processo de controle de pragas.

  1. Amostragem: feita para saber o nível das pragas e dos inimigos naturais presentes na lavoura. Pode ser feita em perímetro ou em zigue-zague;
  2. Identificação das pragas: Requer a contratação de profissionais treinados por meio da observação visual;
  3. A tomada de decisão de controle: leva em consideração os níveis de comprometimento e de infestação.

Agora que você sabe sobre como implementar o monitoramento das pragas em sua propriedade rural, é essencial conhecer os níveis de ação que podem ser tomados.

Continue lendo o artigo para entender.

Conheça os níveis de ação para o controle de pragas

Entender como combater uma praga não é suficiente para evitar que certos insetos indesejados ataquem a sua propriedade rural.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o monitoramento de pragas na sua lavoura, é imprescindível que você conheça os níveis de ação a serem utilizados quando se constata a presença de uma praga em sua lavoura.

Por isso, vamos conversar com você sobre os níveis de ação para o combate das possíveis pragas e como essa informação poderá te ajudar.

Quando você for planejar as suas ações de combate e monitoramento de praga, precisa estar atento a alguns dados

  1. Os níveis de ataque da praga;
  2. Idade dos insetos, se está na fase jovem ou na fase adulta;
  3. A fenologia da planta.

Depois que você perceber qual o nível de ataque da praga e a idade dos insetos, pode escolher qual método de controle utilizar.

  1. Uso de químicos;
  2. Cultivo de espécies resistentes a ataques de pragas;
  3. Seleção das melhores sementes;
  4. Controle biológico para reduzir o impacto na natureza;
  5. Rotação de culturas.

São muitos dados a serem analisados para entender o nível de ataque que a sua plantação está sofrendo para então definir um plano de ação.

E tão importante quanto entender o nível de ação das pragas é compreender os benefícios e a importância do monitoramento.

Continue lendo para compreender.

Saiba a importância do monitoramento de pragas para o desenvolvimento da sua lavoura

Descobrir os benefícios que algo pode nos trazer é essencial para escolhermos o que é melhor ao vermos o nosso atual estado.

Isso vale também para a sua propriedade rural! Então, preste atenção aos pontos positivos que o monitoramento de praga pode te trazer.

  1. Evita perda da sua produção;
  2. Aumento da rentabilidade da safra;
  3. Conhecimento dos dados da sua própria lavoura;
  4. Auxilia nas suas tomadas de decisões;
  5. Ajuda você a entender os danos e prejuízos da sua fazenda.

Agora que você entendeu alguns pontos positivos do monitoramento de pragas, é a hora de conhecer o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Manejo Integrado de Pragas (MIP)

Você sabe o que é o Manejo Integrado de Pragas (MIP)?

O MIP nada mais é do que um conjunto de técnicas usadas de forma conjunta ou isolada para o combate a pragas que possam prejudicar a sua propriedade rural.

Esse processo leva em conta o custo/ benefício e o impacto que pode gerar para você.

O Manejo Integrado de Pragas usa instrumentos químicos e biológicos para promover aumento no rendimento das lavouras.

Ele traz alguns pontos positivos que são:

  1. Diminui a resistência das pragas;
  2. Reduz as chances de contaminação ambiental;
  3. Preserva os inimigos naturais das pragas em sua propriedade rural.

Você já sabe os pontos positivos do monitoramento de praga e do manejo integrado de pragas e agora consegue analisar o seu estado e aplicar da melhor forma.

Conclusão

Fazer o monitoramento de pragas da sua propriedade rural é uma das maneiras de se evitar prejuízo causado por pragas e ervas daninhas que possam atacar as suas plantações.

O monitoramento de pragas está intimamente ligado ao manejo integrado de pragas (MIP) que usa um conjunto de técnicas simultaneamente para combater o nível de ação dos insetos e plantas indesejados.

Você faz o monitoramento constante da sua produção?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share