sementes esverdeadas de soja

Share

Sementes esverdeadas de soja: saiba como evitá-las

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

A produção de soja é vantajosa e extremamente valorizada no Brasil e no mundo. Entretanto, é preciso produzir de forma correta. As boas práticas de produção garantem produtos dentro dos parâmetros e que refletem em maiores ganhos. Por outro lado, caso algo saia do planejado, o produtor pode amargar prejuízos.

A presença de sementes esverdeadas de soja no lote é uma dessas situações críticas. Caso ocorra, pode haver até mesmo perda completa do lote. Quem está atento às técnicas de plantio consegue contornar a situação e garantir um resultado sem sementes verdes, podendo negociar no mercado nacional e internacional.

Para compreender um pouco mais sobre isso, leia o artigo. Nele você irá tirar todas as suas dúvidas sobre como evitar e como identificar sementes esverdeadas na colheita da soja.

Afinal, o que são sementes esverdeadas na soja?

As sementes esverdeadas se destacam na colheita. Elas tomam essa coloração nos cotilédones após sofrerem algo foram do esperado nas fases finais de desenvolvimento.

Quando as sementes estão esverdeadas, o produtor amarga o prejuízo de perder todo o lote, dependendo do estágio em que ocorreu o esverdeamento. Isso é causado porque há morte ou maturação forçada da planta. No Brasil, lotes de grãos com mais de 10% de semente esverdeada, estão sujeitos ao deságio.

Ocorre que os efeitos da coloração esverdeada sobre a qualidade dos grãos de soja e de seus derivados se devem às características finais. Apesar de o grão esverdeado apresentar basicamente o mesmo porcentual de proteína que grão maduro, ele possui de 2% a 3% a menos de óleo. Este óleo apresentará maior acidez, além de ter um custo maior de refino.

ads

Além disso, as clorofilas são potentes agentes oxidantes. Sendo assim, a qualidade do óleo contaminado com clorofila poderá ser prejudicada, caso o mesmo seja armazenado na presença de luz.

Os grãos verdes resultam em menor rendimento na produção de isolados proteicos. Assim, é necessário que se faça a remoção da clorofila dos produtos de soja e de seus derivados. A opção mais adequada seria a não ocorrência dos grãos verdes.

Lotes de grãos verdes não podem ser comercializados no mercado internacional, fato que se torna relevante frente ao enorme volume de exportação.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

O que causa a semente esverdeada?

A semente da soja pode ficar esverdeada por inconvenientes na fase final de seu desenvolvimento. Isso significa que solo, clima ou manejo não foram adequados nos momentos finais da produção.

Quando as condições de clima saem do esperado, isso pode gerar prejuízos. Vale lembrar que a semente esverdeada inviabiliza todo o lote colhido.

Na prática, algumas condições são frequentemente responsáveis pelas sementes esverdeadas:

  • Quando há interrupção da ação de algumas enzimas – isso causa maturação acelerada e degradação da clorofila dos cotilédones, que são comprometidos;
  • Quando há maturação e morte prematura das plantas – desencadeia em presença de clorofila na semente;
  • Algumas doenças são responsáveis pelo fenômeno, como fusariose, podridão radicular por macrofomina, cancro da haste, doenças foliares em fase de enchimento de grãos/pré-colheita.

Geralmente, as sementes esverdeadas são formadas em fases críticas. Por isso, é preciso se atentar durante a pré-colheita das sementes e o enchimento de grãos.

Quando há adversidades climáticas, as plantas imaturas sofrem estresse. Esse processo reflete em maturação e morte, o que também é causa das sementes esverdeadas. Em muitos casos essa condição é desencadeada por seca ou excesso de chuva, temperaturas elevadas, umidade relativa baixa ou mesmo elevada intensidade luminosa.

Pragas e doenças também comprometem o resultado. Percevejos no final do ciclo são responsáveis pela maturação sem uniformidade, resultando em morte prematura.

Por fim, o manejo deve ser avaliado. Não é recomendado o uso de dessecantes na pré-colheita, por exemplo, por interromper a ação das enzimas que degradam a clorofila.

Alguns produtores optam pela antecipação da colheita para os meses de janeiro e fevereiro. O início do ano é rico em chuvas, o que pode atrapalhar o desempenho do grão.

Entenda como identificar e solucionar o problema

Para evitar as sementes esverdeadas é preciso seguir as dicas relacionadas ao solo, clima e manejo.

O manejo do solo adequado é responsável por amenizar problemas relacionados à retenção de água ou períodos de seca. Além disso, é importante que se utilize plantas de cobertura.

As condições climáticas, aliais, são fundamentais. Estar atento aos boletins e utilizar-se de irrigação contribuem para um ambiente controlado e adequado ao desenvolvimento da soja.

Antes de plantar, avalie qual é o melhor cultivar para as condições que seu terreno oferece. Busque por aquelas que expressam menos problemas de sementes esverdeadas quando comparadas a outras.

O Manejo Integrado de Pragas é um aliado durante todas as fases de plantio, seja de qual cultura for. Não se esqueça dele em momento algum para garantir a sanidade da lavoura.

sementes esverdeadas de soja
Sementes de soja germinadas com alto e baixo vigor
Fonte:Embrapa

Conclusão

Como você pôde observar ao longo do artigo, o produtor deve estar atento à produção desde o começo. Clima, manejo e solo devem estar nos parâmetros adequados. Caso contrário, todo o trabalho realizado durante a safra irá por água abaixo.

Os produtores que visam comercializar soja como o mercado externo precisam estar ainda mais atentos. Os parâmetros internacionais são rígidos e não aceitam qualquer resquício de sementes esverdeadas da soja na colheita. Isso deve ser levando em consideração desde o momento do plantio.

Mas, caso tenha ocorrido o esverdeamento mesmo que se tenha seguido todos os cuidados, é preciso saber identificar para tentar reverter o problema. Em muitos casos, um profissional experiente pode contribuir nessa identificação e tomadas de decisões.

Agora que você já sabe tudo sobre sementes esverdeadas da soja, que tal avaliar sua produção para evitar prejuízos?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *