gestao-maquinario-agricola

Share

Entenda a importância da gestão de maquinário agrícola

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Saiba como melhorar a gestão de maquinário agrícola da sua fazenda e veja quais são as principais vantagens dessa prática!

O uso de máquinas agrícolas têm sido um fator importante para o aumento da produção de muitas propriedades rurais.

Nesse cenário, a gestão de maquinário agrícola tornou-se fundamental para otimizar o rendimento operacional das máquinas e garantir que elas funcionem adequadamente.

Neste artigo, vamos apresentar as melhores práticas de gestão de maquinário agrícola para você aplicar na sua fazenda.

Acompanhe a seguir!

Por que a gestão de maquinário agrícola é importante?

Sabemos que para funcionar com eficiência, o maquinário agrícola precisa de cuidados periódicos. Isso envolve a manutenção correta, feita por profissionais qualificados.

ads

Caso contrário, as máquinas podem quebrar ou apresentar algum defeito que ocasionará um custo alto com consertos ou até mesmo a aquisição de novos equipamentos.

No entanto, o controle em relação a manutenção e prevenção de defeitos é feito através da gestão de maquinário agrícola. Por meio dela, é possível aumentar a vida útil das máquinas e prevenir gastos desnecessários.

Além disso, quando o maquinário se encontra em perfeitas condições de uso, ele funciona com mais eficiência, o que ajuda a otimizar o trabalho e reduzir o seu tempo de uso.

No mais, a mecanização se tornou essencial no meio rural. Afinal, é por meio dela que os agricultores conseguem atender a alta demanda de produtividade e qualidade da produção.

Logo, nada melhor do que ter as máquinas funcionando adequadamente para garantir a eficiência da atividade rural e consequentemente os bons resultados da lavoura.

Como melhorar a gestão de máquinas na sua propriedade?

Uma boa gestão de máquinas agrícolas consegue promover um maior rendimento dos equipamentos, além de prevenir a ocorrência de defeitos nos maquinários.

Por isso, separamos as melhores práticas de gestão de maquinário agrícola para você aplicar na sua propriedade! Confira a seguir:

Cheque constantemente a eficiência das máquinas agrícolas

A princípio, um dos pontos mais importantes na gestão de maquinário é conferir, com frequência, a eficiência e funcionamento dos equipamentos.

Sendo assim, temos alguns fatores que precisam ser observados como:

  • Pressão e estado de conservação dos pneus;
  • Nível de fluidos do cárter, radiador, transmissão e outros;
  • Filtros de ar, sistemas elétricos, lastreamento e engraxe.

Além desses fatores, também é necessário priorizar o constante treinamento dos operadores.

Faça o planejamento para utilização do maquinário

Não há dúvidas que o planejamento representa um fator essencial em qualquer etapa de produção rural. Com o maquinário não é diferente, por isso, é preciso se programar para que as máquinas estejam disponíveis, em bom estado de uso, sempre que houver necessidade de utilizá-las.

Sendo assim, o planejamento de uso envolve tanto a manutenção e reabastecimento das máquinas como a aquisição de novos equipamentos para atividades específicas.

Faça a gestão de abastecimento

O abastecimento do maquinário está diretamente associado ao sucesso da atividade rural. Portanto, na gestão de maquinário agrícola, o gestor deve programar de forma antecipada o abastecimento das máquinas para que as atividades executadas por elas não sejam comprometidas.

Em resumo, um bom gestor deve monitorar o abastecimento e ter registro de consumo de cada uma das operações, ou seja, quanto cada máquina gastou com combustível durante a execução do trabalho.

Ademais, a gestão de abastecimento envolve o controle de estoque e custos, quantidade e frequência de abastecimento e datas das operações. Dessa forma, o gestor consegue ter uma noção clara em relação ao rendimento de cada máquina.

Invista em práticas específicas para cada tipo de cultivo

Em síntese, cada cultura exige cuidados distintos de plantio e manejo, isso inclui o uso de máquinas e implementos específicos.

Portanto, para gerenciar essas práticas de forma adequada, o recomendado é que o gestor utilize ferramentas de gestão para conseguir direcionar, de forma mais ágil e rápida, cada máquina e implemento para cada tipo de manejo exigido.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Quais são as principais vantagens oferecidas pela gestão do maquinário agrícola?

A gestão de maquinário agrícola ajuda a otimizar os resultados da fazenda e tornar os processos da agricultura mais eficientes.

A seguir, separamos as principais vantagens oferecidas por essa prática:

Mais agilidade na operação

Por meio de uma gestão eficiente, é possível se basear no calendário agrícola para realizar as colheitas das culturas.

Sendo assim, o gestor pode planejar quais são as melhores datas para realizar manutenções e abastecer as máquinas, a fim de que a atividade seja feita no momento certo e não cause prejuízos para o negócio rural.

Redução de custos operacionais

Sabemos que o uso de máquinas reduz o custo com mão de obra, uma vez que a colheita e outras operações da lavoura não são realizadas de forma manual.

No entanto, é importante ter uma boa gestão dos equipamentos para evitar riscos de perdas e estragos das máquinas.

Afinal, com a manutenção em dia, as máquinas permanecem preservadas e com boa qualidade de uso para executar as atividades rurais. Como resultado, não será necessário realizar gastos desnecessários, evitando assim, prejuízos para a empresa rural.

Mais qualidade e menos desperdício

É fato que o uso de máquinas agrícolas ajuda a evitar perdas, assim como contribui para uma melhor qualidade da colheita.

Com operadores treinados e as máquinas corretas, abastecidas e em perfeitas condições de uso, não tem como o produtor não melhorar o rendimento e lucro do seu negócio.

A escolha correta de pulverizadores agrícolas, por exemplo, garante maior eficiência no manejo de pragas, insetos e plantas daninhas, favorecendo assim, a maior qualidade operacional nas etapas seguintes do ciclo.

Cuidados necessários para conservar o maquinário agrícola

Ao realizar a gestão de maquinário da sua propriedade, é preciso se atentar para alguns cuidados básicos. Veja a seguir:

  • Após a execução do trabalho, o recomendado é limpar e lavar as partes internas e externas, retirando folhas e galhos. Também é importante aplicar óleo lubrificante ou produtos afins nas peças metálicas;
  • A máquina deve ser guardada em local seco, arejado, coberto e sobre cavaletes para evitar a deformação dos pneus;
  • É essencial realizar as Revisões Obrigatórias Gratuitas;
  • Dar partida semanalmente no motor diesel e acionar o circuito hidráulico para evitar oxidações e incrustações;
  • Não descuidar das regulagens e manutenções, visto que a falta da correta calibração aumenta as perdas.

Gostou desse conteúdo? Então, aproveite e leia nosso artigo sobre manutenção de máquinas agrícolas.


Publicado por:
Formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e especialista em Comunicação Digital, atuo como Analista de Conteúdo no MyFarm. 
Share

O seu endereço de e-mail não será publicado.