dicas-resultados-propriedade-rural

Share

5 dicas de como melhorar os resultados da sua propriedade rural

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Os resultados de uma propriedade rural estão diretamente ligados à forma como ela é gerenciada. Sendo assim, fatores como planejamento, gestão financeira e o uso da tecnologia são fundamentais para o aumento de produtividade e rentabilidade.

Neste artigo, separamos 5 dicas essenciais para te ajudar a melhorar os resultados da sua propriedade.

Acompanhe a seguir!

Como melhorar os resultados da sua propriedade rural?

Confira a seguir 5 dicas práticas para melhorar os resultados da sua propriedade rural!

1. Planejamento

Embora seja um fator de extrema importância para o sucesso de uma propriedade rural, o planejamento rural ainda é deixado de lado por muitos produtores.

Em geral, ele pode ser definido como um processo que combina eficiência, eficácia e efetividade para alcançar uma situação futura por meio da concentração de esforços e recursos.

ads

Logo, é por meio dele que o produtor rural estabelece objetivos e define estratégias para alcançá-las antes mesmo de começar a produzir.

Nesse sentido, um bom planejamento da propriedade rural atua por meio de metas e objetivos a fim de que a fazenda se desenvolva cada vez mais.

Sendo assim, o recomendado é que o gestor da propriedade rural deve realizar o planejamento a partir de pontos como:

  • Levantamento de dados;
  • Elaboração do diagnóstico da propriedade rural;
  • Interpretação dos indicadores econômicos;
  • Definição de objetivos e metas;
  • Elaboração dos planos de ação para atingir metas;
  • Execução de ações para atingir os objetivos;
  • Uso de recursos para alcançar os objetivos;
  • Previsão de possíveis dificuldades;
  • Prazos.

Em resumo, o planejamento de uma propriedade rural contribui para a tomada de decisões assertivas do agricultor, visto que envolve estratégias que devem ser pensadas e estabelecidas para evitar transtornos e prejuízos para a fazenda.

Isso significa que, além de ser fundamental para a melhora dos resultados da fazenda, o planejamento permite que o gestor tenha o controle sobre situações que envolvem o dia a dia de sua propriedade. Como resultado, consegue tomar decisões que agregam positivamente ao crescimento do empreendimento rural.

2. Gestão Financeira da propriedade rural

Antes de tudo, podemos afirmar que a gestão financeira trabalha na projeção de receitas, despesas, análise do cenário estabelecido bem como a determinação de metas baseadas nesses dados.

Sendo assim, a partir da gestão financeira, o produtor rural consegue:

  • Ter clareza em relação a todas as movimentações financeiras;
  • Entender melhor os resultados;
  • Ter objetivos financeiros mensuráveis;
  • Controlar as entradas e saídas de recursos;
  • Abordar o orçamento de modo mais dinâmico e eficaz.

Além disso, é com base na gestão financeira que ele consegue tomar decisões importantes como:

  • Aquisição de maquinário;
  • Compra de novas áreas de terra;
  • Aquisição de insumos e defensivos;
  • Construção de infraestrutura;
  • Arrendamentos;
  • Contratação de novos funcionários, dentre outros.

Por isso, para realizar uma gestão financeira eficiente é importante seguir alguns passos fundamentais como:

Registrar receitas e despesas: anote todas as receitas, isto é, entradas de dinheiro na empresa rural e as despesas, que consistem nos gastos de recursos. Ambas devem ser registradas desde o início do processo produtivo até a comercialização do produto final.

Organizar o fluxo de caixa: some todas as entradas e subtraia as saídas para saber o saldo final do dia, semana ou mês. Assim, será possível ter uma previsão do futuro financeiro da empresa.

Listar investimentos e financiamentos: os investimentos são os gastos feitos para a obtenção de recursos necessários às atividades agropecuárias e permanecem a longo prazo. Já os financiamentos são recursos financeiros provenientes de terceiros que o empresário busca para atender as necessidades produtivas. Liste cada um deles!

Utilize os dados na tomada de decisão: a tomada de decisão deve ser realizada com base em dados obtidos no dia a dia da gestão financeira. Por isso, colete dados e organize de forma que o produtor ou gestor da fazenda consiga usá-los para tomar decisões seguras.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

3. Qualificação e profissionalização

De nada adianta investir em estratégias, ferramentas e equipamentos, se os funcionários não tiverem capacidade para desenvolver as tarefas.

Por isso, a qualificação e profissionalização da sua equipe é fundamental para melhorar os resultados do seu negócio rural.

Nesse sentido, é essencial aplicar treinamentos e transmitir conhecimentos a fim de alinhar as expectativas do negócio em relação a cada um deles.

Vale destacar que ainda que a mão de obra seja familiar, é essencial torná-la mais profissional para aumentar a eficiência e produtividade. Só assim, a fazenda poderá colher bons resultados e se desenvolver como uma empresa rural.

Contudo, além de investir em treinamento da mão de obra para resolver gargalos da empresa, também é importante ter uma boa relação com os funcionários e abastecê-los com equipamentos necessários para a execução das atividades agrícolas.

Ademais, é extremamente importante que o gestor tenha uma visão clara da propriedade rural e saiba delegar as tarefas corretamente. Com isso, será mais fácil mensurar a produtividade, dar feedbacks e promover mudanças, quando necessário.

4. Uso da tecnologia na fazenda

A tecnologia é uma grande aliada da produtividade rural. Afinal, hoje, já existem diversos sistemas e plataformas de gestão que ajudam a organizar os dados, cruzar informações, automatizar processos e acessar informações que, antes, eram extremamente difíceis.

Um software de gestão agrícola, por exemplo, ajuda a promover melhores práticas de gestão dos recursos materiais, humanos, financeiros e ecológicos, ao mesmo tempo que simplifica as operações diárias de um agricultor.

Além disso, essa ferramenta permite o acesso a informações úteis e precisas que podem auxiliar na tomada de decisões assertivas. Ou seja, ela contribui para uma gestão orientada por dados, o que consequentemente vai tornar o negócio mais eficiente e rentável.

Ao adotar um software de gestão, o produtor consegue, de certa forma, cumprir todas as etapas anteriores. Como ele reúne e disponibiliza informações importantes sobre a fazenda, é possível se planejar, executar a gestão financeira e treinar os funcionários para lidar com automatização de determinados processos diários.

Ademais, é importante ressaltar que, no mercado, existem opções de ferramentas para diversas necessidades. Algumas delas são:

  • Sensoriamento Remoto;
  • Agricultura de Precisão;
  • Inteligência Artificial;
  • Internet das Coisas;
  • Automação;
  • Big Data;
  • Satélites e Drones;
  • Software de Gestão e entregas de Obrigações Fiscais.

Sendo assim, o recomendado é que o produtor rural analise quais são as maiores necessidades da sua propriedade rural antes de escolher a ferramenta ideal para o seu negócio.

5. Análise constante dos resultados

Em síntese, o acompanhamento e análise dos resultados da propriedade rural são fundamentais para manter o controle sobre o negócio e evitar prejuízos. Por isso, eles devem ser feitos com frequência.

A partir das informações fornecidas por sistemas de gestão, por exemplo, é possível analisar e identificar se o negócio está gerando resultados positivos ou negativos.

Assim, quando o resultado for positivo, o produtor pode continuar produzindo do mesmo modo ou optar por aumentar os investimentos. Já no caso do resultado negativo, ele deve mudar a estratégia com rapidez para evitar prejuízos.

Vale ressaltar que, ao analisar resultados, é importante dar atenção também para o comportamento dos concorrentes e se informar sobre a movimentação do mercado. Dessa forma, o produtor consegue se preparar para diferentes cenários, e consequente, não perde espaço nesse segmento tão competitivo.

Enfim, a análise de resultados vai mostrar para o produtor rural se os seus planos e objetivos para a lavoura foram alcançados.

Conclusão

Enfim, podemos ver que para melhorar os resultados de uma propriedade rural é fundamental investir na gestão do negócio. Isso envolve planejamento, controle financeiro, profissionalização, investimento em tecnologia e o acompanhamento constante dos resultados.

Apesar de não ser uma tarefa simples, existem ferramentas que podem te ajudar a realizar uma gestão segura e eficiente para alcançar melhores resultados. Trata-se do software de gestão agrícola que auxilia o produtor no gerenciamento da fazenda, contribuindo para aumento da produtividade e rentabilidade.

Então, que tal investir na gestão da sua propriedade rural para alcançar melhores resultados?

Conheça o MyFarm e saiba como ele pode te ajudar a melhorar seus resultados de forma prática e segura. Faça um teste grátis aqui!

Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia nosso artigo sobre administração rural.

Até a próxima!


Publicado por:
Formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e especialista em Comunicação Digital, atuo como Analista de Conteúdo no MyFarm. 
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.