Capim-rabo-de-burro

Share

Saiba como impedir o Capim-rabo-de-burro

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

As ervas daninhas e plantas indesejadas são uma das causas de redução da produtividade de uma cultura, pois elas competem por nutrientes e água com o seu cultivo.

O manejo correto e adequado das plantas invasoras é a forma de controle para que essas pragas não causem um alto nível de danos em sua lucratividade.

Além das pragas convencionais, existe o Capim-Rabo-de-Burro. Você sabe o que ele é ou como ele aparece em sua plantação?

Preparamos um conteúdo completo sobre o Capim-Rabo-de-Burro para você entender as maneiras corretas de se combater o seu surgimento e como identificá-lo em sua lavoura.

Continue com a gente para entender sobre esse assunto!

O que é capim-rabo-de-burro encontrado na lavoura

O Capim-Rabo-de-Burro é uma planta indesejada muito rústica e que se adapta muito facilmente ao meio em que está. Por isso, o seu controle deve ser feito da melhor maneira possível.

ads

Ele possui uma característica muito singular, sabe dizer quais são os seus traços?

O Capim-Rabo-de-Burro tem uma estrutura muito similar a uma pluma e também pode ser conhecida por outros nomes como capim-vassoura, capim-de-bezerra, capim-peba.

Você pode se deparar com duas espécies de Capim-Rabo-de-Burro, são elas: Andropogon bicornis L. e a Schizachyrium microstachyum.

As duas espécies podem aparecer juntas em sua plantação, sendo que a Andropogon bicornis tem maior predominância em açudes e beiras de estradas, sempre mantendo a sua estrutura reta e porte alto.

O Capim-Rabo-de-Burro tem um rápido crescimento e produz um alto número de sementes, o que facilita a sua fácil propagação em sua propriedade rural.

Após o aparecimento dessa planta indesejada em seu cultivo, é muito difícil o seu manejo e controle.

Bom, você já sabe o que é o Capim-Rabo-de-Burro e nesse momento é necessário compreender quais são as principais pragas que podem prejudicar a sua lavoura.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: PLANILHA PARA GESTÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS <<<

Principais plantas indesejadas e pragas na lavoura

Descobrir quais são as principais pragas que podem aparecer em sua plantação é ideal para que consiga manter a sua cultura sempre saudável e com alto rendimento para a sua propriedade rural.

Você sabia que o clima do Brasil favorece o surgimento de pragas em sua plantação?

Pois é, por isso selecionamos as principais pragas e plantas indesejadas para que você saiba como lidar com elas!

Continue lendo para saber!

Algumas das pragas mais comuns na agricultura brasileira são:

  1. Lagarta-da-espiga do milho;
  2. Larva-minadora;
  3. Mosca-branca;
  4. Caruru-palmeri;
  5. Corós;
  6. Capim-Rabo-de-Burro.

E para que você consiga combater efetivamente essas pragas pode usar de controle químico e físico.

Pois bem, agora que você sabe que o Capim-Rabo-de-Burro é uma das pragas mais comuns na agricultura brasileira, você precisa entender quais são os principais danos que ele pode trazer para sua plantação.

Descubra os principais danos causados pelo capim-rabo-de-burro

O Capim-Rabo-de-Burro é uma das várias espécies de plantas indesejadas que nascem em qualquer região a qualquer tempo e por isso merece toda a sua atenção durante o manejo da sua lavoura.

Você sabe o que essa planta indesejada pode trazer de prejuízos para você caso se espalhar em seu cultivo?

Reunimos os principais danos que o Capim-Rabo-de-Burro traz para você entender as consequências em sua plantação.

Vamos lá?

Os principais malefícios são:

  1. Disputa de nutrientes e de água com a sua plantação;
  2. Se espalha muito facilmente através do vento e assim fica mais difícil seu controle;
  3. Capim-Rabo-de-Burro pode causar muita sombra na sua cultura, o que ocasiona o comprometimento do desenvolvimento da lavoura que precisa do sol para crescer;
  4. Ela pode ser a causa da entrada de outras pragas em sua plantação, por ser uma das hospedeiras de percevejos.

São muitos os danos que podem ser contornados através de um manejo correto e consciente que deve ser analisado e planejado.

O Capim-Rabo-de-Burro pode aparecer tanto em plantações de soja quanto em outros cultivos. Por isso, vamos te mostrar quais são os principais percevejos da soja.

Continue lendo para saber!

Saiba os principais percevejo-da-soja

Você, produtor rural, deve estar acostumado às dificuldades trazidas pelos percevejos e pragas, por isso tem que estar atento ao seu controle e manipulação.

Além disso, é necessário conhecer quais são as principais pragas que podem atacar a sua plantação.

Na agricultura brasileira, a cultura mais produzida é a soja e, para alcançar a sua alta produtividade, o conhecimento do correto manejo é necessário.

Para isso, é preciso saber quais são as principais pragas que podem atacar o seu cultivo.

Você sabe quais são?

Elencamos as principais pragas para você ficar atento!

  1. Nezara viridula (percevejo- verde);
  2. Piezodorus guildinii (percevejo-verde-pequeno);
  3. Euschistus heros (percevejo-marrom).

A fase do pico de propagação dessas pragas se dá no mesmo momento do desenvolvimento dos grãos. É este o instante no qual a plantação de soja se encontra mais vulnerável ao ataque desses insetos.

Esses percevejos são capazes de estar presentes na plantação desde a fase vegetativa até a maturação, instante no qual há a possibilidade de um maior prejuízo direto a sua plantação.

Alguns dos danos diretos que esses percevejos podem trazer para a sua propriedade rural são os seguintes:

  1. Diminuição da capacidade germinativa da soja;
  2. Redução da qualidade dos grãos da planta;
  3. Aparição de fungos no seu cultivo;
  4. Prejuízos no rendimento e produtividade da produção.

Agora que você já sabe que não é somente o Capim-Rabo-De-Burro que traz prejuízos a sua propriedade rural, que tal entender qual é o manejo adequado para eliminar essa planta indesejada da sua plantação?

Continue com a gente para entender!

Como eliminar o capim-rabo-de-burro da sua propriedade rural

Durante o artigo, contei para você que o manejo adequado com os produtos certos é a forma mais efetiva de se combater qualquer praga.

Com o Capim-Rabo-de-Burro não seria diferente. Você sabe quais são as boas práticas de controle dessa planta indesejada?

Vamos te contar tudinho. Continue lendo.

O primeiro passo é analisar e controlar a sua plantação no MIP para reduzir a quantidade de pragas no momento do crescimento do cultivo.

Dentro desse primeiro passo existe o controle preventivo que se trata de um combate em que não se usa produtos químicos. Ele é feito através da limpeza das áreas da sua propriedade rural antes do processo de plantação.

Quando a presença do Capim-Rabo-de-Burro está muito alta, um controle manual sem o uso de químicos se torna ineficiente. É nesse instante que entra o controle através do uso de produtos químicos.

Você precisa lembrar que o uso dos herbicidas corretos e na quantidade certa é o que vai diferenciar na eficácia do controle químico a essa planta indesejada.

Conclusão

Quando se trata da agricultura é preciso entender sobre todas as pragas que podem atacar o seu cultivo para que a sua produtividade e lucro não sejam afetados.

Nesse momento entra o Capim-Rabo-de-Burro!

O Capim-Rabo-de-Burro é uma das plantas indesejadas que existe na agricultura brasileira e que possui capacidade de causar sérios danos diretos e indiretos a você.

Para que ele seja controlado é necessário agir no momento certo com um planejamento capaz de te mostrar a época mais propícia para o seu aparecimento.

O controle pode ser preventivo/ manual ou químico quando a sua presença já não pode ser mais controlada através da limpeza da área da sua propriedade.

Você já fez o planejamento do controle das plantas indesejadas da sua propriedade rural?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.