escritório contábil no agronegócio

Share

Como posicionar o seu escritório contábil no Agronegócio

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Quer melhorar o posicionamento do seu escritório contábil no agronegócio e não sabe por onde começar?

Não se preocupe! Nós vamos te ajudar!

Neste artigo, nós separamos dez dicas fundamentais para que você consiga se posicionar de forma mais assertiva e assim atrair e fidelizar clientes do setor rural.

Acompanhe a seguir!

10 dicas de como melhorar o posicionamento do seu escritório contábil no Agronegócio

Confira a seguir as dez melhores práticas que você deve adotar no seu escritório contábil para melhorar seu posicionamento no mercado e conquistar mais clientes!

1. Estude sobre o mercado de agronegócio

As notícias sobre agronegócio não param, ou seja, constantemente existem atualizações sobre o setor. Por isso, é fundamental que o escritório contábil no agronegócio tenha um responsável por acompanhar as novidades e atualizações do mercado.

ads

Em geral, essas atualizações devem ser repassadas para todos os integrantes a fim de que todos saibam auxiliar o produtor rural sempre que necessário.

Alguns assuntos importantes sobre o setor:

  • Cotação do dólar;
  • Expectativas para o setor;
  • Produtos com cotação mais alta;
  • Comercialização dos produtos no exterior.

Vale lembrar que quanto mais informações o escritório tiver sobre o mercado, melhor será o serviço prestado para o produtor rural.

2. Prepare sua equipe

Tão importante quanto se manter atualizado sobre as novidades do setor do agronegócio é preparar sua equipe para realizar um atendimento personalizado para o produtor rural. Isso significa que o profissional contábil deve entender as particularidades do cliente e estar pronto para resolver seus problemas e necessidades.

Assim, ao se aproximar do produtor rural, o escritório contábil conseguirá se antecipar aos problemas e evitar imprevistos.

>>> DOWNLOAD GRATUITO: E-BOOK CONTABILIDADE RURAL EFICIENTE <<<

3. Use dados para tomar decisões

Já se foi o tempo em que as decisões eram baseadas no feeling. Isso porque, atualmente, as empresas utilizam dados para elaborar estratégias e tomar decisões assertivas. Assim, relatórios e indicadores se tornaram fundamentais em uma boa gestão de contabilidade.

Em resumo, os dados a seguir são indispensáveis no negócio rural:

  • Onde está concentrado os maiores gastos da atividade?
  • Qual foi o lucro/prejuízo acumulado do exercício?
  • Quais dívidas o produtor possui para curto e longo prazo?
  • Onde estão as maiores receitas?

Na prática, essas informações são importantes porque mostram a real situação do cliente. Dessa forma, é possível ter uma dimensão do que precisa ser feito e assim melhorar ou manter os resultados.

4 .Trabalhe com eficiência

Em geral, priorizar um trabalho eficiente em um escritório contábil no agronegócio é um diferencial no mercado, que pode atrair muitos clientes do setor rural.

Nesse sentido, investir em tecnologias que ajudem a agilizar os processos de contabilidade rural é essencial para garantir mais eficiência no dia a dia.

5. Delegue tarefas

Sabemos que a rotina de um escritório contábil é muita corrida, por isso, é muito importante que o contador delegue tarefas. Assim, ele garante que as atividades sejam concluídas dentro do prazo previsto.

Portanto, organize-se considerando as seguintes questões:

  • Quem ficará responsável por emitir os relatórios?
  • Quais pessoas ficarão responsáveis por arquivar os documentos?
  • Quais funcionários deverão atender os telefonemas dos clientes e mantê-los informados sobre as movimentações financeiras?

6. Separe um tempo e converse com produtor rural

Para atender as reais necessidades do produtor é preciso escutá-lo com atenção. Logo, uma boa alternativa para garantir um contato frequente e oferecer um bom atendimento ao seu cliente é marcar reuniões estratégicas.

Na prática, o objetivo é agendar conversas com o produtor rural, sempre que necessário. Logo, situações que podem impactar negativamente o negócio do agricultor devem estar em pauta como:

  • Custos de produção e investimentos elevados;
  • Necessidade de aumento de receita ou redução de custos para garantir o saldo positivo.

7. Mantenha uma boa rede de contatos

Em geral, preservar uma boa rede de contatos vai ajudar o escritório contábil no agronegócio a conquistar mais clientes. Isso porque, grande parte dos clientes vem por meio de indicações.

Por isso, é fundamental que o contador mantenha uma boa relação com seus contatos e consiga expandir seu alcance a fim de atrair novos potenciais clientes, ou até mesmo, futuras parcerias.

8. Oriente o cliente no cumprimento de suas responsabilidades

O trabalho da contabilidade rural só pode ser realizado com a ajuda do produtor rural. Afinal, é necessário que ele cumpra algumas responsabilidades nesse processo.

Na prática, o produtor rural precisa se comprometer com o pagamento de impostos, monitoramento de entradas e saídas do estoque, emissão de notas fiscais, entre outros.

Sendo assim, é muito importante que o contador oriente o cliente rural e tire todas as suas dúvidas a respeito de suas responsabilidades. Isso vai ajudá-lo a entender o que precisa ser feito mês a mês.

9. Domine a legislação

Outro fator muito importante para o bom posicionamento de um escritório contábil é entender sobre as leis. Isso vai garantir que o contador possa garantir benefícios fiscais para o seu cliente, além de ajudá-lo a se antecipar com planejamento e recolhimento dos tributos.

Vale lembrar que na atividade rural, a lista de impostos pode ser dividida em duas categorias: tributações para o produtor rural pessoa física e tributações para o produtor rural pessoa jurídica. Portanto, saber quais são os impostos para cada perfil é essencial na contabilidade rural.

10. Invista em tecnologias

Por fim, o investimento em tecnologias vai ajudar o contador a otimizar o tempo e agilizar todos os processos que compõem a contabilidade rural.

Com a ajuda do MyFarm, por exemplo, o contador consegue gerar oLCDPR ( Livro Caixa do Produtor Rural), a NF-e (nota fiscal eletrônica) e MDF-e ( Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais).

Na prática, o MyFarm garante mais praticidade no dia a dia do escritório contábil no agronegócio. Isso porque ajuda a simplificar as operações internas por meio de serviço ágil e seguro para o cliente.

Entre seus benefícios podemos citar:

  • Garante mais segurança em relação às informações financeiras repassadas pelo produtor rural;
  • Elimina o retrabalho em tarefas manuais, uma vez, que os dados são inseridos no software uma única vez;
  • Agrega valor na entrega dos serviços, que terão maior qualidade e consequentemente serão bem-vistos pelo cliente.

Contudo, ao utilizar o MyFarm, o contador terá mais precisão sobre os dados do seu cliente. Como resultado, o profissional conseguirá realizar análises corretas e seguras, conquistando assim, a confiança dos produtores rurais.

Ficou interessado? Clique Aqui para solicitar um teste grátis ou agendar uma demonstração do MyFarm.

Enfim, aproveite para se aprofundar ainda mais nesse assunto, leia nosso artigo sobre contabilidade rural digital.


Publicado por:
Formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e especialista em Comunicação Digital, atuo como Analista de Conteúdo no MyFarm. 
Share