Como as plataformas digitais beneficiam o produtor rural 

Share

Como as plataformas digitais beneficiam o produtor rural 

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O agronegócio está cada dia mais moderno e o produtor rural tem adotado tecnologias novas e diversas em suas operações no mercado. Um dos principais exemplos desse movimento é o uso crescente das plataformas digitais como forma de gerir negócios e apurar resultados mais rapidamente. 

Por trazer maior agilidade na administração do campo, as plataformas digitais vem transformando o agronegócio e se firmam como tendência para os próximos anos. No entanto, alguns gestores e produtores rurais ainda desconhecem os principais benefícios e principalmente como aderir a estas plataformas. 

Por isso, o post a seguir vai te explicar em detalhes o que são plataformas digitais e porque elas já são o futuro do agronegócio. 

Quer saber um pouco mais sobre como as plataformas digitais podem ajudar o produtor rural a melhorar a gestão no campo? É só continuar a leitura a seguir! 

Agronegócio e o novo produtor rural 

Nos últimos anos o agronegócio tem se transformado para melhor e as novas tecnologias estão tornado o agronegócio cada vez mais digital. Em outras palavras, o produtor rural conta agora com uma infinidade de ferramentas digitais para facilitar sua administração no agronegócio. 

Atualmente um produtor rural pode contar com ferramentas para fazer administração financeira, de produção e até mesmo de maquinário de forma totalmente digital. Contudo, isso só se tornou uma possibilidade por conta de softwares e plataformas digitais inovadoras no mercado. 

Ao mesmo tempo que o agronegócio está agilizando suas operações, o perfil do produtor rural se modifica para acompanhar essas mudanças. Por isso, esses produtores rurais estão buscando uma gestão mais conectada e que traga insights em tempo real para otimizar sua produção. 

Como resultado desse movimento, temos um crescimento gradual dos investimentos em inovação tecnológica no campo por parte dos produtores rurais. Segundo um estudo da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão, em 2021 o número de propriedades agrícolas brasileiras investindo em inovação tecnológica chegou a 67%

Em conclusão, esse movimento faz parte da nova era do campo, que busca a inovação como forma de atender o mercado interno e externo. Por isso, o agronegócio segue como um dos setores que mais contribui para o PIB brasileiro e a inovação tecnológica será determinante para essa continuidade. Sabendo disso, surge a questão: quais as principais ferramentas por trás dessa transformação? 

Produtor rural e plataformas digitais 

Conforme vimos anteriormente, novas ferramentas baseadas em inovação tecnológica estão transformando a gestão do agronegócio e o perfil do produtor rural. Consequentemente, o mercado de agro vem se expandindo rapidamente e isso exige que o produtor rural esteja atualizado com estas tecnologias. 

O agronegócio teve um crescimento expressivo em 2021 e bateu recordes de exportação, movimentando cerca de R$ 102 bilhões, segundo balanço da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Parte desse crescimento pode ser atribuído aos investimentos em tecnologia no agronegócio, que permitiram que o produtor rural fizesse uma melhor gestão do campo. 

Dentro desse modelo de gestão otimizada, as plataformas digitais vem desempenhando um papel essencial para garantir o alto desempenho do agronegócio. Por exemplo, os aplicativos estão cada dia mais presentes na otimização de operações e administração das propriedades rurais. 

Assim como na digitalização de empresas, o campo também está se digitalizando por meio da automação, dos dados em tempo real e das plataformas digitais. Um simples aplicativo pode ser capaz de conceder infinitas informações de produção, controle e andamento de transações com clientes e parceiros. 

O uso de redes sociais, sites, aplicativos e softwares de gestão pelo produtor rural cresceu e todas essas alternativas são de fato plataformas digitais. Assim como o número de opções, as possibilidades para o produtor rural são infinitas quando se trata dessas plataformas. 

No entanto, muitos produtores rurais ainda resistem à adoção de novas tecnologias e principalmente o uso de novas plataformas no seu processo de gestão. Isso acontece por diversos fatores, sendo um deles a ideia que de que essas são alternativas muito caras e que irão exigir muitos recursos. 

Porém, o que acontece de fato é que os investimentos em digitalização podem trazer resultados muito superiores aos investimentos feitos. 

Vantagens das plataformas digitais para o produtor rural 

Em termos práticos, quais as principais vantagens um produtor rural pode conseguir ao investir em plataformas digitais e digitalização? Primeiramente, é necessário entender que cada solução vai atender produtores com perfis e necessidades diferentes. 

No caso dos produtores rurais, por exemplo, informações como clima, cotações de sacas e acompanhamento de compras e vendas podem estar na palma da mão. Por isso, ter a ferramenta certa pode ser um diferencial competitivo no mercado agrícola. 

Atualmente distribuidores de insumos podem inclusive contar com aplicativos no formato white label para aproximar, expandir e acompanhar mais rapidamente sua marca diante de seus clientes. Tudo isso coloca as plataformas digitais como uma das principais alternativas para o agro nos próximos anos. 

Economia 

Ter uma plataforma digital como parte integral do trabalho em uma propriedade rural é algo que custa muito caro? Na verdade, a resposta é não. E mais do que isso: você pode já estar usando algumas destas plataformas gratuitamente agora mesmo na sua lavoura. 

O que acontece no caso de algumas plataformas é que elas fazem o alinhamento da gestão através de informações atualizadas em tempo real. Como resultado, as tomadas de decisão do produtor melhoram e menos recursos são desperdiçados no caminho. 

Rapidez 

Outro ponto chave das plataformas digitais são a economia de tempo que elas podem proporcionar, uma vez que a rapidez é uma de suas vantagens. Anteriormente, muitas operações dentro do agronegócio exigiam apurações presenciais e demandavam muito tempo da gestão. Agora, muitas dessas operações podem ser feitas dentro de plataformas digitais com muito mais rapidez e agilidade. 

Dessa forma, o principal foco do produtor ficará por conta de apurar os resultados e planejar melhor a sua produção. Por isso, as plataformas digitais são as melhores amigas de gestões baseadas na rapidez ao mesmo tempo que aumentam a eficiência. 

Informação em tempo real 

Com a atualização de informações em tempo real, um produtor é capaz de acompanhar com maior facilidade sua produção. Assim, ele também é capaz de informar clientes e parceiros e atendê-los da melhor maneira em caso de imprevistos. 

Além da rapidez, as informações em tempo real vão permitir que você mais decisões dentro de um menor período de tempo. Dessa forma você evita ser pego de surpresa ou tomar decisões tardias que podem desperdiças recursos e prejudicar sua produção. 

Maior cobertura 

Por fim, a utilização de plataformas digitais vai permitir a você ter uma melhor cobertura tanto dentro quanto fora das porteiras. O uso de plataformas digitais para a gestão vai permitir que você esteja presente no ambiente digital e consequentemente atenda mais clientes. 

Mais do que quantidade, uma boa plataforma também permite que você se comunique com maior qualidade e aja mais rapidamente. Portanto, obter uma plataforma digital é, também, expandir as fronteiras do seu negócio. 

Digitalização de serviços para o produtor rural 

Para concluir, as plataformas digitais possibilitam para o produtor rural um modelo que ganha cada vez mais o mercado: a digitalização de serviços. A possibilidade de migrar serviços para o formato digital traz inúmeras vantagens para o produtor rural. 

Por meio da digitalização, diversos serviços presentes no agronegócio podem migrar para plataformas digitais e fortalecer as parcerias no agronegócio. Em resumo, as plataformas digitais podem beneficiar todos os envolvidos na cadeia produtiva. 

Concluindo, a nova era do agro já está aqui e as plataformas digitais serão algumas das chaves para colher os frutos do crescimento do agronegócio.  

Agora que você já sabe tudo sobre plataformas digitais e como elas podem beneficiar o agronegócio, chegou a hora de modernizar sua produção e torná-la mais ágil. 

Nesse sentido, a Kloz oferece uma plataforma digital totalmente personalizável que permite o acompanhamento de processos logísticos, financeiros e de atendimento de seus clientes. Tudo isso levando em conta a jornada do cliente e prezando o atendimento automatizado, humanizado e personalizável. 


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.