agricultura-5-0

Share

Saiba quais são os impactos da agricultura 5.0 no Agronegócio

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

A agricultura 5.0 já está disponível com muita tecnologia e inovação para o mercado agrícola, por meio da inteligência artificial, que ajuda você a atingir alta precisão de performance no campo e contribui para o aumento de produtividade.

Por esse motivo, vamos apresentar a última tendência do agronegócio: a Agricultura 5.0. Você vai entender o que é, como funciona e como agregar essa tecnologia na sua fazenda.

Veja a seguir!

O que é agricultura 5.0?

A agricultura 5.0 é a mais recente geração de modelos de produção agrícola. Nesse sentido, ela é composta por tecnologias como: serviços de mapeamento de áreas por satélite, análise de solo georreferenciada, pulverização com dronese sistemas para o plantio, irrigação e fertilização.

Sendo assim, o diferencial da agricultura 5.0 está na tomada de decisão, que será cada vez mais atribuída às máquinas, o que proporciona maior precisão e produtividade.

Em resumo, a agricultura 5.0 é marcada pelo uso da inteligência artificial, biotecnologia e análise de dados da sua fazenda, aumentando assim, a precisão da automação na sua produtividade e performance.

Pilares da Agricultura 5.0

Em síntese, a agricultura 5.0 divide-se em quatro pilares principais. Sendo eles:

  • Acréscimo de produtividade: as inovações na biotecnologia tem papel fundamental de garantir cultivos mais eficientes. A produtividade não se mede, apenas, pela quantidade, mas pela qualidade.
  • Segurança alimentar: a digitalização no campo trouxe muitas críticas sobre como garantir o acesso a alimentos que apresentam valor nutricional e como diminuir as desigualdades sociais.
  • Diminuição do desperdício: a agricultura 5.0 utiliza recursos capazes de melhorar técnicas de armazenagem e transporte dos produtos para reduzir o desperdício.
  • Alimentos mais saudáveis: de acordo com a Organização mundial da saúde, até o ano de 2025, 1 em cada 11 pessoas no mundo terão diabetes. Logo, haverá sim, a cobrança por alimentos mais saudáveis na agricultura 5.0.

Contudo, para o Brasil prevalecer na agricultura 5.0 e se manter competitivo no mercado internacional é preciso resolver alguns problemas estruturais como a conectividade rural e capacitação da mão de obra.

Fonte: Compre Rural

Na atualidade, existem muitas tecnologias disponíveis para que os produtores executem seu trabalho com maior eficiência, agilidade e precisão, principalmente na operação de semeadura, que maximiza a utilização da área e diminui o repasse de linhas.

Qual é o diferencial da agricultura 5.0?

O grande diferencial da agricultura 5.0 em relação a Agricultura 4.0 está na maneira como se aplicam as tecnologias no campo. Enquanto a agricultura 4.0 busca expandir o número de tecnologias e soluções direcionadas para o dia a dia das atividades rurais, a agricultura 5.0 age de maneira focada e personalizada.

Isso significa que a agricultura 5.0 tem o intuito de personalizar o cultivo das plantações, suprindo suas necessidades específicas e solucionando problemas em tempo real, a partir do uso de dados e soluções robóticas, inteligentes e automatizadas.

Em outras palavras, enquanto na agricultura 4.0, as máquinas eram utilizadas para executar as atividades agrícolas do dia a dia, na agricultura 5.0, sensores e dispositivos desempenham o papel de coletar informações para que o agricultor consiga realizar análises e tomar decisões assertivas.

Quais são os benefícios da agricultura 5.0?

Em geral, entre os principais benefícios de utilizar a agricultura 5.0 em propriedades rurais estão:

  • Aperfeiçoamento das técnicas de trabalho;
  • Possibilidade de otimizar as áreas da lavoura e produzir mais quantidade de grãos por talhão;
  • Reduzir custos com fertilizantes;
  • Previsibilidade de questões climáticas;
  • Melhoria na qualidade dos produtos;
  • Análise correta de informações e tomada de decisões assertivas;
  • Minimização dos impactos ambientais;
  • Eficiência na gestão agrícola;
  • Melhor aproveitamento dos insumos;
  • Aumento da lucratividade.

Tecnologia na agricultura 5.0

A qualidade de semeadura é tema que está constantemente em pauta, devido sua influência na produtividade. Sendo assim, vários são os fatores que comprometem a distribuição das sementes, como velocidade excessiva e problemas na regulagem da semeadora.

Hoje em dia, o produtor tem uma linha de produtos que auxiliam na busca da melhor uniformidade de distribuição, deposição e acomodação da semente no solo. Como exemplo, temos os sensores de linha, sistemas distribuidores de sementes, sistemas de linhas independentes e outras tecnologias na agricultura 5.0. Confira!

Sensores de linha

A utilização de sensores por linha da semeadora auxilia na correção de falhas de plantio decorrentes do embuchamento da linha ou falta de sementes.

Além disso, a nova geração de sensores de linha é capaz de isolar o efeito causado pela poeira no tubo condutor, deste modo evita leituras erradas.

Na prática, esses sensores, associados a monitores, possibilitam a formação de mapas de plantio em tempo real. Dessa forma, informa o percentual de distribuições uniformes, duplas e falhas, taxa de semeadura e área plantada.

Sistemas distribuidores de sementes

O sistema de distribuição de sementes mais utilizado no país é o mecânico de discos de plantio, que passou por uma série de melhorias e possibilitou um ganho considerável na qualidade de distribuição de sementes.

No entanto, é com o sistema de distribuição de sementes pneumáticos, que se obtém melhor uniformidade, mesmo em maiores velocidades de trabalho.

Sistemas de linhas independentes

A princípio, o problema frequente na operação de semeadura é o remonte, que ocorre sobretudo nas cabeceiras e arremates da lavoura. Isto implica em gasto maior de sementes e problemas de superpopulação, que é resolvido com as linhas individuais.

sistema de linhas independentes - tecnologia da agricultura 5.0
Fonte: Rossato Stara

O emprego da tecnologia na agricultura está intenso nos últimos anos, pois cada vez mais opções tecnológicas estão sendo incorporadas ao campo, o que contribui para a produção mais sustentável.

A primeira tecnologia incorporada à produção agrícola foi o uso do sistema de posicionamento global, o GPS, que consiste em um software de localização que oferece as coordenadas de pontos da Terra por meio de sinais enviados por satélites.

Com o GPS foi possível fazer com que máquinas agrícolas fossem dirigidas por computadores. Há pouco tempo, aplicativos são usados para controlar plantações, mesmo que você esteja a quilômetros de distância, é possível monitorar a lavoura.

Além disso, sensores que são conectados à internet colocados em diferentes pontos da propriedade geram grande volume de dados. Esses dados são analisados para melhorar a sua produção agrícola.

Ademais, a mais nova tecnologia utilizada na agricultura são os drones, pequenas aeronaves não tripuladas, que tornam possível a visualização aérea em tempo real de todo processo agrícola.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Vantagens da utilização da tecnologia na sua fazenda

Entre as vantagens do emprego da tecnologia na sua fazenda podemos destacar:

  • Diminui os impactos negativos no meio ambiente;
  • Aperfeiçoa a produção e o uso de insumos;
  • Ajuda na comunicação entre o produtor, administrador, operadores e agrônomos;
  • Amplia a produtividade da lavoura;
  • Diminui riscos de perdas com pragas, eventos climáticos e desastres naturais;
  • Reduz custos de acesso à informação e serviços;
  • Beneficia o aumento de renda do produtor com o aumento da qualidade da produção.

Na prática, as opções tecnológicas colaboram para que se tenha mais produção agrícola no mesmo espaço de terra. Assim, há no mercado, tecnologias com características específicas para cada necessidade, desde a produção de sementes até a conversa com os consumidores.

Tecnologia na propriedade rural

Na propriedade rural, a tecnologia pode ser utilizada nas fases do plantio a colheita, seja pelo agrônomo, por você e pelo operador do drone. As tecnologias empregadas na propriedade rural são:

  • Automação de semeadoras e colhedoras;
  • Obtenção de imagens à distância;
  • Maquinários com piloto automático;
  • Drones para reconhecimento de pragas e mapeamento da área.

Tendências tecnológicas da agricultura 5.0

Hoje, o avanço das tecnologias digitais influenciam os diferentes setores da economia. Isso significa que diversas empresas buscam, por meio dessas inovações, garantir maior sustentabilidade, eficiência e praticidade.

Nesse contexto, a agricultura 5.0 possui tecnologias capazes de reunir dados e informações do campo com o objetivo de maximizar a produção agrícola e consequentemente aumentar a rentabilidade do negócio.

Alguns exemplos de tendências da agricultura 5.0 são os sensores, drones, software de gestão, agricultura vertical e espaço virtual, onde se faz comércio. Confira!

Sensores

A instalação de sensores no campo está sendo adotada por diversos produtores rurais, porque seu uso permite a obtenção de diversas informações sobre o solo e o cultivo, e ainda agiliza a coleta de dados.

Drones

Os drones são tecnologias importantes e desenvolvem diversas funções no campo. Entre elas a captação de imagens aéreas que permite o acompanhamento do crescimento da lavoura, surgimento de pragas e doenças.

Além disso, quando equipados com câmeras especiais, após o processamento das imagens, os drones permitem identificar áreas com estresse hídrico, ataque de pragas e doenças.

Software de gestão

A expansão do agronegócio passa pela organização da gestão das operações agrícolas. Por esse motivo, os softwares de gestão estão disponíveis no mercado para ajudar você, sobretudo em relação aos custos de produção.

Os softwares de gestão têm se tornado indispensáveis, pois facilitam as tarefas do dia a dia e ajudam a melhorar o gerenciamento do seu agronegócio.

Hoje em dia, cresce a busca por projetos automatizados e otimizados que ajudam o gestor, seja pelo acompanhamento das tarefas da sua equipe, monitoramento da agenda ou delimitação de medidas a partir de imagens de satélite.

Assim, além de realizar, de forma padronizada, as atividades e compras de insumos, alterar de forma simultânea documentos e organizar tudo de forma online e compartilhada, a aplicação dessas ferramentas é de suma importância para o gestor da fazenda.

Agricultura vertical

A agricultura vertical compreende o conjunto de técnicas de cultivo destinado para a produção em camadas verticais. Essa forma de cultivo acontece em locais que não suportam a agricultura comum, principalmente nos grandes centros urbanos.

Dessa forma, considera-se a agricultura vertical uma tecnologia, pois ela ajuda na produção de alimentos e promove o controle ambiental de interiores, no qual é possível monitorar os fatores internos, por meio de suas técnicas.

Nesse sentido, essas instalações utilizam o controle artificial da luz, umidade, temperatura e dos gases. Além disso, fertilizam por meio da irrigação.

Espaço virtual onde se faz comércio

Atualmente, é possível comercializar sua produção e insumos no espaço virtual, no qual vendedores e compradores realizam as transações. Normalmente, esses aplicativos oferecem diversas opções de onde comprar os produtos disponíveis.

Deste modo, é possível melhorar a relação de lucratividade de vocês, produtores agrícolas, porque permite melhor interação de vocês no mercado.

Desafios da agricultura 5.0

Apesar de oferecer inúmeros benefícios para a fazenda, a agricultura 5.0 ainda enfrenta alguns desafios relacionados a sua implementação.

Nesse cenário podemos citar, a falta de acesso à internet em determinadas áreas rurais, resistência ao uso de novas tecnologias por parte de alguns produtores tradicionais e a falta de capacitação técnica para manusear as ferramentas, tanto dos agricultores como dos demais profissionais que trabalham no campo.

Conclusão

Enfim, a aplicação da agricultura 5.0 na lavoura tem como objetivo a busca por maior qualidade, produtividade e lucratividade. Além da boa previsão dos fatores ambientais que estão intimamente relacionados com a agricultura e são grande fator de influência.

Contudo, os avanços tecnológicos nos equipamentos agrícolas foram enormes e contribuem para o ganho de produtividade das lavouras.

Então, você está preparado para a agricultura 5.0?


Publicado por:
Somos o software de gestão agrícola que vai revolucionar a forma como você administra a sua fazenda.
Share