Software para agronegócio

Share

Software para agronegócio: quais são os benefícios?

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O software para agronegócio ganhou espaço no mercado e hoje está presente no dia a dia de muitos produtores rurais.

No geral, eles são escolhidos conforme a necessidade de cada negócio. Sendo que, entre as opções disponíveis podemos encontrar ferramentas para gestão agrícola, controle de pragas, manejo do solo, dentre outros.

Neste artigo vamos mostrar quais são os benefícios dos softwares para agronegócio e dar dicas práticas de como você fazer a sua escolha.

Acompanhe a seguir!

O que é um software para agronegócio? Para que serve?

A princípio, o software para agronegócio é uma ferramenta utilizada por produtores rurais que pretendem agilizar e melhorar o desempenho das atividades realizadas no campo.

Dessa forma, o software funciona como um aliado que auxilia no controle de produção, na gestão de atividades de plantio, manejo, colheita, estoque, operações financeiras, dentre outros.

ads

Na prática, esse tipo de ferramenta colabora para melhores práticas de gestão dos recursos materiais, humanos, financeiros e ecológicos, bem como, simplifica as operações diárias de um agricultor.

No mercado é possível encontrar softwares de agronegócio para necessidades específicas como gestão agrícola, controle de pragas, emissão de receituário agronômico, gestão de contratos, dentre outros.

Quais são os benefícios oferecidos por um software para agronegócio?

Por meio do tratamento, análise e integração de dados do negócio rural, o software para agronegócio tem o papel de fornecer informações atualizadas e facilitar a tomada de decisão do agricultor.

Nesse sentido, o produtor rural terá uma visão mais clara sobre o que está acontecendo em sua fazenda e se sentirá mais seguro na hora de fazer investimentos, fechar novos negócios, atender demandas da fazenda e até mesmo se prevenir de futuros problemas.

Um software focado na gestão agrícola, por exemplo, possibilita a organização, planejamento e acompanhamento das atividades agrícolas. Isso garante mais agilidade e praticidade para o dia a dia do produtor rural, além de aumentar a produtividade da lavoura.

Em síntese, ele contribui para uma gestão orientada por dados, o que consequentemente vai tornar o negócio mais eficiente e rentável.

Dentre os benefícios que um software para agronegócio pode oferecer estão:

  • Mais eficiência;
  • Aumento da rentabilidade;
  • Redução dos custos de produção;
  • Aumento da competitividade.

Mais eficiência

A partir das informações reunidas no software para agronegócio, é possível gerenciar a fazenda de forma mais eficiente. Isso porque o fácil acesso aos dados agiliza os processos operacionais, além de reduzir riscos de erros e retrabalho oriundos de blocos de anotações e planilhas eletrônicas.

No mais, a ferramenta ajuda a otimizar o planejamento das demandas, o reabastecimento do estoque e o controle da produção. Isso tudo vai ajudar a reduzir a manutenção de vários bancos de coleta de dados e de sistemas de comunicação distintos.

Aumento da rentabilidade

Aumentar a rentabilidade da fazenda é outro grande benefício do software para agronegócio. Isso porque, com a possibilidade de analisar dados, o gestor da propriedade pode traçar estratégias seguras de crescimento, aprimorar as existentes e consequentemente elevar o lucro do negócio.

Além disso, ao se basear em dados claros e concretos o produtor rural terá mais segurança para promover a evolução do seu negócio por meio da aquisição de novos maquinários, ampliação de infraestrutura e contratação de novos funcionários.

Redução de custos de produção

Por possibilitar o registro de dados, manutenções preventivas das máquinas agrícolas e acompanhamento do desempenho do negócio, o software é um meio de reduzir custos da fazenda.

Afinal, por meio das informações fornecidas pela ferramenta, o produtor rural consegue aumentar a produtividade, reduzir desperdícios e até mesmo prevenir possíveis prejuízos.

Isso tudo é possível porque através do software para agronegócio é possível integrar dados sobre a produção, projetando previsões precisas a respeito do estoque da fazenda. Como, por exemplo, o volume de insumos necessários e a quantidade de defensivos adequada para o combate de pragas.

Aumento da competitividade

Com a alta concorrência no setor agrícola, investir em tecnologia e profissionalização é uma das formas mais eficientes para se manter competitivo no mercado.

Dessa forma, ao adotar um software para agronegócio, o produtor rural consegue realizar uma gestão automatizada, baseada em dados seguros que o ajudarão a ter uma visão ampla, permitindo o crescimento constante do negócio.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Qual a importância de utilizar um software para agronegócio na gestão da fazenda?

Sabemos que o agronegócio é uma área que está em constante expansão. Assim, devido as altas demandas de produção e a alta concorrência no mercado, o produtor se depara com a necessidade de realizar uma melhor gestão das informações do seu negócio.

Nesse cenário, o software para agronegócio representa uma solução capaz de apontar caminhos e auxiliar na tomada de decisão do gestor agrícola.

Isso porque, como falamos anteriormente, esse tipo de tecnologia gera informações precisas sobre o andamento da fazenda. Assim, com os dados organizados e de fácil acesso, é possível corrigir gargalos dentro da empresa rural.

Ademais, os softwares de gestão agrícola, possui funcionalidades imprescindíveis para que o produtor rural consiga alcançar resultados de sucesso na fazenda. Veja algumas delas:

Administrativas

Em geral, atende as necessidades relacionadas às logísticas de compra e venda, abastecimento e estoque, armazenagem de produtos e registros de documentos importantes referentes a maquinários, ferramentas entre outros.

Financeiro

Em síntese, possui campos de integração para pagamento de boletos, contas e impostos fixos. Além disso, possibilita a gestão de contas a pagar e receber, elaboração do fluxo de caixa, dentre outras atividades essenciais que compõe o gerenciamento financeiro do negócio.

Obrigações Legais

Na prática, também é essencial manter as obrigações legais em dia. Alguns exemplos de obrigações que podem ser administradas nos softwares de gestão são: Nota Fiscal Eletrônica, Livro Caixa Digital do Produtor Rural e Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.

O que você deve considerar antes de escolher um software para agronegócio?

Na hora de escolher qual o software para agronegócio considere as necessidades da sua propriedade. Para isso, reflita sobre quais as dificuldades e problemas você lida diariamente na sua fazenda que, consequentemente, estão te impedindo de crescer e defina quais funcionalidades seriam essenciais para resolvê-los.

Em seguida, invista tempo em pesquisas e pergunte para gestores que já utilizam softwares em suas propriedades. Essas informações ajudarão você no processo de decisão.

Por fim, entre em contato com as empresas que oferecem a ferramenta que você precisa, e analise se o software é fácil de usar e se realmente atende as suas necessidades. Não esqueça de tirar todas as suas dúvidas com essas empresas e compare o custo-benefício de cada uma.

MyFarm – Software de Gestão Agrícola

MyFarm é um software de gestão agrícola desenvolvido para facilitar a gestão de propriedades rurais e garantir mais lucro e rentabilidade para o seu negócio.

Entre as funcionalidades do sistema estão:

Atividades: realiza o planejamento da safra, indicando os custos diretos e indiretos e mostrando em tempo real o que está acontecendo na sua fazenda.

Maquinários: promove a manutenção preventiva e controla os custos fixos e variáveis das suas máquinas.

Financeiro: controla o pagamento e recebimento de contas e disponibiliza a emissão do Livro Caixa, MDF- e notas fiscais eletrônicas.

Suprimentos: administra a gestão do estoque, indicando a quantidade de produtos armazenados e a necessidade de reposição.

Produção: informa qual é a média do preço da sua soja e qual variedade e talhão são mais produtivos.

Resultados: apresenta a margem de lucro de cada cultura e o detalhamento de suas receitas e custos.

Precisa de um software de gestão agrícola para o seu negócio? Conheça o Myfarm, clique aqui para fazer seu teste grátis agora mesmo.

Se você gostou desse artigo e quer se aprofundar mais no assunto, eu te convido a ler nosso artigo Guia completo para escolha de software de gestão para a fazenda.

Até a próxima!


Publicado por:
Formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e especialista em Comunicação Digital, atuo como Analista de Conteúdo no MyFarm. 
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *