variedades de milho

Share

Variedades de milho: como escolher a melhor opção para a sua lavoura

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Escolher o melhor cultivo e a melhor semente é o principal caminho para que você, produtor rural, consiga ter uma boa rentabilidade em sua lavoura. Para isso, é preciso conhecer bem a sua região e as condições do solo que está plantando.

Isso é necessário para que você evite plantar sementes que não são capazes de se adaptar ao seu terreno, ao clima de sua região e não podemos esquecer das possíveis pragas e plantas daninhas que podem aparecer durante o processo de plantio até a colheita.

A melhor preparação para se plantar é o conhecimento de todas as variáveis e no caso do cultivo do milho não poderia se dar de forma diferente.

Desde muito tempo, consumimos e plantamos milho tanto para a nossa própria alimentação quanto para a alimentação dos animais como vacas e porcos.

Por ser tão utilizado foi necessário usar a tecnologia para melhorar a sua produtividade através do melhoramento genético e também a descoberta de diferentes variedades que teriam diversas formas de adaptação e de resistência.

Hoje te explicaremos no decorrer desse artigo como identificar a melhor espécie de milho para você, produtor rural, plantar em sua lavoura.

ads

Vamos lá?

O que é e quando começamos a plantar milho

Antes de você entender sobre as diversas variedades de milho e os benefícios que ela pode trazer a sua propriedade rural, é essencial saber o que é o milho e quando ele entrou em nosso sistema alimentar. Não acha?

Segundo o Agro 20, o milho é uma espécie de cultivo que teve seu surgimento derivado de uma planta chamada Zeamays.

O milho possui como característica um grão do tamanho de uma ervilha e disposto em fileira de espigas.

Muitos estudiosos acreditam que o milho tenha se originado na América Central desde o período pré-colombiano.

Por ser o segundo cereal mais cultivado no mundo, o milho está muito presente na alimentação de animais e humanos. Podemos fazer diversas comidas deliciosas usando o milho como a pamonha, cural e milho cozinho.

No Brasil, o milho já era cultivado pelos povos indígenas antes mesmo da chegada dos portugueses. Com a chegada da família real e dos africanos passou a integrar ainda mais a alimentação da população e a se espalhar pelo mundo.

Diante de toda essa história, nada mais natural que a tecnologia ajudasse a trazer maior rentabilidade e produtividade para as lavouras de milho.

Esse auxílio foi feito através do descobrimento de novas espécies para ajudar na adaptação ao solo de cada região e também no melhoramento genético.

Ficou curioso para saber quais são as principais variedade de milho que você pode encontrar no mercado?

Continue lendo para descobrir com a gente.

Saiba as variedades de milho existentes

Descobrir qual é a variedade de milho que é a mais correta de ser cultivada em sua região é um dos pontos primordiais para você alcançar o aumento da sua lucratividade, rentabilidade e reduzir as chances do aparecimento de pragas em sua lavoura.

Por isso, apresentaremos a você quais são os tipos de milhos mais comuns que você pode analisar a viabilidade de cultivo em sua propriedade rural. Mas, antes uma pergunta!

Você saberia identificar quais são as variedades mais comuns de milho que você pode encontrar no mercado?

Se respondeu sim, muito bom! Porém, se respondeu não, fique com a gente para saber quais são elas.

As principais variedades de milhos encontradas são as seguintes:

  1. Milho para silagem: Esta espécie foca na palatabilidade e o desenvolvimento vegetativo;
  2. Milho dentado: O seu foco é a alimentação animal, pois possui grãos bem firmes com bordas duras;
  3. Milho doce: Possui grão adocicado e de fácil digestão;
  4. Milho para grãos: A sua prioridade é o desenvolvimento da espiga e a sua alta taxa de polinização;
  5. Milho verde: De todas as variedades que você pode encontrar no mercado, o milho verde é a que tem maior taxa de vitaminas. A sua característica é ter grãos amarelos e dentados;
  6. Milho pipoca: É o mais popular entre todas as variedades de milho estudados até agora. O seu grão é em formato de gota, pequeno e muito duro;
  7. Milho branco: Ele é rico em vitaminas do complexo B e é muito usado para fazer canjica. Além de ser misturado com outros ingredientes como leite de coco.

Bom, depois de ver as principais variedades de milhos existentes você é capaz de analisar e escolher qual desses tipos de milho se encaixam nos seus objetivos de cultivos e nas características do seu solo.

Além de conhecer quais os tipos de milhos estão disponíveis no mercado, você precisa saber como conduzir o correto manejo desse grão para ter o melhor desempenho em sua propriedade rural.

Vamos entender como se faz um bom manejo do milho?

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Descubra como fazer o manejo correto do milho

O milho é um grão que possui muita importância na alimentação não somente brasileira como mundial. Por isso, é essencial que você, produtor rural, no momento em que escolher plantar uma variedade de milho, entenda como é o manejo correto.

Vamos te dar algumas dicas do que deve fazer para que você tenha uma produção lucrativa para a sua propriedade rural.

O milho pode ser cultivado em duas épocas diferentes, a safra ou safrinha. Sendo o primeiro período de plantação nos meses de outubro a dezembro, já o segundo momento acontece nos meses de janeiro a abril quando a colheita da soja já encerou.

Você precisa ficar atento as temperaturas da sua região. A temperatura ideal para o bom desenvolvimento das espigas de milho é entre 24° a 30° C.

O milho é um cereal que precisa de luminosidade e irrigação. O solo deve ser irrigado até que esteja úmido.

E não podemos deixar de citar a adubação, não é mesmo!

A nutrição de qualquer planta é parte essencial para que se desenvolva da forma correta. No caso do milho, é essencial que você forneça uma adubação nitrogenada e rica em matéria orgânica.

Com as nossas dicas, você consegue melhorar a taxa de lucratividade de sua lavoura, O benefício de se plantar qualquer variedade de milho vai muito além do lucro e vamos mostrar a você.

Benefícios de se cultivar milho

Quando você escolhe cultivar o milho é necessário compreender todos os principais pontos positivos que poderá alcançar.

Então que tal descobrir as principais vantagens de ter escolhido o milho para a sua lavoura?

Elencamos os principais pontos positivos para você. Confira logo abaixo:

  1. Você tem um maior controle de pragas e plantas daninhas;
  2. Aumento da saúde do solo da sua propriedade rural;
  3. Possibilidade da reciclagem dos nutrientes presentes no solo da sua lavoura;
  4. Crescimento da sua produtividade.

São muitos benefícios que fazem a diferença para você!

Conclusão

O milho está presente na alimentação mundial desde muito tempo e a sua plantação foi cada vez mais sendo melhorada para que a sua produtividade aumentasse.

Com a possibilidade do uso da tecnologia para auxiliar na seleção dos melhores grão surgiu diversas variedades de milhos no mercado, inclusive os geneticamente modificados.

Isso favoreceu o aumento da rentabilidade dos produtores rurais que escolheram cultivar o milho em sua lavoura.

Os benefícios ultrapassam o financeiro, já que essa planta importante ajuda também na manutenção da qualidade da saúde do solo.

Diante de tudo isso fica uma pergunta:

Você já pensou em cultivar o milho em sua lavoura?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.