sementes de soja

Share

Saiba como garantir alta qualidade e produtividade das sementes de soja

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Para evitar problemas na sua lavoura é fundamental utilizar sementes de soja de boa qualidade.

As sementes são responsáveis pelo estabelecimento adequado das plantas e, consequentemente, por altas produtividades.

Além disso, o vigor, pureza, taxa de germinação e a sanidade não são as mesmas a depender da sua escolha.

O momento da escolha da semente é crucial para o sucesso da sua lavoura, pois tem muitas características para você analisar antes de finalizar a compra.

Assim, você pode optar por cultivares mais produtivas, com resistência, de ciclo mais curto ou longo e até pela estrutura da planta.

Quando você realiza a escolha correta da semente pode de render muitas sacas a mais por hectare.

ads

Muitos de vocês escolhem a semente pelo potencial produtivo, e está errado, pois assim você encarece os custos e diminui a rentabilidade.

Por exemplo, se tem no mercado cultivares de R$ 3 o quilo e outras de R$ 15, você pode gastar 5 vezes a mais para colher a mesma quantidade de grãos.

Dessa maneira, vamos discutir a seguir os principais aspectos relacionados a escolha da semente de soja.

Semente de soja

O termo semente é utilizado para se referir a soja que é produzida para ser semeada na sua lavoura. Portanto, a sua produção requer mais tecnologia, cuidados e investimentos.

Visto que a compra de sementes representa a parcela significativa do seu custo total de produção. E a escolha da semente vai influenciar diretamente desde a semeadura até a colheita.

No momento da escolha, opte por sementes certificadas, pois elas estão dentro do padrão de qualidade estabelecido pela lei.

sementes de soja
Os diferentes tipos de danos nas sementes de soja e seus efeitos no desenvolvimento das plantas
Fotos:Letícia Zanachi

As sementes são formadas por duas estruturas. A primeira estrutura é onde se encontra a reserva energética para a semente germinar, e a segunda estrutura é o embrião. O embrião carrega todas as informações que serão passadas para o seu cultivo.

A soja é originada do nordeste da China e foi distribuída e hoje é plantada em todo o mundo. Os registros dos primeiros cultivos no nosso país é da época de 1882, mas sem sucesso devido ao nosso clima.

E por causa dos avanços científicos fez com que a soja se adaptasse em vários países, como no Brasil.

Os aspectos importantes para a escolha da semente de soja são:

  • Comprar cultivares registradas para a sua região;
  • Fazer aquisição de sementes tolerantes a doenças e pragas encontradas na sua lavoura;
  • Semear muitas cultivares diferentes na mesma safra. Você pode ter uma cultivar que predomina na área, mas tem que diversificar o restante para atender a necessidade de escalonamento para diminuir os riscos.

No entanto, a agricultura não é só seguir o que está dando certo com o seu vizinho. Pois, não adianta apostar, por exemplo na genética da semente que ele usa. Pois, vários fatores podem contribuir para os resultados em campo.

Enfim, o resultado da escolha da semente pode ser notado na produção final. Hoje já se tem estudos que mostram quais são as melhores opções de sementes de soja para cada região do país.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Produção de sementes de soja

A produção de sementes, a comercialização e a proteção de cultivares são regulamentadas por lei. Por isso, que você tem que escolher as sementes que possuem certificação, pois elas te garantem os melhores parâmetros de qualidades.

As sementes certificadas passam por avaliações, para avaliar esses padrões, as sementes devem ser inspecionadas e fiscalizadas, antes da comercialização.

Ao iniciar a produção de sementes, os produtores de sementes atentam para as condições climáticas e semeiam somente cultivares adaptadas. Assim, a soja vai expressar o seu melhor potencial e só então é comercializada.

Algo importante também é a redução dos danos mecânicos no momento da colheita, pois assim, se obtém sementes de maior qualidade e evita perdas.

Por isso, muitos produtores de sementes antecipam as colheitas, para colher as sementes com umidade em torno de 18%. E depois, são secas em secadores, para diminuir o conteúdo de água da semente em níveis adequados para o armazenamento.

Além disso, os produtores de sementes não realizam a dessecação de pré-colheita com glifosato. Pois, ele reduz aspectos importantes como germinação e vigor das sementes de soja. E você não quer comprar sementes com essas características, certo?

Doenças em sementes de soja

Muitas são as doenças que ocorrem nos cultivos de soja e que são transmitidas por meio de semente. Deste modo, a escolha de sementes de boa qualidade, é essencial para que não ocorra a introdução de doenças em sua lavoura.

Do mesmo modo, os produtores de sementes devem seguir cuidados definidos por lei, para assegurar a você sementes sadias. A seguir veja as principais doenças que são transmitidas por meio de sementes.

Mofo branco

O mofo branco, doença causada por fungo, apresenta alto potencial de prejuízo a cultura da soja. Pois causa perdas de produtividade de 30% até 100%, quando as medidas de manejo não são realizadas de forma adequada.

Em situações em que a doença estiver mais severa é necessário utilizar o controle químico de acordo com as recomendações do engenheiro agrônomo. Ou até mesmo o controle biológico com a aplicação de Trichoderma, fungo de solo capaz de controlar o mofo branco.

sementes de soja
Foto: Josefa Neiane Goulart Batista

Antracnose

A antracnose é outra doença causada por fungo e que é capaz de ser transmitida por meio de sementes. Afeta principalmente a fase inicial de formação das vagens, assim diminui a produção. Sendo que o uso de sementes infectadas contribui para maior ocorrência da doença.

É fácil de visualizar essa doença em campo, as nervuras das folhas, vagens e hastes apresentam manchas negras.

sementes de soja
Sementes e plantas de soja atacadas por antracnose
Fonte: Stheffani Lucca dos Santos

É recomendado para o controle de doenças transmitidas via sementes:

  • Uso de sementes sadias;
  • Realizar o tratamento de sementes;
  • Limpar os implementos e colhedoras que são utilizados em áreas com doença.

Já em casos que a doença se estabeleceu na lavoura se deve realizar:

  • Rotação com espécies de gramíneas como sorgo e milho;
  • Cobertura do solo com braquiária.
  • Semeadura com espaçamentos maiores;
  • Comprar cultivares de soja com menor acamamento.

Tratamento de sementes de soja

O uso de defensivos agrícolas no tratamento de sementes proporciona a planta condições de defesa. Além de maior potencial para o desenvolvimento inicial da sua lavoura. Lembrando que uma boa lavoura começa pela escolha da semente.

Bem como, para alcançar o resultado esperado, o tratamento de sementes é a ferramenta poderosa. Seja contra doenças e pragas que atacam a soja, os cuidados do seu cultivo começam no início do ciclo com o uso desses defensivos.

As aplicações com o inseticida thiametoxan resultam em aumento da área foliar e radicular das plantas de soja. Pois, ele promove a síntese de hormônios, assim a planta cresce com mais vigor, germinação e desenvolvimento de raízes.

Dessa forma, se torna comum o tratamento de sementes com inseticidas que atuam na fisiologia da planta, de modo a estabelecer crescimento vigoroso. Além de melhorar o potencial produtivo.

A quantidade do produto utilizado no tratamento de sementes deve ser diluído em água, para formar calda homogênea, e depois recobrir totalmente as sementes. Dessa forma, os ataques que ocorrem na fase inicial do seu cultivo seram reduzidos.

Pode se misturar as sementes com a calda em sacos de plástico, pelo tempo de 2 minutos, de modo a uniformizar a calda sobre a massa de sementes. E semear as sementes após o período de 30 minutos.

Ou você pode optar por distribuir o tratamento direto no sulco da semeadura.

Nesse sentido, o tratamento de sementes de soja com inseticidas levam a formação de raízes mais finas, o que é positivo pois raízes finas absorvem mais nutrientes do que as raízes grossas. Por isso, essa prática está em amplo crescimento no Brasil.

Conclusão

Vimos como é importante obter informações das características das sementes antes de serem compradas para o plantio, pois assim se evita problemas com a colheita. Além dos diversos cuidados que os produtores de sementes tem para produzir sementes de qualidade para chegar até você.

Você tem que tomar cuidado com as escolhas que você vai adotar, como variar as cultivares utilizadas na sua lavoura, para que assim, não haja aumento de pragas específicas.

Além de seguir as dicas do tratamento de semente que são parte fundamental do trabalho antes do plantio.

Viu como a semente de soja está envolvida em diversos desafios até chegar na sua lavoura?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *