software de controle de grãos

Share

Software de controle de grãos: como fazer a melhor escolha

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

Confira as principais vantagens do software de controle de grãos e saiba como escolher a opção ideal para sua propriedade!

A produção de grãos é um dos setores da agricultura que mais cresce no Brasil e utilizar a tecnologia para gerenciar o cultivo dessas culturas é fundamental para obter bons resultados na lavoura.

Neste artigo vamos explicar como o software de controle de grãos pode ajudar o produtor rural a alcançar sucesso em sua produção.

E mais, vamos apresentar quais critérios devem ser considerados no processo de escolha desse tipo de solução.

Acompanhe a seguir!

O que é software de controle de grãos? Para que serve?

O software de controle de grãos consiste em uma ferramenta voltada para gerenciamento da produção de grãos da lavoura.

ads

Sendo assim, ele pode ser utilizado por produtores rurais que desejam controlar, organizar e acompanhar as demandas relacionadas ao plantio, manejo, colheita, comercialização e estoque dos produtos cultivados.

Contudo, entre suas principais funcionalidades estão:

Gestão financeira: ajuda o produtor a controlar custos básicos como aplicação de insumos, além de gerenciar pagamentos e gerar o fluxo de caixa.

Controle da produção: possibilita o acompanhamento de todas as etapas que compõem a produção da lavoura.

Gestão de maquinário: auxilia na manutenção das máquinas agrícolas a fim de aumentar a vida útil dos equipamentos e garantir o bom desempenho na execução das atividades rurais.

Controle de estoque: permite o gerenciamento e registro de todos os processos de entrada e saída de produtos.

Gestão das atividades agrícolas: realização do planejamento de safra bem como o acompanhamento das atividades executadas no campo.

Quais são as vantagens de utilizar um software de controle de grãos?

Na prática, o software de controle de grãos é uma ferramenta utilizada na produção de soja, milho, trigo, feijão, entre outros.

Por ser um sistema que permite uma gestão orientada por dados e concentrar todas as informações em um único lugar, o software é capaz de oferecer mais eficiência, praticidade e agilidade no dia a dia da fazenda.

Veja a seguir as principais vantagens dessa ferramenta!

Gerenciamento detalhado

Como falamos, a partir do uso do software de controle de grãos, o produtor poderá realizar uma gestão baseada em dados. Isso significa que suas decisões serão baseadas em informações completas e precisas sobre o andamento da lavoura.

Contudo, ele terá uma noção clara e detalhada sobre os pontos que precisam ser melhorados, além de conseguir prever eventuais problemas e analisar os investimentos que realmente valem a pena.

Suporte para gestão financeira

Por meio da ferramenta o produtor consegue realizar a gestão financeira de forma prática e eficaz. Isso porque o software oferece auxílio nas seguintes tarefas:

  • Organização de custos;
  • Monitoramento do fluxo de caixa;
  • Acompanhamento da movimentação financeira;
  • Emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • Registro de pagamento e recebimento de contas;
  • Previsão do Imposto de Renda;
  • Registro de cupons fiscais, notas de despesas e outros.

Aumento da produtividade dos talhões

Outra grande vantagem do uso de software de controle de grãos é o aumento da produtividade dos talhões na propriedade rural.

Afinal, como o sistema permite que o agricultor realize uma análise sobre as necessidades específicas de cada talhão, fica mais fácil elaborar estratégias para reverter possíveis problemas relacionados à produtividade.

Em resumo, o produtor ficará mais atento em relação a quantidade de fertilizante, defensivos agrícolas e irrigação que deve utilizar. Assim, o resultado é o aumento da produtividade e a diminuição dos gastos.

Redução de custos

Uma das funcionalidades do software de controle de grãos é realizar o controle de estoque, que contribui para a redução de custos do negócio rural.

Isso acontece porque ao adotar o controle sobre os registros das entradas e saídas do estoque, a empresa consegue eliminar perdas e desperdícios.

Além disso, como a ferramenta consegue automatizar algumas atividades, o negócio consequentemente economiza com a contratação de funcionários.

Diminuição de falhas nos processos

Quando o produtor rural resolve utilizar o software de controle de grãos no gerenciamento do seu negócio rural, consequentemente ele diminui a necessidade de trabalhos manuais.

No entanto, como as tarefas são desempenhadas por meio da ferramenta, também há a redução de falhas durante a realização dos processos.

Dados completos sobre o negócio

Com os dados da empresa rural em mãos, os gestores terão muito mais autonomia para realizar planejamento de produção agrícola, tomar decisões assertivas e conduzir a empresa de forma segura.

Assim, é possível realizar análises e avaliar se a empresa realmente está no caminho certo.

Mais eficiência

Por meio do software é possível gerenciar de forma mais eficiente. Afinal, o fácil acesso aos dados agiliza os processos operacionais, além de reduzir riscos de erros e retrabalho oriundos de blocos de anotações e planilhas eletrônicas.

Além disso, a ferramenta promove a otimização do planejamento das demandas, o reabastecimento do estoque e o controle da produção.

Como todas as tarefas estarão concentradas em um único local, o produtor não precisará manter vários bancos de coleta de dados e de sistemas de comunicação distintos.

Aumento de rentabilidade

Com a possibilidade de analisar dados, o gestor da propriedade pode traçar estratégias seguras de crescimento, aprimorar as existentes e consequentemente elevar o lucro do negócio.

Na prática, ao se basear em dados claros e concretos o produtor rural terá mais segurança para promover a evolução do seu negócio e investir na aquisição de novos maquinários, ampliação de infraestrutura e contratação de novos funcionários.

Aumento da competitividade

Diante da alta concorrência no setor agrícola, investir em tecnologia e profissionalização é uma das formas mais eficientes para se manter competitivo no mercado de produção de grãos.

Em outras palavras, ao adotar o uso de um software de controle de grãos, o produtor rural conseguirá realizar uma gestão automatizada, baseada em dados seguros que o ajudarão a ter uma visão ampla, permitindo o crescimento constante do negócio.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Como escolher o software de controle de grãos ideal para sua lavoura?

Como escolher o software de controle de grãos ideal para sua lavoura?

Identifique seu problema

Antes de tudo, o agricultor deve descobrir as principais demandas e necessidades do seu negócio. Em outras palavras, será necessário identificar quais problemas precisam ser solucionados.

Para isso, o recomendado é analisar todos os processos e verificar em quais áreas precisam de melhorias.

Portanto, avalie quais departamentos possuem mais dificuldades em manter as operações em ordem. Além disso, formule para alguns questionamentos a fim de encontrar as respostas.

Por exemplo, se questione sobre as seguintes situações:

Será que eu tenho registrado as atividades agrícolas da fazenda? Eu sei qual é o custo de manutenção das máquinas? Meu negócio está com as obrigações fiscais em dia? Estou conseguindo administrar o estoque de forma eficiente?

Em resumo, as necessidades podem ocorrer em diversos setores. Portanto, não esqueça de anotá-las.

Faça uma busca na internet ou solicite indicações

Depois que você já entendeu do que seu negócio precisa e em quais pontos ele necessita ser melhorado, é o momento de iniciar as buscas por ferramentas que consigam atender suas demandas.

Não tem segredo, com uma simples busca no Google é possível encontrar uma diversidade ampla de opções.

Entretanto, é fundamental manter o foco nas ferramentas que, de fato, possuem as funcionalidades que você procura. Nessa etapa, é preciso ter paciência e uma análise criteriosa sobre os serviços oferecidos.

Na prática, vale a pena conversar e pedir a opinião de amigos que já utilizam softwares de controle de grãos. Afinal, eles podem ser muito úteis durante esse processo. Portanto, seja curioso, pergunte sobre as experiências deles e tire suas principais dúvidas.

Contudo, é sempre importante lembrar que cada produtor possui necessidades e demandas específicas. Então, nem sempre o software que foi útil para o seu amigo, vai ser útil para você também.

Veja se o software possui acesso por meio do desktop e aplicativos

Além da opção de acesso pelo desktop, confira se o software de controle de grãos também funciona por meio de aplicativo.

Esse ponto é importante pois não limita o acesso do produtor a um único dispositivo. Existem muitos softwares que já podem ser acessados pelo celular, o que garante mais agilidade na gestão das propriedades rurais.

Dessa forma, o trabalho do produtor se torna mais ágil e eficiente, já que ele não precisa estar fisicamente presente em um local para conseguir controlar as demandas do negócio rural.

Verifique se o software funciona em modo Online e Offline

Em síntese, a falta de conexão com a internet pode ser um imprevisto para qualquer produtor rural que gerencia sua propriedade no campo. Portanto, uma ferramenta que também funcione no modo offline pode facilitar muito o trabalho desses profissionais.

Sendo assim, para fazer a escolha certa, o recomendado é verificar se o software possibilita o download de informações e o acesso offline, quando os dispositivos não estiverem conectados com a internet.

Avalie a facilidade de uso

Outro ponto que precisa ser considerado é a facilidade de uso da ferramenta. Isso porque, não tem como ter praticidade no gerenciamento da fazenda, se os funcionários não conseguirem operar o software com facilidade.

Vale destacar que quando o sistema é desenvolvido com foco na experiência do usuário, a navegação se torna mais simples e intuitiva.

Privacidade dos Dados

A segurança de dados é outro requisito primordial para o software de controle de grãos. Afinal, o vazamento de informações pode colocar a segurança da propriedade em risco.

Portanto, verifique se a empresa fornecedora segue as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados para garantir suas informações em um ambiente confiável.

Backup em Nuvem

Em geral, o backup em nuvem garante que os dados da fazenda sejam acessados em qualquer hora e lugar. Além disso, ele ajuda a preservar os dados armazenados com segurança.

Sendo assim, opte sempre por uma alternativa que utilize essa tecnologia em seu sistema.

MyFarm – Software de Gestão Agrícola

O MyFarm é um software de gestão agrícola desenvolvido para facilitar a gestão de propriedades rurais (produtoras de grãos) e garantir mais lucro e rentabilidade para o seu negócio.

Entre as funcionalidades do sistema estão:

Atividades: realiza o planejamento da safra, indicando os custos diretos e indiretos e mostrando em tempo real o que está acontecendo na sua fazenda.

Maquinários: promove a manutenção preventiva e controla os custos fixos e variáveis das suas máquinas.

Financeiro: controla o pagamento e recebimento de contas e disponibiliza a emissão do Livro Caixa, MDF- e notas fiscais eletrônicas.

Suprimentos: administra a gestão do estoque, indicando a quantidade de produtos armazenados e a necessidade de reposição.

Produção: informa qual é a média do preço da sua soja e qual variedade e talhão são mais produtivos.

Resultados: apresenta a margem de lucro de cada cultura e o detalhamento de suas receitas e custos.

Enfim, conseguiu entender o que é software de controle de grãos, suas vantagens e os critérios fundamentais de escolha? Então, aproveite e leia nosso artigo sobre software para agronegócio.

Até a próxima!


Publicado por:
Formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e especialista em Comunicação Digital, atuo como Analista de Conteúdo no MyFarm. 
Share

Uma comentário para

  • Muito bom o tema, sou produtor agrícola numa pequena escala, produzo graminhas para pets de trigo, por isso é interessante para mim.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.